sexta-feira, 24 de abril de 2015
Plano de Aula --sobre as Classes Gramaticais
Tema=Revisão das classes gramaticais.
Público-alvo=8°ano.
Habilidades:
*Identificar as diferentes classes gramaticais existentes na letra da música.
*Esclarecer dúvidas sobre o assunto.
*Avaliar o desempenho dos alunos durante a execução das tarefas.
Metodologia:
Exposição do CD com a música Aquarela de Toquinho.
Recursos: aparelho de som, CD, texto impresso, lousa, caneta pilot.
Cronograma:
1°momento:
*Passar para os alunos a cópia da letra da música Aquarela.
*Colocar o CD para que os alunos conheçam a letra e o ritmo da música.
*Colocar novamente o CD para que os alunos possam acompanhar e cantar.
2°momento:
*Solicitar que os alunos identifiquem quais as classes gramaticais mencionadas na letra da música.
*Após a execução da atividade, revisar as classes vistas na lousa.
3°momento:
*Pedir que os alunos destaquem as classes gramaticais presentes na música com cores diferentes.
*Observar os alunos durante as atividades, orientá-los e esclarecer as dúvidas.
Avaliação:
Participação e desempenho dos alunos individualmente e em grupo
PLANO DE AULA
TEMA: Classes gramaticais (substantivo, adjetivo, verbo) – Revisão.
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental
TEMPO DE AULA: 2 de 50 minutos
OBJETIVOS:
• Revisar as classes gramaticais;
• Esclarecer dúvidas sobre o assunto;
• Avaliar o desempenho dos alunos durante a execução das tarefas.
METODOLOGIA:
Exposição de CD que possui a música cujo título é “Gramática”, do grupo Palavra Cantada, e resolução de tarefas.
RECURSOS: Aparelho de som, texto impresso, cd, lousa, caneta pilot.
CRONOGRAMA DO TRABALHO:
1º momento:
1- Passar para os alunos a cópia da letra da música “Gramática”;
2- Pôr o CD para que os alunos conheçam a letra e o ritmo da música;
3- Colocar novamente o CD para que os alunos possam acompanhar e cantar.
TEMPO ESTIMADO: 15 minutos
2º momento:
1- Solicitar que os alunos identifiquem quais são as classes gramaticais mencionadas na letra da música;
2- Após a execução da atividade, revisar as três classes gramaticais por eles identificadas. Utilizar a lousa para expor exemplos previamente definidos.
Substantivo: palavra variável que designa ou dá nome a todos os seres existentes - pessoas, objetos, animais, lugares, sentimentos, etc.
Ex.: Ana, casa, bola, cachorro, amor, felicidade.
Adjetivo: palavra variável que atribui características aos substantivos.
Ex.: bonito, feio, feliz, triste, amoroso, gostoso.
Verbo: palavra variável que informa ação, estado, fato ou fenômeno.
Ex.: amar, beber, partir.
TEMPO ESTIMADO: 40 minutos
3º momento:
1- Solicitar que os alunos façam uma paródia da música “Gramática” utilizando orações que contenham as três classes gramaticais revisadas.
2- Pedir que os alunos destaquem as classes gramaticais presentes na paródia com cores diferentes, sendo:
Verde – substantivo
Amarelo – verbo
Azul- adjetivo
3- Verificar se os alunos perceberão as cores da bandeira do Brasil presentes nesta atividade, aproveitando, assim, para avaliar a percepção da turma diante do exposto.
4- Observar os alunos durante as atividades, orientá-los e esclarecer dúvidas.
TEMPO ESTIMADO: 45 minutos
AVALIAÇÃO: Levar em conta o desempenho dos alunos individualmente e da turma de forma geral, a fim de acompanhar o seu desenvolvimento e, ainda, julgar se o objetivo foi alcançado.
Elaborado por: Denise Ribeiro
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :
PASCHOALIN, Maria Aparecida. Gramática:Teoria e Exercícios/Paschoalin & Spadoto – São Paulo: FTD, 1989.
Blog de Deusa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário