quinta-feira, 21 de junho de 2018

Alimentos ricos em vitaminas

Os alimentos ricos em vitaminas servem para manter a pele saudável, o cabelo bonito e o organismo equilibrado, evitando doenças, como anemias, escorbuto, pelagra e até problemas hormonais ou de desenvolvimento.
A melhor forma de ingerir vitaminas é através de uma alimentação colorida porque os alimentos não possuem apenas uma vitamina e esta variedade de nutrientes torna a alimentação mais equilibrada e saudável. Por isso, mesmo ao comer uma laranja, que é rica em Vitamina C, ingere-se também fibras, outras vitaminas e minerais.

Tipos de vitaminas

Exitem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis, como a vitamina A, D, E, K; que estão presentes, principalmente, em alimentos como leite, óleos de peixe, sementes e verduras, como brócolis, por exemplo.
E as outras vitaminas são as vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C, que se encontram em alimentos como fígado, levedo de cerveja e frutas cítricas, por exemplo.

Tabela de alimentos ricos em vitaminas

VitaminaPrincipais fontesImportante para
Vitamina AFígado, leite, ovos.Integridade da pele e saúde dos olhos.
Vitamina B1 (Tiamina)Carne de porco, castanha-do-pará, aveia.Melhorar a digestão e é um repelente natural contra mosquito.
Vitamina B2 (Riboflavina)Fígado, levedo de cerveja, farelo de aveia.Saúde das unhas, cabelo e pele
Vitamina B3 (Niacina)Levedo de cerveja, fígado, amendoim.Saúde do sistema nervoso
Vitamina B5 (Ácido pantotênico)Massa fresca, fígado, sementes de girassol.Combater o estresse e manter o funcionamento normal do trato gastrointestinal
Vitamina B6 (Piridoxina)Fígado, banana, salmão.Prevenir a arteriosclerose
BiotinaAmendoim, avelã, farelo de trigo.Metabolismo dos carboidratos e proteínas.
Ácido fólicoFígado, levedo de cerveja, lentilha.Participa da formação das células do sangue, prevenindo anemia e fortalecimento do sistema imunológico.
Vitamina B12 (Cobalamina)Fígado, mariscos, ostras.Formação dos glóbulos vermelhos do sangue e integridade da mucosa gastrointestinal.
Vitamina CMorango, kiwi, laranja.Fortalecer os vasos sanguíneos e acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras.
Vitamina DÓleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras.Fortalecimento dos ossos.
Vitamina EÓleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, avelã.Integridade da pele.
Vitamina KCouve de Bruxelas, brócolis, couve-flor.Coagulação do sangue, diminuindo o tempo de sangramento de uma ferida.
Os alimentos ricos em vitaminas também possuem minerais, como magnésio e ferro, que ajudam a combater o cansaço físico, mental, cãibras e até anemias, por exemplo.
Para saber mais sobre sais minerais veja: Sais minerais.
As vitaminas e os sais minerais são nutrientes importantes que evitam o aparecimento de doenças.

Quando tomar suplementos vitamínicos

Os suplementos vitamínicos, como Centrum, são, geralmente, utilizados quando existe uma necessidade maior do organismo por estes nutrientes, como durante gravidez ou na amamentação, por exemplo.
Além disso, os suplementos vitamínicos também têm sido usados como suplemento para enriquecer a alimentação devido ao excesso de estresse ou exercício físico, por exemplo, porque nessas situações o organismo precisa de mais vitaminas.
A ingestão de suplementos de vitaminas ou de qualquer outro nutriente só deve ser utilizada sob orientação do médico ou nutricionista.

Quais são as vitaminas que engordam

As vitaminas não têm calorias e, por isso, não engordam. Porém, a suplementação em vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B, como ajuda a regular as funções do organismo pode levar a um aumento do apetite para que ao ingerir maior quantidade de alimentos se compense a falta de algum nutriente.


            Blog de Deusa / Tua saúde

Nenhum comentário: