segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dicas de hoje é Quais os Benefícios da semente de linhaça

               Pesquisa Deusa Martins

  
Para que serve a linhaça?
A linhaça traz muitos benefícios a nossa saúde, possui componentes antioxidantes e anticancerígenos. Na casca são encontrados minerais, proteínas e vitaminas. Há uma substância presente na linhaça chamada lignana, que possui função parecida com a do estrógeno. Na semente de linhaça estão presentes proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6).

Dentre seus benefícios podemos destacar:

– contribui para o bom funcionamento celular, afastando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas;

– pode ser usada para tratamentos de câncer, sendo que deve sempre ter a orientação do médico para isso;

– contribui para redução de peso;

– reduz o LDL, o mau colesterol;

– reduz os sintomas do climatério e evita doenças relacionadas;

– equilíbrio dos hormônios e regula o intestino;

– controla o diabetes;

– saúde cardiovascular;

– melhora pele, diminuindo espinhas;

Como consumir:

Você pode comprár a linhaça triturada (farinha de linhaça) ou bater as sementes no liquidificador. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.

Uma boa forma de usá-la é em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.

O óleo de linhaça:

Muito rico em Omega 3 e Omega 6, é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3. Melhora o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos.

Tipos de linhaça:

Linhaça dourada
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Seu sabor é mais suave do que o da escura.

Linhaça marrom

É mais fácil encontrá-la. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.
Os benefícios da semente de linhaça incluem a defesa do organismo e o retardo do envelhecimento das células.

A semente de linhaça é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza e seu uso frequente proporciona ao indivíduo a manutenção da saúde e uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios das sementes de linhaça dourada para a saúde estão relacionados com a sua riqueza nutricional, por isso, a linhaça serve para:

Melhorar a prisão de ventre, ajudar a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o colesterol pela sua riqueza em fibras;
Emagrecer, pois as fibras vão também diminuir o apetite;
Reduzir doenças cardiovasculares, melhorar a saúde do cérebro e ter ação anti-inflamatória porque é rica em omega 3;
Equilíbrio hormonal, diminuição dos sintomas da TPM e da Menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que exercem o mesmo papel do estrogênio, que é o hormônio feminino.
As sementes de linhaça douradas são mais ricas em nutrientes, especialmente em omega 3, que as sementes de linhaça marrom.

Como usar as sementes de linhaça

O consumo de 4 colheres das de sopa de farinha de linhaça, que são cerca de 30 g no café da manhã, por três meses, estimula o emagrecimento de mulheres obesas e ajuda a diminuir o colesterol ruim.

As sementes de linhaça trituradas trazem maiores benefícios nutricionais que as mesmas sementes inteiras, que possuem uma casca rígida de digestão mais difícil. Assim, para se preservarem as propriedades nutricionais e terapêuticas da semente de linhaça, é recomendável triturá-las num liquidificador e consumir o seu farelo logo de imediato, evitando-se a sua oxidação e degradação.







                           Blog de Deusa 



Nenhum comentário: