quarta-feira, 13 de junho de 2018

Dicas de Deusa - Maneira correta de armazenar nozes descascadas!



Nozes são ótimas para a saúde, mas quando mal armazenadas elas podem ficar rançosas e perder nutrientes. A temperatura ambiente pode manter as oleaginosas frescas por um período curto de tempo, mas temperaturas mais baixas são necessárias para o armazenamento de longo prazo.
Sem Casca: Devem ser armazenadas em embalagens hermeticamente fechadas; use um recipiente de vidro ou aço inoxidável,limpo e seco, com uma tampa bem encaixada ou fechos com vedação anti-odor guarde na geladeira a 4°C ou menos.

A duração é de até 6 meses na geladeira e duram de 1 a 2 anos congeladas. Coloque o recipiente no congelador a -18°C ou menos. 


Com Casca: Congele em uma temperatura de -18°C por dois dias antes de armazenar para matar pestes e ovos, se for industrializadas, não precisa congelar. Guarde em local fresco, seco e longe da luz se estiver muito calor guarde na geladeira.
Na despensa guarde em um pote hermeticamente fechadas, em local escuro e fresco. Dessa forma ficarão frescas por 2 a 4 meses. 


Como Comprar: São vendidas a granel, então compre de um local confiável limpo e que tenha boa rotatividade, só assim você pode ter uma garantia de que elas vão estar frescas. É sempre mais seguro comprar industrializadas.

Como usar: 

A melhor forma de consumir as nozes é descascando-as na hora e comendo inteiras. Quando moídas, perdem seus nutrientes rapidamente. As nozes devem apresentar um sabor adocicado, caso contrário já estão oxidadas e não devem ser consumidas.
Use no preparo de receitas doces e salgadas: brownies, bolos, saladas, arroz, 
saladas, risotos, massas, molhos e até mesmo como tira gosto. Consuma com cereais e frutas, ou ainda batidas com leite. As nozes são ótimas para substituir pignolis no molho pesto.

Para servir as nozes quentinhas, basta colocá-las no forninho elétrico por 10 minutos a temperatura de 100°C.

Prevenção do câncer de mama
Ajuda na prevenção ao câncer de próstata
Qualidade do sêmen masculino
Saúde cardiovascular - níveis do colesterol do mal, o LDLóxido nítrico, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos
Controle do nível de açúcar no sangue
Diminui o colesterol  
Ajuda na prevenção da diabetes
Saúde dos ossos
Ameniza os problemas decorrentes da síndrome metabólica
Perda de peso - promover a saciedade ao organismo
Ganho de massa muscular
Melhora a saúde intestinal
Saúde do cérebro
Longevidade
Combate o estresse
Melhora o sono
Combate às inflamações. 
Seus componentes fito estrogênios ajudam a combater os efeitos da menopausa
Devido aos antioxidantes, as nozes podem ajudar ainda a melhorar a resistência pulmonar, além de reduzirem os danos causados pelas toxinas inaladas.
O óleo de noz tem um sabor doce e agradável. O fruto imaturo utiliza-se para fabricar o licor conhecido como ‘Ratafía’ e das folhas de nogueira preparam-se infusões de uso tópico.
É um alimento muito nutritivo, com um alto valor calórico, 662,5-688kcal/100g e entre as vitaminas presentes nas nozes, as mais importantes são as do grupo B, entre as quais se destaca o ácido fólico.
 A vitamina E, atua como antioxidante e elimina os radicais livres, protegendo o organismo contra alguns tipos de cancro. A vitamina E ajuda na formação de glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos corporais. 
A noz da India é boa para quem pretende emagrecer.
É aconselhável o consumo de 150 g de frutos secos por semana, pois diminui o risco de sofrer enfartes.
Os gregos chamavam à noz ‘kara’ que significa cabeça, por ser parecida com o cérebro humano, enquanto que os romanos a consideravam o alimento dos deuses.
Cerca de 90% da gordura contida na noz é insaturada, sobretudo poli-insaturada. Este fruto possui ácidos essenciais como o Omega-3 que reduz o nível de colesterol e melhora o sistema imunológico, o Omega-6 que reduz o risco de arteriosclerose e melhora a circulação.
A sua riqueza em vitamina B1 e B6 favorece o bom funcionamento dos músculos e do cérebro. Desde longos tempos que se considerava parecida com o cérebro.


A noz é um fruto seco, proveniente da árvore nogueira (Juglans regia L), comum da Europa e da Ásia. A nogueira é uma árvore que pode alcançar até 25 m de altura, tem a folha caduca e a copa arredondada. É muito vigorosa. Sua madeira é de alta qualidade
Na nogueira diferenciam-se flores masculinas e femininas. As flores masculinas estão dispostas em amentilhos compridos, de 6 a 8 cm, quase sempre solitários, de cor verde acinzentada e inseridos na parte superior dos ramos nascidos no ano anterior, que na floração estão desprovidos de folhas. As flores femininas são solitárias ou estão em grupos de uma a cinco, em espiguetas terminais.

Até breve
Beijinhos
Cássia Cristina Nogueira Scarano

Fontes:



           Blog de Deusa / o lado de cá

Nenhum comentário: