quinta-feira, 14 de junho de 2018

Como Fazer Tapioca e sua origem.

                  Resultado de imagem para tapioca
Resultado de imagem para tapioca
Uma iguaria nativa do Brasil, descoberta ou inventada pelos índios que habitavam o estado de Pernambuco, a maneira de como fazer tapioca.  Chamou à atenção dos portugueses logo de cara, seu estilo, Único, meio parecido com um crepe, meio semelhante a uma panqueca. A verdade é que o sabor é único,  em pouco tempo já estava não só na cozinha do imperador mais em todos os lares burgueses da Europa.
É um fato que muitas escravas negras, foram levadas do Brasil para ensinar as cozinheiras europeias  como fazer tapioca.

Variações

Existem hoje mais 200 tipos. Desde a mais seca, suculenta, exótica, refinada, entre todas elas, a maneira de como fazer tapioca tradicional é sem dúvida a preferida de todas.

Nutrição

Nos últimos tempos a iguaria tem ganhado fama, principalmente depois que a cantora Beyoncé, foi fotografada saboreando uma Tapioca com recheio de leite condensado.
Ideal para quem pretende e precisa manter a boa forma física.
Apenas 100 gramas contém:
  • 34 Calorias (Apenas 1,7% do valor diário de uma dieta de 2000 calorias);
  • 62,1g de carboidratos (20,2%)
  • 1,5 g de fibra Alimentar;
  • Apenas 3g de açúcar;
  • 28mg de cálcio (menos de 3%);
  • 2,2 mg de sódio (0%);
  • 1,7% de ferro (9,2%);
Além do seu delicioso sabor, ela ajuda no complemento de algumas dietas, especialmente para diabéticos e pessoas com hipertensão arterial.  É ideal para controlar o fluxo menstrual, também usado no combate a cólicas e dores estomacais.

Sim, mais eu tô aqui é para aprender como fazer tapioca…

Bom agora que você já conhece um pouco sobre esta delícia, vamos ao que interessa, como fazer tapiocas deliciosas, tanto para consumo, como para revenda.
Existem alguns segredos e técnicas de como fazer tapioca de qualidade, especialmente na escolha de seus ingredientes, e principalmente na hora de molhar a goma.
A partir de agora você vai aprender o passo a passo. Aprenderá escolher os ingredientes certo, como preparar a goma, tempo de molho, temperatura da frigideira, o tempo de vira-la, como deixar soltinha, fininha, maleável. A Taioca tem que ser resistente ao inserir o recheio para que não se abra.
Você vai aprender tudo sobre como fazer tapioca. Uma das maiores especialistas em comida nordestina do Mundo, a Chefa Arlete Maria. Uma cearense arretada, descendente de indígenas, que uniu todo o requinte e experiencia que adquiriu nas maiores escolhas de culinárias com o tempero e o jeito que só o Brasileiro tem.
Dona de restaurante e de uma famosa tapioca ria, chega a vender entre 500 a 600 unidades todos os dias. Criadora do curso TAPIOCAS – GANHE MAIS QUE SEU MARIDO, que ensina o passo a passo de como montar um negócio de sucesso, com pouco investimento e muita qualidade, com retorno em apenas 3 meses.
Então Chefa mãos a obra, ou melhor, mãos a goma…kkkk

Ingredientes:

Em primeiro lugar pesquise o preço dos produtos para que não fique tão caro. Eu costumo usar alguns produtos de boa qualidade pois já os conheço.
Você deve está se perguntando qual marca deve usar, não é mesmo; pois bem vou lhe indicar como escolher uma boa marca, procure um produto que não fique escuro e nem com gosto de azedo, porque tem alguns deles que deixam a desejar.
Se você pretende fazer para vender e ganhar dinheiro, terá que focar em duas coisas essenciais, a qualidade e um bom sabor.
Temos várias maneiras de preparar, começando a utilizar bons  produtos, procure ver a cor da goma, a região onde foi produzida, a qualidade da embalagem, fique atento porque existem marcas por aí, que já encontrei até pedra dentro do conteúdo.
Vamos lá, os ingredientes que falo são:
  • Um quilo de goma seca, quanto mais branca melhor;
  • Uma pitada de sal ou meia colher de chá;
  • Um litro e meio de água;
Ingredientes para cada quilo de goma.
Vamos ao passo a passo.

Como Fazer Tapioca

Vamos preparar a goma:

Coloque a goma fresca numa travessa redonda ou numa bacia, coloque o sal e vá despejando à água aos poucos até que cubra toda a goma.
Após coberta, mexa os produtos e deixe descansar por algumas horas, entre duas ou três horas já será o suficiente.
Passando essas horas, você pode observar que a goma fica no fundo do recipiente e a água sobe, nesse instante, você pode ir retirando a água aos poucos e vá observando que ao retirar a água, a goma continua úmida.
Agora vem o segredo…
Você vai ter que esperar a goma soltar toda a água, isso demora um pouco, mas vou lhe dar uma dica mais fácil, vá colocando um pouco de goma seca, mexendo e amassando com as mãos até obter uma goma um pouco úmida em suas mãos, cuidado para não colocar goma demais, se não perde o ponto dela, nesse momento é a hora de trabalhar com ela.
Amasse bem a goma com as mãos até ela ficar solta, para que você possa trabalhar com mais facilidade.

2 – Como peneirar a goma:

Pegue uma peneira fina, vá colocando a goma aos pouco e peneire, observe que ela vai ficar úmida e fina.  Quando você terminar de peneirar toda ela, já estará no ponto de ir ao fogo. Se você não quiser usar toda a goma, você pode guardar numa vasilha bem tampada por três dias ou mais. Se caso a goma que vc guardou ficar seca, é só fazer o mesmo processo que logo vai voltar o normal.

3 – Preparo:

Procure usar uma frigideira ante aderente do tamanho médio e siga cada passo abaixo:
  • Aqueça a frigideira no fogo baixo por 5 minutos;
  • Retire a frigideira do fogo e coloque nela uma porção de goma já peneirada;
  • Passe a colher bem suave por cima da goma para que ela fique lisinha;
  • Retorne a frigideira ao fogo baixo por 3 a 5 minutos, enquanto isso passe a colher nas bordas para soltar ou mexa a frigideira para que ela solte sozinha;
  • Vire rapidamente para que cozinhe do outro lado no mesmo período de tempo.
Nota: Nas próximas, não será preciso mais deixar a frigideira no fogo por 3 ou 5 minutos para aquecer. Daí, basta você seguir em sequencia uma da outra.
Bom esta é a massa básica para fazer quantas unidades desejar, com ela o sabor e os elogios estão garantidos.
Gostou? Sei que gostou, estes são segredos que poucas ou quase nenhuma tapioqueira profissional gosta de revelar, agora é só praticar.
Gostaria de aprender o passo a passo de como preparar recheios deliciosos, de maneira barata, que servirá tanto para saborear como para tirar um dinheiro extra neste tempo de crise?
A nossa amiga, Chef Arlete Maria, fez uma pesquisa junto aos seus Clientes e reuniu em um lindo E book, Os 50 Melhores Recheios Para Tapiocas.
Além de custar pouco, é sem dúvida o mais completo guia para preparo de tapiocas profissionais que existe, vale a pena conferir.



        Blog de Deusa / tudo de tapioca

Nenhum comentário: