quarta-feira, 29 de abril de 2015

Clareamento Dental: Vantagens e Desvantagens

Como Evitar o Escurecimento dos Dentes – Confira Dicas de Clareamento
Quem não quer ter seus dentes branquinhos...Ao deparar-se com a mídia, encontram-se constantemente apresentadores de TV, cantores e outras celebridades sempre com seus dentes brancos. Antes de se conhecer as vantagens e as desvantagens, precisamos saber alguns detalhes em relação a estrutura do dente. 
Essa superfície que é tratada por esse processo chamado de "clareamento" (e aqui me refiro ao tratamento "externo" e não ao clareamento interno,como por exemplo de alguém que está fazendo clareamento num dente que já foi tratado endodonticamente) é o tecido mais duro do nosso organismo. Esse tecido é composto por nada mais do que 96% de minerais sendo o mais comum deles, um cristal chamado de hidroxiapatita, formado basicamente por cálcio e fósforo. Os outros composto são orgânicos, algumas proteínas específicas, que não cabem aqui serem descritas e também por água. Porque saber isso? Porque justamente esse tecido, chamado de esmalte, é que acaba submetido ao "clareamento" dental. Esse processo chamado de clareamento dental, o qual poderia ser mais corretamente conceituado como branqueamento dental, pois tais substâncias "clareadoras", ao ínves de clarear o dente elas branqueiam a superfície dentária.
O interessante é saber como acontece tal processo. Essas substâncias clareadoras são na maioria das vezes, compostos químicos ácidos e altamente reativos, os quais têm a capacidade de reagir quimicamente com os pigmentos que esteticamente não são agradáveis e causam as manchas. Após a reação desses agentes clareadores com tais pigmentos, o resultado é que esses pigmentos são quebrados em moléculas menores, tornando-as menos visíveis aos nossos olhos. Isso e fantástico: um dente escurecido, tornando-se branco novamente!
Isso realmente seria fantástico se mais nada ocorresse, porém, durante esse processo de "clareamento" dental, os clareadores "penetram" na estrutura do esmalte, devido a sua característica ácida promovendo o aparecimento de "microporos". Esses "microporos" são, na maioria das vezes, os responsáveis pela sensibilidade ao decorrer do tratamento.
Podem estar pensando, se o clareamento dental causa tanto dano ao dente assim, por quê tanta gente faz?
Não entendam mal. O "clareamento" dental tem suas indicações e contra-indicações. A escolha por um cirurgião dentista capacitado e principalmente sério é importante para uma boa avaliação. A partir disso, você poderá optar por não realizar o branqueamento dental e se optar pelo tratamento, o profissional escolhido, seja realmente capaz de adequar seu quadro clínico ao melhor protocolo de tratamento existente.




                   Blog de Deusa




Nenhum comentário: