A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, causa sintomas como anemia, fraqueza, constipação e falta de apetite quando está em níveis deficientes no organismo.
Essa vitamina pode ser facilmente encontrada em alimentos como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, e é importante para estimular a produção de células do sangue, do DNA e para manter a saúde do sistema nervoso. Veja a lista completa de alimentos aqui.
Assim, quando ela está deficiente no corpo, podem surgir alguns sintomas como:
- Fadiga e fraqueza frequentes;
- Prisão de ventre;
- Perda de apetite;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Formigamento nas mãos e nos pés;
- Falta de equilíbrio;
- Confusão mental e perda de memória;
- Feridas na boca e na língua frequentes;
- Sentimentos de tristeza recorrentes.
Nas crianças, a deficiência dessa vitamina também pode causar dificuldade de crescimento, atraso no desenvolvimento geral e anemia megaloblástica, por exemplo.
Quem tem maior risco de falta de vitamina B12
A deficiência em vitamina B12 ocorre principalmente em pessoas que fazem uma dieta vegetariana sem consumo de leite de vaca e derivados, idosos e em casos de cirurgias gastrointestinais, doença de Crohn, doença celíaca, anemia perniciosa.
Além disso, o uso de medicamentos como antibióticos, Metformina e remédios para gastrite e úlceras gástricas, como Omeprazol, podem diminuir a absorção de B12 no intestino, sendo recomendado conversar com o médico para avaliar a necessidade de usar suplementos vitamínicos.
Quando pode acontecer o excesso da vitamina
O excesso dessa vitamina é raro, pois ela é facilmente eliminada do corpo através da urina. No entanto, deve-se evitar o uso de suplementos de B12 nos casos de policitemia, Amaurose Congênita de Leber, alergia a cobalto ou a cobalamina ou após cirurgia de colocação de stent em algum vaso sanguíneo do corpo.
Veja todas as funções que a vitamina B12 tem no organismo.
Blog de Deusa / Tua saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário