quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Gengibre – saúde e se faz emagrecer!

Quer emagrecer e ter saúde? Conheça os benefícios do gengibre e tudo que ele pode fazer por você!
Existem muitos mitos quando falamos de certas leguminosas ou mesmo de certos produtos naturais para o emagrecimento. Um dos mitos mais conhecidos , com certeza é sobre as propriedades do gengibre. Mas antes de falar de suas propriedades e discutir um pouco sobre elas, é importante conhecer o que é o gengibre na natureza. Vamos lá?
O que é o gengibre
Informalmente falando, o gengibre é uma planta da família das Zingiberáceas, originária da ilha de Java, da Índia e da China. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento, e já era conhecida dos indígenas que a chamavam de ¨mangaratiᨠou ¨ magarataia¨. Seu nome científico é ¨ Zingiber Officinale¨. Elel também é nativo de regiões tropicais do sul da Ásia, sendo parte importante da culinária chinesa e japonesa há séculos. Mas vamos agora falar um pouco das propriedades dele, e de como ele atua em nosso corpo.

Onde comprar Gengibre?

O gengibre pode ser encontrado em spray ou suplementos, em farmácias ou lojas de produtos naturais.
Propriedades do gengibre
Existem uma série de propriedades do Gengibre que são benéficas para nosso corpo:

Estimulante- Ele funciona como um estimulante para combater o transtorno gastro intestinal, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.

Anti-inflamatório- O gengibre também tem ação anti-inflamatória e é eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. Mas atenção: todo princípio ativo terapêutico é benéfico dentro de um intervalo de quantidade – abaixo dessa quantidade é inofensivo e acima disso passa a ser tóxico.

Antisséptico-vários produtos para combate ao chulé e odores tem o gengibre em sua composição.


Bactericida  -Sua ação pode combater bactérias, e não raro, vários anti sépticos tem o gengibre em sua fórmula.
Desintoxicante- O gengibre é muito utilizado para pessoas que estão de dieta e querem alimentos que ajudem a “limpar”o organismo. Ele estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxina. Quando isso acontece, o sinal da saciedade vem muito mais rápido, deixando a pessoa mais satisfeita e evitando comer demais.
Afrodisíaco – devido as suas propriedades “picantes”, ele ajuda a aumentar a temperatura corporal, e muitas culturas acreditam que seu uso é capaz de ajudar a “esquentar as coisas”na hora h.

Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo  deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.É importante sempre consultar o nutricionista, que pode lhe dizer o que realmente faz bem para o seu organismo e poderá te ajudar. O site Corpo & estética não se responsabiliza por problemas com as dicas aqui apresentadas.
Gengibre faz emagrecer?
De certo modo, sim ele pode ajudar. O gengibre é um alimento termogênico e pode sim auxiliar o emagrecimento. Isso porque os alimentos termogênicos aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Mas não adianta apenas consumir gengibre, alie-o aos exercícios físicos, para perder peso e também a a uma dieta balanceada. Normalmente é o chá que é consumido pelos adeptos e adeptas das dietas, veja a receita abaixo:
cha de gengibre

Receita de chá de gengibre
4 a 5 rodelas de gengibre
1/2 limão siciliano
1 pau de canela
1 colher (sopa) de mel
1/2 litro de água
Modo de Preparo:
Primeiramente, pique o gengibre e corte o limão siciliano e rodelas finas. Junte esses ingredientes em uma panela, adicione a canela, cubra com água e deixe ferver por mais ou menos 5 minutos. Coe a mistura e adoce com o mel.

Normalmente não é bom tomar mais do que 1 xicara de manã e uma a noite pouco antes de dormir.

Contra indicações do consumo do gengibre
Sim, existem alguns problemas associados ao seu consumo e foram observadas algumas contra indicações:

– Pessoas com hipertireoidismo, devem evitar seu consumo regular, pois o metabolismo das mesmas já é muito elevado.

-Quem tem problemas de cálculos biliares só com orientação ou autorização médica. Mulheres grávidas com problemas de enjôo e vômitos não devem usar o gengibre.

– Por causa do efeito anticoagulante de consumo de gengibre é contra-indicada em indivíduos que recebem a medicação anticoagulante como a warfarina, a ticlopidina, aspirina, pentoxifilina, heparina, etc, e que o gengibre pode aumentar este efeito.

Além disso, procurem sempre orientação médica ok?

Conclusão

Pois é caros leitores e leitoras, espero que tenham conseguido absorver essas informações sobre essa raiz tão famosa e presente em nossa culinária, que é o gengibre.






            Blog de Deusa / corpo e estética





Nenhum comentário: