quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita


Dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita para auxiliar na aprendizagem.  Dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita especialmente indicadas para a sala de aula.

Dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita
Colocar o aluno num lugar da frente;
Estimular a participação oral e permitir a avaliação dessa forma;
Evitar a leitura em voz alta perante os colegas;
Preferir perguntas curtas e directas nas fichas de trabalho e nos testes (preferencialmente perguntas de ligação, escolha múltipla em detrimento de perguntas de desenvolvimento);
Leitura das perguntas dos testes pelos professores, preferencialmente uma de cada vez e não a leitura do teste como um todo;
Os textos, fichas de trabalho e testes devem ter um espaçamento de 1,5, letra mínimo tamanho 12, do tipo mais simples possível;
As perguntas devem ser feitas com referência a parágrafos ou linhas a reler;
Não penalizar os erros ortográficos na produção escrita do aluno com dificuldades;
Explicar, sempre que possível, o vocabulário mais difícil.
Evitar comentários negativos perante o insucesso do aluno, principalmente em público;
Atribuir tarefas que consiga realizar, aumentando gradualmente o grau de dificuldade;
Sempre que possível certificar que o aluno passou a informação do quadro e a indicação do trabalho a realizar em casa;
Permitir a gravação das aulas para posterior audição das mesmas pelo aluno em casa com a supervisão do encar
regado de educação ou, em alternativa, fornecer apontamentos escritos sobre a matéria dada.


 Orientação Escolar
Cuidados com a Voz para Professores
Existem alguns cuidados a ter com a voz especialmente para professores, para facilitar o dia-a-dia, mas também para preservar este instrumento tão precioso na vida destes...
5 Dicas para Estudar Melhor
Estudar não tem de ser aborrecido ou prolongado. Às vezes apenas é necessário estruturar bem o tempo de estudo e afastar as distrações.

Durma bem: Nunca é demais afirmar que dormir bem é fundamental para uma boa aprendizagem. 7 a 8 horas de sono descansado traduz-se numa maior concentração e atividade cerebral.

Estruture o tempo de estudo: Para rentabilizar melhor o estudo é necessário estruturar o que vai estudar e como. Faça um guião para os seus tempos de estudo, de forma clara e concreta.  Crie um calendário de estudo com os respetivos tempos de descanso.

Descubra o seu ambiente de estudo: Algumas pessoas preferem o silêncio, outras música nas alturas. Umas precisam de tudo organizado, outras entendem-se perfeitamente bem com a pilha de papéis. Não existe um modelo certo para todos, mas é importante que conheça o seu! E muito organizado ou nem por isso, lembre-se de ter tudo à mão para evitar distrações!

Use todos os sentidos: Estudar não tem de ser apenas ler ou escrever, o ser humano aprende de muitas formas. Associe imagens, cheiros, gestos à matéria que está a estudar. Mexa-se durante o estudo, recapitule a informação a andar de um lado para outro, faça um jogo para consolidar o que aprendeu.

Pratique um desporto ou hobby: Exercitar o corpo ou estimular a mente com algo que gostamos ajuda o cérebro a relaxar e a passar sensações de prazer. E depois estará muito mais disponível para estudar!










Blog de Deusa







Nenhum comentário: