quarta-feira, 29 de abril de 2015

Projeto Meio Ambiente 6º ao 9º Ano

INTRODUÇÃO

O presente projeto nasceu de a necessidade levar o aluno a ter uma consciência ambiental, valorizando o seu espaço de vivência, já que este também é parte do meio ambiente.
A noção de espaço enuncia a idéia de conservação e preservação, já que o espaço onde vivemos é fruto das relações que se estabelecem entre sociedade natureza e sociedade/sociedade, sendo assim, ao interferir nesse espaço o ser humano deve considerar a sua qualidade de vida e das pessoas que o rodeiam.

Projeto a ser desenvolvido pelos alunos do 6º ao 9º anos
Do ensino fundamental
Nas disciplinas de Ciências e Geografia
Sob a orientação dos professores:
Fábio Luis Roque e Maria Ferreira dos Santos
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JUSTIFICATIVA

O rápido crescimento demográfico associado às revoluções industriais e as inovações tecnológicas contribuiu para o esbanjamento dos recursos naturais e, consequentemente a degradação do meio ambiente.
Segundo GUERRA (1994), “o homem é parte do sistema, sendo um de seus componentes, agindo e interagindo com os demais. Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de forma consciente e que se busque conhecer mais e melhor as conseqüências da intervenção antrópica”.
Partindo desses pressupostos, convém ressaltar a responsabilidade da Geografia e das Ciências em preparar novas gerações para um futuro onde o desenvolvimento esteja associado à sustentabilidade, levando o aluno a compreender que os problemas ambientais de ordem global são frutos de determinadas ações de âmbito local.



OBJETIVO GERAL

Estimular a mudança por meio de práticas e atitudes, visando à formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e a conservação do espaço de vivência do aluno, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro por meio da reciclagem.

Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usa-la racionalmente.

Conhecer os recursos hídricos da cidade de Campo Grande, bem como, o estado de conservação.

Reconhecer a importância dos recursos hídricos para o abastecimento de água nas residências da cidade de Campo Grande, e como fonte de lazer para a população.

Alertar para a cultura imposta pela indústria, que levam jovens e crianças a uma atitude consumista e supérflua, contribuindo para o aumento do lixo e a degradação do meio ambiente.

Compreender que por meio de uma urbanização sustentável é possível garantir uma qualidade de vida satisfatória e saudável, evitando desastres ambientais e a proliferação de doenças.




METODOLOGIA:
6º ANO C

Pesquisa e produção de texto sobre a reciclagem e os três erres: reduzir, reutilizar e reciclar durante o 2º bimestre.

Exposição de produtos confeccionados por meio de reciclagem e reaproveitamento. Semana do Meio Ambiente: 06/06/11 (segunda-feira)


7º ANO C/D

Tendo como embasamento teórico o conteúdo trabalhado no final do 1º bimestre e início do 2°, “A urbanização brasileira e os problemas sociais e ambientais” (ver planejamento do 1º bimestre - geografia) , e pesquisas realizadas na Internet (sala de informática).

Os alunos do 7ºC confeccionarão uma maquete de um bairro fictício, seguindo os parâmetros da sustentabilidade. Exemplos:

- Arborização (espécie de vegetação adequada / sob a orientação do professor de ciências).
- Pavimentação, modelo de calçada e galeria.
- Coleta do lixo (seletiva) e destinação (orientação do prof. de Ciências).
- Instalação elétrica e iluminação das vias públicas.
- Economia de energia como placa de captação da energia solar nas residências.
- Reaproveitamento da água da chuva e escoamento da mesma (cisterna e substituição de calçadas por gramíneas) no intuito de evitar enchentes.
-Cor do telhado das residências para refletir a luz do sol.

Os alunos do 7ºD confeccionarão uma maquete de um bairro fictício fora dos parâmetros da sustentabilidade. Na confecção da maquete os mesmos deverão pesquisar sobre: as enchentes e as doenças decorrentes, e as doenças originadas da má destinação do lixo (sob a orientação do professor de ciências).
Culminância: exposição das maquetes para a escola na Semana do Meio Ambiente dia 10/06.

8ºANO C/D – 2ºbimestre

Pesquisa em sala de informática sobre os recursos hídricos da cidade de Campo Grande como, nome dos córregos, origem, estado de conservação e levantamento dos problemas identificados. Fazer um relatório sobre o assunto.
- Os alunos irão propor soluções de melhorias e conservações por meio de maquetes e panfletagem.

8ºAno C confeccionarão maquetes dos córregos: Anhanduizinho, Prosa e nascente, Bálsamo, segredo e o Lago do Amor, enquanto um grupo fará a panfletagem com slogans, faixas conscientizando sobre a importância dos mesmos.

8º Ano D confeccionarão maquetes da estação de tratamento de água e a panfletagem sobre a economia de água enfatizando a escola.

Culminância: Semana do Meio Ambiente 1006 (quinta-feira).



9ºANO B/C

Decoração da entrada da escola – prof. Fábio
Tendo como embasamento teórico o conteúdo trabalhado no final do 1º bimestre, “Globalização: capitalismo, indústria cultural, consumismo e poluição” (ver planejamento do 1º bimestre). Este conteúdo será trabalhado por meio de seminário.
As apresentações serão fotografadas para a montagem de um painel ou banner.



AVALIAÇÃO



Será levado em consideração o empenho apresentado pelos alunos ao longo da execução do projeto bem como: a organização dos grupos, o domínio de conteúdo, a criatividade, a responsabilidade e a pontualidade.


Na culminância do projeto (Semana do Meio Ambiente) será considerado o empenho e o envolvimento dos alunos na elaboração e na apresentação das atividades realizadas para a comunidade escolar interna.




REEFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CARLOS. A. F. A. Da “organização” à “produção” do espaço.
In: ___A (re) produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1994.



In: VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. p. 188.


PROJETO ARARIBÁ: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva. 2ª ed. – São Paulo: Moderna, 2007.






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