sexta-feira, 8 de junho de 2018

Nova técnica de endoscopia ginecológica


Resultado de imagem para Nova técnica de endoscopia ginecológica

Um procedimento novo e ainda muito pouco utilizado aqui no Brasil é a Hidrolaparoscopia Transvaginal. Meu interesse por esta técnica aumentou devido às constantes queixas das pacientes em relação à Histerossalpingografia (exame realizado, entre outras indicações, para investigar a permeabilidade das trompas nos casos de infertilidade). É um exame muito solicitado, mas cheio de reclamações por conta do desconforto provocado e pela dificuldade de se encontrar laboratórios que o realizam (pelo menos aqui no Rio).

aparelho utilizado na HSG
útero e trompas visualizadas pela HSG












A Hidrolaparoscopia transvaginal é um procedimento que tem como objetivo principal visualizar os órgãos pélvicos, saber se as trompas estão permeáveis ou obstruídas e permitir a realização de um procedimento chamado salpingoscopia. Tudo isso está envolvido com a capacidade reprodutiva da mulher. Também é possível estudar parte do contorno do útero, o peritônio (tecido que reveste o interior da cavidade pélvica) e os ovários e, assim, diagnosticar a presença de cistos, aderências pélvicas e implantes de endometriose na cavidade pélvica.

Este procedimento pode substituir a Histerossalpingografia, quando este está indicado na investigação de infertilidade para verificar a permeabilidade das trompas e é capaz de avaliar com maior precisão sua anatomia e a de órgãos vizinhos. É realizado com anestesia local ou sedação, portanto, indolor e não necessita de radiação.

Um instrumento semelhante a um telescópio, comprido e fino (3 mm) contendo uma micro câmera, fonte de luz potente e acesso para a entrada e saída de solução que distende a cavidade pélvica é introduzido pela vagina e através dele é possível visualizar o interior da pelve. Para estudar a permeabilidade tubárea injetamos um líquido azul dentro do útero e assistimos sua passagem pela trompa até chegar à cavidade pélvica.
Fímbrias (porção final da trompa) vista pela
Hidrolaparoscopia transvaginal
Passagem do azul de metileno
comprovando permeabilidade tubárea
na Hidrolaparoscopia

Para selecionar a paciente que será submetida à hidro transvaginal eu devo ter em mãos uma ultrassonografia da pelve e realizo o toque vaginal para afastar suspeita de aderências ou nódulos de endometriose no local a ser estudado, um limite à técnica. Até o momento estou bem satisfeita com o procedimento que é simples, seguro e preciso. Como a histeroscopia também é um exame essencial na pesquisa de infertilidade, posso realizar os dois procedimentos num mesmo momento otimizando o tempo na avaliação. 

Ovário prestes a ovular, visão da
Hidrolaparoscopia transvaginal
 PS: Fotos de arquivo pessoal. Peço desculpas pelo corte das imagens pelo scanner! 




        Blog de Deusa / toque ginecológico

Nenhum comentário: