segunda-feira, 27 de abril de 2015

Para que serve o Omega 3

omega 3 capsulas
Figurinha carimbada das revistas de saúde e famoso por sua extensa lista de benefícios, o omega 3 é uma espécie de celebridade das substâncias. Mas quem é ele e para que serve?
Na verdade, o omega 3 é um tipo de gordura, enquadrado como ácido graxo polinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).
Por isso tudo, o omega 3 está então no grupo das “gorduras do bem”. Importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância.
Alimentos que contém Ômega 3
Sem ser muito difícil de encontrar nas mesas (mais ainda na dos brasileiros), o Ômega 3 está, principalmente, em peixes de águas profundas e frias, como por exemplo o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta. Os óleos de peixe também são uma opção.
omega 3 alimentos
Mas para quem não gosta de peixe, o jeito mesmo é consumir sementes e o óleo de linhaça, que é a principal fonte vegetal de ômega 3.
Benefícios do Omega 3
Muitas pesquisas já comprovaram os benefícios da inclusão do ômega 3 na dieta. Os mais lembrados por médicos e nutricionistas são o controle da pressão arterial, e melhora da circulação sanguínea, a normalização do ritmo do coração, o combate à osteoporose e a capacidade de dificultar a instalação de processos inflamatórios. Além da já famosa melhora nas funções cerebrais.
Omega 3
E como sua mãe sempre lhe falou que “peixe é bom para a memória”, nesse caso destacam-se uma ampliação da capacidade de concentração, melhora na memória e nas habilidades motoras, além de uma redução do stress.
Memória ativada com Omega 3
Outra importante função do omega 3 é fazer parte das células cerebrais, compondo a membrana externa dos neurônios e possibilitando que a transmissão de informações entre eles seja feita de forma mais rápida e eficiente. O ácido graxo também protege os neurônios dos radicais livres, prevenindo, assim, doenças degenerativas como o Alcheimer. Possui ação anti-inflamatória e melhora a concentração e a memória.
As gorduras do bem, como o ômega-3, regulam a energia na região cerebral. São componentes das células nervosas e da bainha de mielina, que auxilia na rapidez com que as informações são transmitidas de uma célula para outra.
Omega 3 Emagrece?
Mas o principal benefício do ômega 3 é realmente o fato de ele ajudar a diminuir os níveis de LDL (fração do colesterol ruim) e na melhorara da ação da insulina, além (é claro, como toda substância que se torna famosa) da perda de peso.
De um lado, o hormônio fica mais estável, o que evita picos seguidos de quedas, comportamento que reflete no aumento da fome. Em níveis ideais ele faz o corpo todo funcionar melhor, o que potencializa o processo de emagrecimento, desde que aliado à uma alimentação balanceada e adequada ao propósito e exercícios físicos.
Omega 3 em Capsulas
A popularização desse elemento facilitou ainda mais que ele passasse a ser facilmente encontrado no mercado. Atualmente o ômega 3 pode ser encontrado (além de nos alimentos) em cápsulas vendidas pela internet e nas farmácias tradicionais e de manipulação. 




     Blog de Deusa / Fármacia de manipulação




Nenhum comentário: