quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Benefícios do açaí orgânico na alimentação

                                acai-orgânico

O açaí é nativo da floresta amazônica e muito consumido na região como parte da alimentação cotidiana. Há alguns anos ele ganhou o Brasil e também o mundo, que o descobriu como um alimento de alto valor nutricional com muitos benefícios para a saúde.

Desde então, ele é associado à vida saudável e ao estilo de vida ativo, já que é fonte de muita energia. Não é a toa que ele é procurado por praticantes de atividade física nas academias, surfistas, corredores e, também, por aqueles que buscam alimentos funcionais.

Vamos ver quais são os benefícios do açaí na alimentação e quem sabe nos juntar a esse time. Vem comigo!

O que que o açaí orgânico tem

De alto valor nutricional, ele tem vitamina A, B, C, E e K, além de proteínas, glicídios, antocianinas, fibras, minerais: potássio, magnésio, fósforo, cálcio, zinco, sódio, ferro e cobre e ainda gorduras boas: monoinsaturadas e poli-insaturadas (ácido palmítico, ácido oleico, linoleico, entre outros).

Benefícios do açaí orgânico na alimentação

As antocianinas são as responsáveis pela cor arroxeada do açaí, é um tipo de flavonóide considerado um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo doenças relacionadas com o processo oxidativo do organismo.

Essa propriedade faz do açaí um alimento que contribui para o bom funcionamento do corpo como um todo, prevenindo doenças cardiovasculares, câncer, envelhecimento precoce, perda de memória e funções cognitivas do cérebro, doenças degenerativas, entre outras.

Conta, ainda com propriedade anti-inflamatória e imunoestimulante, auxilia no controle do diabetes, pressão alta, colesterol ruim, má circulação e úlcera.

É um alimento energético que aumenta o vigor físico e mental e acelera a recuperação muscular após exercícios físicos. Tá explicado o sucesso no mundo fitness!

Açaí engorda?

O açaí é rico em gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas), as mesmas do abacate. São conhecidas por reduzirem o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Mesmo sendo responsáveis por boa parte do valor calórico do açaí, estudos relacionam o consumo com maior perda de peso.

Como podemos ver, o açaí é muito interessante do ponto de vista nutricional e merece seu lugar em uma alimentação saudável, equilibrada e funcional.

Pode ser consumido in natura ou na forma de polpa e suplemento. Para garantir suas propriedades sem riscos para a saúde, compre a polpa de origem confiável que assegure que o processo está livre de contaminações, em especial com insetos como o barbeiro (responsável pela doença de chagas). Procure pelo selo do Ministério e fique de olho nas associações que costumam se fazer com ele, com leite condensado, açúcar, xaropes e granolas açucaradas que multiplicam as calorias e comprometem os benefícios.

Aqui no Lar Natural há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupa e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!





                  Blog de Deusa / Lar natureza









Nenhum comentário: