quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Os Benefícios do Gengibre – Para Que Serve e Propriedades


O gengibre é um dos alimentos medicinais mais antigos, sendo muito apreciado como uma especiaria. Este texto abordará para que serve e quais as propriedades do gengibre, além de citar alguns dos benefícios do gengibre decorrentes dessas propriedades. 
Descrição do Gengibre: Para que Serve?
A especiaria é o rizoma subterrâneo do gengibre, conhecido botanicamente como Zingiber officinale. O rizoma do gengibre pode ser amarelo, branco ou vermelho em cor, dependendo da variedade. Ele é coberto com uma pele de cor marrom, que pode tanto ser grossa quanto fina, dependendo se a planta foi colhida quando era jovem ou não. O rizoma de gengibre tem uma textura firme e um gosto pungente e quente.

Nativo do sudeste da Ásia, o gengibre tem sido reconhecido por milênios em muitas áreas em todo o mundo. Tem sido muito apreciado pelas suas propriedades aromáticas, culinárias e medicinais desde muito tempo atrás.
Benefícios do gengibre para a saúde
Historicamente, o gengibre tem uma longa tradição de ser muito eficaz no alívio dos sintomas de desconforto gastrointestinal. Em fitoterapia, o gengibre é considerado uma excelente carminativa (uma substância que promove a eliminação de gases intestinais) e espasmolítica intestinal (uma substância que relaxa e acalma o trato intestinal).
A investigação científica moderna tem revelado que as propriedades do gengibre incluem efeitos antioxidantes, uma capacidade de inibir a formação de compostos inflamatórios, e os efeitos anti-inflamatórios diretos. Esta seção irá abordar a respeito de alguns dos benefícios do gengibre para a saúde.
1. Alívio gastrointestinal
Uma pista para o sucesso do gengibre na eliminação do desconforto gastrointestinal é oferecida por estudos recentes que demonstraram que o gengibre é muito eficaz na prevenção dos sintomas de doenças de movimento, especialmente enjoo.
De fato, o gengibre mostrou-se muito superior a Dramamine, comumente prescrito para essas doenças causadas por movimento. O gengibre reduz todos os sintomas associados à doença, incluindo tonturas, náuseas, vômitos e sudorese fria.
2. Socorro seguro e eficaz para náuseas e vômitos durante a gravidez
A ação antivômitos do gengibre foi mostrada como muito útil na redução da náusea e vômitos de gravidez, mesmo a forma mais grave, a hiperemese gravidum, uma condição que normalmente requer hospitalização. Em um estudo, a raiz de gengibre trouxe uma redução significativa tanto na severidade da náusea quanto no número de ataques de vômitos em 19 de 27 mulheres no início da gravidez (menos de 20 semanas). Ao contrário das drogas antieméticas, que podem causar graves defeitos de nascença, o gengibre é extremamente seguro e apenas uma pequena dose é necessária.
Uma revisão de seis estudos controlados e randomizados, com um total de 675 participantes, publicado na revista Obstetrics and Gynecology, confirmou que o gengibre é eficaz no alívio da gravidade de náuseas e vômitos durante a gravidez. A revisão também confirmou a ausência de efeitos colaterais significativos ou efeitos adversos sobre os resultados da gravidez.
3. Efeitos anti-inflamatórios
Compostos anti-inflamatórios muito potentes chamados gingerois fazem deste efeito mais um dos benefícios do gengibre. Estas substâncias são tidas para explicar por que tantas pessoas com osteoartrite ou artrite reumatóide experienciam reduções em seus níveis de dor e melhorias na sua mobilidade quando consomem regularmente gengibre.
Em dois estudos clínicos envolvendo pacientes que responderam às drogas convencionais e aqueles que não o fizeram, os pesquisadores descobriram que 75% dos pacientes com artrite e 100% dos pacientes com desconforto muscular experimentaram alívio da dor e/ou inchaço.
Num estudo de 12 meses, 29 pacientes com artrite dolorosa no joelho (6 homens e 23 mulheres na faixa etária de 42-85 anos) participaram de um experimento de duplo-cego, cruzado e controlado por placebo. Os pacientes mudaram do placebo ao gengibre e vice-versa depois de 3 meses. Depois de seis meses, o código duplo-cego foi quebrado e vinte dos pacientes que desejavam continuar foram seguidos por um período adicional de seis meses. Até ao final do primeiro período de seis meses, aqueles que utilizaram o gengibre estavam experimentando significativamente menos dor no movimento do que aqueles que receberam placebo. Na fase final do estudo, quando todos os pacientes consumiram o gengibre, a dor permaneceu baixa naqueles que já tomavam o gengibre na fase 2, e diminuiu novamente no grupo que estava com placebo.
Como ocorre a mágica anti-inflamatória do gengibre? Dois outros estudos recentes fornecem possíveis explicações. Um estudo publicado na Life Sciences sugere que, pelo menos uma das razões para estes benefícios do gengibre é a proteção de radicais livres proporcionado por um dos seus constituintes fenólicos ativos, 6-gingerol.
Neste estudo in vitro (tubo de ensaio), o 6-gingerol inibiu significativamente a produção de óxido nítrico, uma molécula altamente reativa que forma rapidamente um radical prejudicial chamado radical peroxinitrito. Outro estudo publicado na Radiation Research constatou que, em ratos, cinco dias de tratamento com gengibre (10 mg por quilo de peso corporal) antes da exposição à radiação não só impediu o aumento de danos dos radicais livres a lipídios, mas também a depleção das reservas de glutationa, um dos mais importantes antioxidantes produzidos no corpo.
4. Proteção contra o câncer colorretal
Gingerois, os principais componentes ativos do gengibre e os responsáveis por seu sabor, também podem inibir o crescimento de células de câncer colorretal em humanos, sugere pesquisa apresentada na Frontiers in Cancer Prevention Research.
Neste estudo, os pesquisadores da Universidade de Minnesota alimentaram ratos especialmente criados para a falta de um sistema imunológico com um miligrama de 6-gingerol, três vezes por semana, antes e depois de injetar células do câncer colorretal de humanos em seus flancos. Os ratos de controle não receberam o 6-gingerol.
Os tumores apareceram 15 dias após a injeção, mas apenas 4 tumores foram encontrados no grupo dos ratinhos tratados com 6-gingerol em comparação a 13 nos ratinhos de controle, além de que os tumores no grupo de 6-gingerol eram menores, em média. Mesmo 38 dias depois, um rato do grupo de 6-gingerol ainda não tinha tumores mensuráveis. Por volta do dia 49, todos os ratos de controle foram sacrificados visto que seus tumores tinham crescido um centímetro cúbico, enquanto os tumores em 12 dos ratos do 6-gingerol ainda tinham em média 0,5 centímetros cúbicos – metade do tamanho permitido antes da eutanásia.
5. O gengibre induz a morte celular em células de câncer do ovário
Experimentos em laboratório mostraram que os gingerois, os fitonutrientes ativos no gengibre, matam células de câncer de ovário através da indução de apoptose (morte celular programada) e autofagocitose (autodigestão). Extrato de gengibre possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antitumorais sobre as células. Para investigar esta última propriedade do gengibre, foi examinado um extrato completo contendo 5% de gingerol sobre um número de diferentes linhagens de células de câncer do ovário.
A exposição ao extrato de gengibre causou a morte celular em todas as linhas de câncer de ovário estudados. Um estado pró-inflamatório é tido como um importante fator que contribui para o desenvolvimento de câncer de ovário. Na presença de gengibre, uma série de indicadores-chave de inflamação (fator de crescimento endotelial vascular, a interleucina-8 e prostaglandina E2) foram também diminuídos nas células de câncer de ovário. Agentes quimioterápicos convencionais também suprimem esses marcadores inflamatórios, mas podem fazer as células cancerosas tornarem-se resistentes à ação dos fármacos.
Assim, mais um dos benefícios do gengibre parece ser a prevenção ao câncer de ovário. As células cancerosas expostas ao gengibre não se tornam resistentes aos seus efeitos anticancerígenos. Um grama de gengibre é uma ideia especialmente boa para prevenção. O câncer de ovário é frequentemente mortal, visto que os sintomas geralmente não aparecem até que a doença esteja avançada. Por isso, ao ponto em que o câncer de ovário seja diagnosticado, normalmente ele se espalhou para outras regiões. Mais de 50% das mulheres que desenvolvem câncer de ovário são diagnosticadas em estágios avançados da doença.
6. Potencializa a ação do sistema imune
O gengibre pode ajudar a promover a transpiração saudável, que muitas vezes é útil durante os resfriados e gripes. Um bom suor pode fazer muito mais do que simplesmente ajudar a desintoxicar.
Pesquisadores alemães descobriram recentemente que o suor contém um agente de combate a germes potente que pode ajudar a combater infecções. Os investigadores isolaram o gene responsável pelo composto e a proteína que produz, e deram o nome de dermicidina. Dermicidina é fabricada em glândulas sudoríparas do corpo e transportada para a superfície da pele onde fornece proteção contra micro-organismos invasores, incluindo bactérias como E. coli e Staphylococcus aureus (uma causa comum de infecções de pele), além de fungos como a Cândida albicans.
O gengibre é tão concentrado com substâncias ativas, que você não tem que usar muito para receber seus efeitos benéficos. Para náuseas, uma xícara de chá de gengibre quente provavelmente vai ser tudo que você precisa para melhorar seu estômago. Para a artrite, algumas pessoas têm encontrado alívio consumindo tão pouco quanto uma fatia de gengibre fresco cozido em alimentos, embora nos estudos citados acima, os pacientes que consumiram mais gengibre relataram alívio mais rápido e maior.
7. Coadjuvante para a perda de peso
Algumas propriedades do gengibre podem ser úteis para os que querem perder peso. O gengibre pode melhorar a digestão, aumentando o pH do estômago e estimulando as enzimas digestivas. O elevado teor de fibra também é responsável por mais um dos benefícios do gengibre, já aumenta a motilidade gastrointestinal. A combinação destes dois efeitos significa que os nutrientes essenciais são absorvidos rapidamente, enquanto os alimentos não essenciais que causam inchaço e prisão de ventre são excretados mais rapidamente.
Um sistema digestivo eficiente pode melhorar o processo de ingestão de alimentos e isto pode contribuir para a perda de peso, porque as partes de volume de alimentos ingeridos, podem ser eficazmente processados e eliminadas do corpo.
Uma série de estudos sugerem que entre os benefícios do gengibre também está ser agente termogênico, que pode ajudar a queimar gordura. Um estudo holandês confirma que o gengibre pode aumentar a taxa metabólica do corpo e deve ser recomendado para o tratamento da obesidade. Além disso, há relatos de de que o gengibre pode aumentar o metabolismo em até 20%. Ao aumentar a taxa de metabolismo, pode ajudar a queimar parte da gordura armazenada no corpo. Isto não só se traduz em perda de peso, mas também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides.
Muitas das alegações de que o gengibre promove a perda de peso vem da sua ação termogênica. Mas as propriedades e benefícios do gengibre não param por aí. Um novo mecanismo foi descoberto recentemente em um estudo publicado na revista Metabolism. Envolveu 10 homens adultos saudáveis, mas com excesso de peso. Os pesquisadores deram chá de gengibre ao grupo (preparado com 2 g de gengibre em pó seco) para acompanhar o café da manhã padrão em um dia e, em seguida, apenas o café da manhã padrão no dia seguinte.
Os pesquisadores monitoraram os sentimentos de fome antes do café da manhã (com ou sem o chá de gengibre) e, posteriormente, a cada hora, bem como as calorias queimadas. Os resultados do estudo mostraram que o gengibre teve um efeito significativo sobre a sensação de saciedade após a ingestão. Este efeito foi significativo mesmo com uma dose única de gengibre e antes que os efeitos termogênicos e de redução do colesterol começassem.
Este estudo mostra que o gengibre pode melhorar a perda de peso aumentando a sensação de saciedade após uma refeição. Ao suprimir o apetite, a suplementação de gengibre é uma forma eficaz de evitar a ingestão de mais calorias.
8. O gengibre ajuda os que praticam exercícios
Algumas das propriedades já citas podem resultar em mais um dos benefícios do gengibre, desta vez para os praticantes de atividades físicas. Dois estudos analisaram como o gengibre afeta dores musculares e inflamação após o exercício.
Em um experimento, indivíduos foram suplementados com dois gramas de gengibre por vários dias e realizaram exercícios no ginásio. No dia seguinte, a dor foi significativamente menor do que o esperado. O outro estudo também analisou os efeitos de dois gramas de gengibre sobre o treinamento de braço. Os participantes consumiram gengibre 24 horas e 48 horas após o exercício e a dor foi reduzida em cerca de 13% no segundo dia.
O que isso significa para você? Adicione o gengibre à sua dieta e você pode ser capaz de treinar novamente mais rápido




          Blog de Deusa / mundo boa forma






Nenhum comentário: