quarta-feira, 29 de abril de 2015

O que é gastrite?


O que é Gastrite?
Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).

Causas
A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite. Especialistas apontam também o refluxo da bile para dentro do estômago como uma causa para a gastrite.

Fatores de risco
Alguns fatores considerados de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver gastrite:

Analgésicos: o uso excessivo desses medicamentos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago
Idade: quanto mais velha a pessoa for, mais chances de desenvolver gastrite ela tem, pois o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido conforme os anos vão passando. Além disso, adultos mais velhos também têm mais chances de serem infectados por bactérias e vírus ou de desenvolver doenças autoimunes que causam danos à parede estomacal
Alcoolismo: o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento estomacal, o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos pelo estômago para a digestão
Estresse: momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago
Doenças autoimunes: quando as células de defesa atacam as células do próprio corpo, em vez de atacar e combater o organismo invasor, nós chamamos de uma doença autoimune. No caso da gastrite, os anticorpos atacam as células que compõem o revestimento do estômago. Geralmente, esse é um problema que acomete pessoas já com distúrbios autoimunes
HIV / Aids: pessoas infectadas com o vírus do HIV, causador da Aids, apresentam falhas no sistema imunológico e estão mais sujeitas à ação de bactérias e outros vírus. Pacientes diagnosticados com a doença de Chron e com infecções provocadas por parasitas também estão mais sujeitos a desenvolver gastrite
Uso de drogas: fazer uso de algumas drogas, como cocaína, também pode causar gastrite.
 sintomas
Sintomas de Gastrite
Gastrite às vezes pode passar desapercebida, mas também pode manifestar alguns sinais. Conheça os principais sintomas da gastrite:

Indigestão
Queimação e azia
Náuseas
Vômitos
Perda de apetite
Dores abdominais.
Em caso de sangramento da parede do estômago:

Fezes escuras
Vômito de sangue ou material semelhante à borra do café.
LINKS PATROCINADOS


 diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
Procure um especialista se sentir dores na região da barriga e do abdômen e se apresentar fezes escuras ou sangue no vômito.

Na consulta, descreva todos os seus sintomas e aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Veja exemplos do que você pode perguntar ao médico:

Minha gastrite é temporária ou crônica?
Devo fazer restrições à minha dieta? Quais?
Os medicamentos trazem algum efeito colateral?
Qual o melhor tratamento para meu caso?.
Prepare-se também para responder às perguntas do médico:

O quão graves são seus sintomas?
Há alimentos que lhe causam dor de estômago?
Você tem apresentado vômito ou náuseas?
Você tem andado estressado?.
Antes da consulta, evite consumir bebidas alcóolicas e fumar. Substâncias tóxicas podem causar ainda mais irritação ao estômago e, consequentemente, o agravamento dos sintomas.

Diagnóstico de Gastrite
O médico avaliará seu histórico familiar e seus sintomas, mas isso não basta para o diagnóstico. Há alguns exames que ele poderá solicitar que ajudam na hora de determinar qual a causa dos sintomas do paciente, veja:

Exames para detectar a presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago é uma das opções mais comuns para o diagnóstico. Ele pode ser feito por exame de sangue ou por meio de um exame conhecido como “exame do hálito”, em que o paciente ingere uma solução líquida, sem gosto, que contém doses de carbono radioativo. Depois, o paciente assopra dentro de um saco. Se o hálito do paciente contiver amostras desse carbono, então o paciente estará diagnosticado com gastrite.
Endoscopia também é uma opção, em que o especialista analisa o estômago por meio de um endoscópio, em busca de sinais de inflamação. Em seguida, ele coletará pequenas amostras e as enviará para testes em laboratório, que determinarão se há presença da bactéria ou não.
O especialista também poderá optar por fazer um raio-X do trato digestório do paciente em busca de anormalidades.
 tratamento e cuidados
Tratamento de Gastrite
Mas e para tratar a gastrite? O tratamento depende muito da causa específica.

Você pode precisar parar de tomar certos medicamentos que possam causar gastrite, mas primeiro converse com seu médico.

Você pode usar outro medicamento de venda livre ou controlada que diminua a quantidade de ácido no estômago, como:

Antiácidos
Antagonistas H2
Inibidores da bomba de prótons (IBP), como omeprazol, esomeprazol, iansoprazol, rabeprazol e pantoprazol
Antibióticos.
Os antiácidos também podem ser usados para tratar a gastrite crônica causada pela infecção pela bactéria Helicobacter pylori.

LINKS PATROCINADOS


 convivendo (prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
Algumas medidas podem ajudar na recuperação e facilitar o tratamento:

Algumas medidas podem ajudar na recuperação e facilitar o tratamento.

Comer menos e com menos intervalo entre as refeições pode ajudar no controle da produção de ácidos do estômago. Isso ajuda na digestão e evita desconfortos
Evite alimentos que possam causar ainda mais irritação ao seu estômago, especialmente frituras
Evite bebidas alcóolicas
Se necessário, faça uso de medicamentos para amenizar a dor. Alguns desses remédios não precisam de receita médica e podem ser encontrados na farmácia
Evite estresse.
O tratamento para gastrite geralmente é bem sucedido. Dependendo da causa, a recuperação pode demorar mais do que o previsto. O importante é iniciar logo o tratamento para evitar complicações mais graves.

Expectativas
O tratamento para gastrite geralmente é bem sucedido. Dependendo da causa, a recuperação pode demorar mais do que o previsto. O importante é iniciar logo o tratamento para evitar complicações mais graves.

Complicações possíveis
Gastrite não tratada pode causar:

Úlceras
Sangramento no estômago
Câncer em casos mais graves, especialmente se houver mudanças nas células que compõem o revestimento do estômago.
 prevenção
Prevenção
Não exagere no consumo de bebidas alcóolicas, não fume e não utilize drogas. Substâncias tóxicas causam irritação ao estômago e podem causar gastrite.

Quanto à gastrite por H. Pylori, não está claro ainda o que pode levar a uma pessoa contrair a bactéria, mas estudos apontam que ela possa ser transmitida de pessoa para pessoa e por meio do consumo de água e comida contaminados. Dessa forma, para evitar infecções, mantenha sempre sua higiene pessoal em dia. Lave as mãos frequentemente e não leve as mãos à boca quando estiver na rua.



                       Blog de Deusa / google



Nenhum comentário: