quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sintomas da falta de vitamina B12

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, causa sintomas como anemia, fraqueza, constipação e falta de apetite quando está em níveis deficientes no organismo.
Essa vitamina pode ser facilmente encontrada em alimentos como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, e é importante para estimular a produção de células do sangue, do DNA e para manter a saúde do sistema nervoso. Veja a lista completa de alimentos aqui.
Assim, quando ela está deficiente no corpo, podem surgir alguns sintomas como:
  1. Fadiga e fraqueza frequentes;
  2. Prisão de ventre;
  3. Perda de apetite;
  4. Perda de peso sem causa aparente;
  5. Formigamento nas mãos e nos pés;
  6. Falta de equilíbrio;
  7. Confusão mental e perda de memória;
  8. Feridas na boca e na língua frequentes;
  9. Sentimentos de tristeza recorrentes.
Nas crianças, a deficiência dessa vitamina também pode causar dificuldade de crescimento, atraso no desenvolvimento geral e anemia megaloblástica, por exemplo.

Quem tem maior risco de falta de vitamina B12

A deficiência em vitamina B12 ocorre principalmente em pessoas que fazem uma dieta vegetariana sem consumo de leite de vaca e derivados, idosos e em casos de cirurgias gastrointestinais, doença de Crohn, doença celíaca, anemia perniciosa.
Além disso, o uso de medicamentos como antibióticos, Metformina e remédios para gastrite e úlceras gástricas, como Omeprazol, podem diminuir a absorção de B12 no intestino, sendo recomendado conversar com o médico para avaliar a necessidade de usar suplementos vitamínicos.

Quando pode acontecer o excesso da vitamina

O excesso dessa vitamina é raro, pois ela é facilmente eliminada do corpo através da urina. No entanto, deve-se evitar o uso de suplementos de B12 nos casos de policitemia, Amaurose Congênita de Leber, alergia a cobalto ou a cobalamina ou após cirurgia de colocação de stent em algum vaso sanguíneo do corpo.
Veja todas as funções que a vitamina B12 tem no organismo.


             Blog de Deusa / Tua saúde

Nenhum comentário: