segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dicas de Deusa - conheça a dieta da proteína para quem quer emagrecer rápido Método é composto por três etapas: ativa, reeducação alimentar e manutenção

Conhea o mtodo Pronokal: dieta da protena para quem quer perder peso rpido (Foto: Reproduo / Getty Images)

Muitas das dietas "do momento" são baseadas na ingestão de proteína. O método Dukan, a dieta Paleo e a do Dr. Atkins são alguns exemplos de planos alimentares seguidos por quem quer emagrecer rápido, já que, na ausência ou redução do consumo de carboidratos, o corpo passa a queimar a gordura como fonte de energia. Além da perda de peso, também atinge-se o objetivo do ganho de massa magra, pois a proteína é um macronutriente fundamental para a reconstrução dos tecidos e para suportar o crescimento muscular. 

Alimentos riscos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na dieta

Um dos problemas associados às dietas hiperproteicas, no entanto, é que elas reduzem o fornecimento de calorias, mas aumentam excessivamente a ingestão de proteínas, o que pode sobrecarregar o metabolismo e prejudicar o fígado e os rins. Surgiu então, por iniciativa de uma empresa espanhola especializada em tratamentos médicos para a perda de peso, o método Pronokal, que promete eliminar os quilinhos a mais às custas da gordura corporal e com segurança. "Na Dieta Proteinada, a ingestão de proteínas é ajustada aos requisitos ideais para manter um balanço proteico equilibrado (0,8-1,2 g/kg por dia), evitando a sobrecarga renal" explica a endocrinologista Luciana Spina, colaboradora científica da Pronokal no Brasil.  

Conheça o método Pronokal: dieta da proteína para quem quer perder peso rápido (Foto: Reprodução / Getty Images)

O principal diferencial do método é que se trata de um programa personalizado sob acompanhamento médico, de forma que a manutenção dos resultados alcançados é considerada uma parte tão importante do processo quanto as etapas anteriores. Além da dieta em si, a pessoa conta com o apoio multidisciplinar de uma equipe composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física, passa por uma reeducação alimentar e continua sob supervisão até dois anos após o fim do tratamento. Entenda como funciona cada uma das três etapas do método Pronokal:
Etapa ativa

Na fase inicial, é introduzida a dieta proteinada com uma combinação de produtos proteicos de alto valor biológico, suplementação vitamínica e os alimentos permitidos - como carne, frango, peixes e ovos e saladas com poucos temperos. A duração vai depender de quantos quilos a pessoa precisa perder e elimina-se até 80% do sobrepeso. Isso acontece porque o corpo é induzido a um estado de cetose controlada, isto é, quando o organismo precisa recorrer às reservas de gordura (estímulo de lipólise) para obter energia no lugar dos carboidratos; gastando, portanto, a massa gorda e preservando a massa magra. "A perda de peso acontece, basicamente, porque o fígado converte gorduras em ácidos graxos que são usados pelo corpo para gerar energia e pela redução da quantidade de açúcares ingeridos, que pode aumentar a sensação de saciedade", define a médica nutróloga Ana Luisa Vilela. 

De acordo com Luciana Spina, essa perda inicial de peso é uma das vantagens do método Pronokal. "Isso gera motivação e maior adesão ao tratamento, sem haver necessidade de remédio para controlar o apetite. Existe saciedade e bem-estar, o que facilita a manutenção do método a longo prazo, ideal para aqueles que precisam perder bastante peso", garante.
Reeducação alimentar


Na segunda etapa perde-se o peso objetivado restante (20%), ao mesmo tempo em que são incorporados, progressivamente, à dieta, todos os tipos de alimentos, inclusive carboidratos como torradas, cereais, frutas e gorduras como o azeite. Essa reeducação alimentar é o que vai ajudar na manutenção do peso a longo prazo. "A dieta cetogênica, dependendo das condições clínicas do paciente, pode ser realizada até o paciente atingir o peso ideal, mas não continuamente. Deve ser intercalada a cada três ou quatro meses, com períodos de reeducação alimentar", afirma a endocrinologista. Ela ressalta, no entanto, que dietas hipocalóricas como essa não são indicadas para crianças e adolescentes com menores de 16 anos, idosos, pessoas com transtornos alimentares graves e pacientes com doenças renais, hepáticas e cardiovasculares. 

Saiba que alimentos incluir na dieta para ganhar e manter a massa magra (Foto: Reproduo / Getty Images)

Conheça o método Pronokal: dieta da proteína para quem quer perder peso rápido  (Foto: Reprodução / Getty Images)
Manutenção do peso

Na terceira e última fase, é realizado um acompanhamento periódico até após dois anos do fim do tratamento, focado no objetivo de que a pessoa mantenha o seu objetivo a longo prazo. "Há o suporte com orientações nutricionais, de coaching emocional, e de atividades físicas. Esse tratamento é indicado, inclusive, em casos de comorbidades, como hipertensão e colesterol alto, e quando o paciente não pode usar medicamentos”, explica a endocrinologista Isabela Bussade, responsável científica da PronoKal. 





                    Blog de Deusa / Gnt






Nenhum comentário: