terça-feira, 4 de agosto de 2015

Dicas de Deusa - Benefícios da canela para a saúde

benefícios-da-canela

A canela agrega aroma e sabor irresistíveis a bolos, tortas, doces, bebidas e até mesmo em pratos salgados, como os típicos da culinária árabe, entre outros. Mas o sucesso não para por aí, vamos ver quais os benefícios da canela para a saúde. Vem comigo!

O que que a canela tem

A canela (Cinnamomum zeylanicum) é uma especiaria fonte de manganês, ferro, cálcio, cumarina, cromo, polifenol, compostos fenólicos (antioxidantes), cariofileno e fibras.

Os benefícios da canela para a saúde

A canela ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue, é termogênica, aumenta a queima de calorias e diminui a vontade de comer doces, auxiliando no emagrecimento; estimula a circulação sanguínea, diminui os níveis de colesterol e triglicérides e pode aumentar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Tem propriedades antibacterianas, antifúngica, anti-inflamatória e imunomoduladora. Os antioxidantes presentes na canela combatem os radicais livres e doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo, envelhecimento precoce e ainda fortalece o sistema imunológico.

O chá e o consumo da própria canela em pó/pau ajudam na digestão, azia, náusea, resfriados, tosse, diarreia, dor de cabeça e problemas de memória e concentração.

Cuidados com o consumo

O chá de canela tem fama de ser abortivo e aumentar o fluxo da menstruação. De fato, ele pode causar contrações uterinas, tanto que muitas mulheres o tomam quando querem antecipar o fluxo. Por isso, não é indicado o consumo durante a gravidez e menstruação.

A canela, tanto na forma de chá como em pó, deve ser consumida sem exageros. Estudos indicam que a cumarina, um de seus compostos, pode prejudicar os rins e o fígado. Por ter efeito anticoagulante, não é indicado para quem usa medicação para baixar pressão (hipertensos), ácido acetilsalicílico ou medicamentos para abaixar o açúcar no sangue (diabéticos).

Pessoas com problemas gastrointestinais podem ser sensíveis à canela, não tendo o efeito esperado e sim causando mais irritação, o mesmo podendo acontecer com o consumo exagerado.

Aqui no Blog de Deusa há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!





                     Blog de Deusa / Lar natural





Nenhum comentário: