sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A pedido - O que é Câncer na Vagina?

                          
Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)
É um tipo raro de câncer do sistema reprodutor feminino que, segundo dados estatísticos, afeta geralmente mulheres entre os 45 e 64 anos de idade.

Sintomas

Os sintomas deste tipo de câncer geralmente incluem:

Corrimento com mau cheiro;
Dor durante o contato íntimo;
Dor/ardor ao urinar.
Estes sintomas podem ser confundidos com várias outras doenças e, por isso, deve-se realizar exames para confirmar o diagnóstico.

O diagnóstico pode ser feito através das visitas regulares ao ginecologista e, assim, qualquer alteração tecidual pode ser vista logo no início do quadro. Os exames mais comuns são papanicolau, biópsia e colposcopia.

Causas

As causas, geralmente, estão relacionadas à infecção pelo vírus HPV. Este tipo de câncer lesa o revestimento vaginal, levando à formação de úlceras que podem sangrar e tornar-se infectadas. A evolução deste tipo de câncer compromete a função da bexiga e da última porção do intestino.

Tratamento 

O tratamento pode ser feito através da radioterapia ou cirurgia para retirada dos tecidos comprometidos pela doença.
Sintomas de câncer na vagina

Os sintomas de câncer na vagina podem incluir:

Corrimento com mau cheiro;
Sangramento fora do período menstrual;
Dor durante o contato íntimo;
Sangramento após o contato íntimo;
Urgência para urinar;
Dor ou ardência ao urinar.
Para se fazer o diagnóstico da doença, o ginecologista raspa o tecido da superfície no interior da vagina para biópsia. No entanto, é possível observar a olho nu alguma ferida ou área suspeita durante uma consulta ginecológica de rotina.

Os sintomas de câncer na vagina também estão presentes em inúmeras outras doenças que afetam a região e, por isso, é importante ir às consultas ginecológicas de rotina e fazer  periodicamente o exame preventivo chamado papanicolau. 

Tratamento 


O tratamento vai variar conforme o tipo de câncer que a mulher possui e o seu estadiamento, mas pode ser feito através da radioterapia ou da retirada dos tecidos afetados pela doença, através de uma cirurgia.





                  Blog de Deusa / Tua saúde





Nenhum comentário: