terça-feira, 19 de junho de 2018

?Dieta Líquida Restrita: O que é? Como Fazer? Funciona? Leia Aqui!

Dieta Líquida
dieta líquida restrita é frequentemente usada como um passo entre uma dieta líquida clara e uma dieta regular, por exemplo, após cirurgia ou jejum.
Também pode ser usado após certos procedimentos, como a fiação da mandíbula. Esta dieta também pode ser apropriada para pacientes com problemas de engolir e mastigar.
A dieta líquida restrita é baixa em ferro, vitamina B12, vitamina A e tiamina.
Não deve ser usado por um longo período de tempo, a menos que sejam adicionadas vitaminas, ferro ou suplementos nutricionais líquidos.
Esta dieta de líquidos tem 1800 mg de cálcio, portanto não é necessário cálcio extra.

DIETA LÍQUIDA RESTRITA

Dieta Líquida
Uma dieta liquida restrita fluente limita a quantidade de líquido que você consome todos os dias. Além de bebidas, muitos alimentos fornecem fluidos. Exemplos incluem sorvete, iogurte, gelatina, pudim, sopas, molhos e frutas aquosas.
Uma dieta liquida restrita fluida ajuda a evitar que o fluido se acumule no corpo.
Pode ser necessário seguir uma dieta restrita de fluidos se você tiver doença renal em estágio final, estiver em diálise ou com insuficiência cardíaca.
Nestes casos, não seguir uma dieta restrita com fluidos pode adicionar estresse ao corpo e levar a complicações adicionais.
A quantidade de fluido pode variar de acordo com os fatores, como o tamanho do corpo e as condições de saúde.
Para doenças cardíacas, muitos médicos recomendam limitar o fluido a 64 onças (8 xícaras) por dia. Seu médico irá prescrever um subsídio de fluido que seja certo para você.
Os seguintes alimentos e bebidas devem ser limitados na dieta liquida restrita a fluidos:
Todos os alimentos que são líquidos à temperatura ambiente:
  • Cubos de gelo;
  • Gelatina;
  • Sorvete;
  • Iogurte;
  • Sopas;
  • Molhos;
  • Frutas aquosas.
Pode-se analisar sugestões para o melhor uso de uma dieta líquida restrita.
Mantenha sempre um registro da dieta:
Registre a sua ingestão diária de líquidos.
Certifique-se de saber quanto fluido suas tigelas, canecas e óculos mantêm. (Para determinar isso, encha cada um com água. Em seguida, despeje a água em uma taça de medição).
Pesar-se diariamente ou de acordo com as ordens do seu médico. Uma rápida mudança de peso pode ser o resultado do ganho ou perda de fluido.
Para reduzir a sua sede e aliviar a boca seca:
  • Coma uma dieta com baixo teor de sódio.
  • Mastigue as aparas de gelo.
  • Sugue um doce duro e sem açúcar.
  • Mascar chiclete.
E, principalmente, sempre trabalhe acompanhado de um nutricionista para desenvolver um plano de alimentação individualizado.

DIETA LÍQUIDA COMPLETA

Através da dieta líquida completa é possível observar diferentes modos de conseguir um resultado e uma perda de peso eficiente. Com isso, busca-se, primeiramente, a procura pelos alimentos corretos a serem ingeridos durante esse processo.
Abaixo estão grupos de alimentos que são autorizados a uso durante a dieta líquida.

Grupos de comida
GrupoRecomendadoEvitar
Leite e produtos
lácteos
Leite, batidos, gemada, sorvete, creme, pudimTodos os queijos
LegumesTodos os sucos de vegetaisTodos os vegetais crus ou cozidos
FrutasTodo suco ou néctarTodas as frutas frescas, congeladas ou enlatadas
Pães e grãosCereais refinados cozidos; Farina, grãos, aveia, creme de arroz, creme de trigoTodos os outros cereais, todos os pães
Carne ou substitutos da carneNenhumTodos
Gorduras e óleosManteiga, margarina e cremeTodos os outros
Doces e sobremesasSorvete, açúcar, doce duro, gelatina lisa, gelo de frutas, mel, xaropesTodos os outros
BebidasTodosnenhum
SopasCaldo, caldo, sopas cremosasTodos os outros

 Exemplo de Cardápio de Dieta Liquida Restrita 
Café da manhãLunch & Dinner
Suco de frutas 1 xícara
Cereal quente 1/2 xícara
Gemada 227g
Leite integral 227g
Chá quente com açucar e limão
Sopa cremosa 3/4 xícaras
Suco 1 xícara
Sorvete 1/2 xícara
Pudim ou creme 1/2 xícara
Leite integral 227g
Chá quente com açúcar e limão
Sal / pimenta

Esta dieta de amostra fornece:
Calorias2100Gordura80 mg
Proteína60 gmSódio2975 mg
Carboidratos290 gmPotássio2900 mg

DIETA LÍQUIDA DETOX

A dieta líquida, como afirmado, é a abstenção de todos os alimentos de forma sólida, onde apenas os alimentos líquidos devem ser ingeridos.
Existem diversos tipos de dieta líquida que podem ser utilizadas como detox e, algumas delas encontram-se abaixo.

TIPOS DE DIETA LÍQUIDA RESTRITA:

  1.  Detox de Água:
Terapeutas afirma que o jejum de água é o verdadeiro jejum terapêutico, proporcionando o máximo de benefícios de cura, criando um descanso para os órgãos digestivos e, mesmo assim, preservando o músculo enquanto há a perda de peso e a queima de gorduras.
Este tipo de dieta é o mais intimidante a se considerar, mas, o segredo é inicia-lo de forma devagar e com pequenos passos.
  1.  Detox de Limonada:
Esta dieta é um sistema de jejum líquido que utiliza do limão para a limpeza do corpo todo visando um suporte nutricional, onde o limão é misturado com a água.
Este tipo de dieta pode ser feito todos os dias, de forma a realizar limpeza e proteção do organismo pela acidez do limão.
É recomendado tomar um copo de água com limão logo ao amanhecer, antes de qualquer refeição, sendo quando a água com limão realiza seu maior benefício no corpo humano.
  1.  Detox de Suco:
Este tipo de detox é muito comum por ser mais calma e mais fácil de se adquirir.
Qualquer suco pode ser utilizado durante esta dieta.
E, o uso do suco é importante porque possui diversos benefícios nutricionais que ajudam na melhoria da digestão, criando um processo melhorado em que a comida é absorvida de uma forma melhor e mais saudável.
As melhores recomendações para este tipo de detox é no uso da laranja ou toranja, sendo um dos mais fáceis de se realizar, já que não precisam de um espremedor especial para sua utilização.
A melhor utilização da dieta líquida detox se dá através dos seguintes passos:
  • Durante a Manhã:
Ao acordar: Comece o dia bebendo água quente com suco de 1 limão recém-espremido. Além de aumentar a vitamina C do corpo, a água quente com limão também ajuda na estimulação do processo digestivo.
Continua este procedimento durante todo o dia, o principal foco deste momento é a hidratação para uma desintoxicação saudável.
Antes do café da manhã: Neste momento, é recomendado um exercício intenso pela importância de manter o corpo quente e o sangue fluindo. E, além, disso, não há melhor forma de “acordar o corpo” do que com uma leve sessão de ioga suave e com muita energia.
Café da Manhã: Inicie o dia com uma refeição que irá manter a satisfação sem pesar o corpo, escolha alimentos leves e que possuam diversos nutrientes e fibras, mantendo o corpo em movimento para melhor absorção dos benefícios.
Lanche da Manhã: Neste intervalo, ao invés de começar com uma xícara de café, substitua por uma xícara de chá, sendo um alimento rico em antioxidantes, como chá verde que mostra aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.
Caso precise se mais algum alimento, escolha uma fruta rica em fibras e nutrientes.
  • Durante a Tarde:
Almoço: Durante o almoço, as recomendações são a alimentação através de sopas de desintoxicação ou saladas que transbordem de fibras e nutrientes, contendo, sempre, as gorduras saudáveis para o coração e para o organismo.
E, caso tenha tempo para isso, faça uma caminhada de 10 a 20 minutos depois do almoço. Este pequeno movimento gera uma melhor digestão, criando uma queima de gordura mais rápida.
Lanche da tarde: Se caso há a necessidade de uma refeição antes do jantar, não há uma recomendação melhor do que o famoso suco verde.
O suco verde é rico em nutrientes e tem a capacidade de acelerar o metabolismo, gerando energia, sentindo como se algo muito bom estivesse fazendo efeito no corpo.
  • Durante a Noite:
Antes ou no caminho de casa para o jantar, encontre um jeito de “se desligar”, visando maneiras de relaxar e desintoxicar de todos os problemas negativos, aliviando as tensões e acalmando o corpo.
Jantar: Neste momento, é preciso comer um pouco mais do que durante o dia, buscando um jantar com proteínas magras e vegetais frescos.
E, além disso, não é só a alimentação que ajuda no detox, mas tudo ao redor. Na hora do jantar, sente-se na mesa, e não na frente da televisão, como de costume e, geralmente, acontece com as pessoas.
Na mesa, cria-se uma maior concentração na comida, ficando satisfeito mais rápido e, principalmente, não comendo em excesso.
E, por fim, depois destas recomendações detox, garanta uma noite de sono com qualidade suficiente.
O sono está completamente ligado a perda de peso, aos níveis de estresse a saúde geral do corpo. Desligue toda a tecnologia ao redor, relaxando a mente e corpo, preparando para o dia seguinte.

DIETA LÍQUIDA BARIÁTRICA

Durante o período de alimentação pós ou pré uma operação bariátrica, é importante, primeiramente, se planejar. O planejamento com antecedência é muito importante para alcançar os objetivos da perda de peso.
Este planejamento irá ajudar a acompanhar a dieta e ajudar, ainda mais, a reduzir o curso nas compras de mercado.
Neste momento, é possível seguir alguns movimentos que irão ajudar neste processo, como mostra abaixo.

  1.  Faça uma lista das refeições saudáveis e cheias de proteínas que o paciente gostaria de preparar, ou até mesmo, receitas que gostariam de ser feitas. Alguns exemplos são: Hambúrgueres de Espinafre, Frangos, etc.
  2.  Faça uma lista de segundas opções saudáveis. Estas listas são importantes porque irão começar a crescer de acordo com todas as receitas encontradas e aprovadas. Alguns exemplos são: Feijão branco, arroz com couve-flor, pimentões e cebolas, etc.
  3.  Usando uma organização para as refeições, adicione estradas saudáveis e acompanhados para cada refeição. Pode ser necessário, neste momento, a criação de 3 pratos e ter restos destes pratos para outros dias que não terá nada.

Então, seguindo um cronograma e buscando opções saudáveis, o resultado desta dieta será muito positiva e benéfica para a saúde do corpo.

DIETA LÍQUIDA PARA EMAGRECER RÁPIDO

Dieta Líquida
As dietas líquidas são, especialmente, para quando há a necessidade de perda de peso rápida e quando nenhum outro método se mostrou efetivo.
Por um período de tempo limitado, todas as calorias serão recebidas em forma de sopas ou outras refeições com base líquidas.
As calorias neste processo são muito baixas, provocando a perda de peso de forma rápida e sustentada.
A perda rápida de peso é possível em um programa através da substituição de farinha líquida, devido às refeições líquidas cuidadosamente formuladas.
E, cada produto oferecido no programa possui a quantidade de calorias e energia necessárias para suportar a massa muscular magra e carboidratos que fornecem a energia.
Por exemplo, o uso de sopas e outras refeições a bases líquidas contem, geralmente, de 160 a 170 calorias cada, quando são preparadas, já os produtos têm cerca de 14 gramas de proteína, 3 a 5 gramas de gordura e 21 gramas de carboidrato.
Uma dieta líquida, geralmente, é dividida através de fases e, neste caso, a primeira fase é a mais agressiva, pois é o momento em que é a adaptação do processo, substituindo todas as refeições por produtos líquidos.
Na maioria das vezes, a fase mais crítica dura, mais ou menos, 12 semanas.
Durante esse momento, os participantes fazem parte de aulas semanais que ensinam tudo sobre educação nutricional, enquanto o quadro clínico mostra o monitoramento da saúde e progresso semanal do corpo.
A segunda fase do programa, com duração de, mais ou menos, 6 semanas, é o momento em que a alimentação passa a ser com refeições auto preparadas, geralmente jantar, continuando na substituição do resto das refeições por refeições líquidas.
Um momento fundamental e muito importante da dieta líquida é a manutenção do longo prazo, ou seja, é o momento que a clínica acessa o suporte para ajudar a manter o peso depois de um longo tempo, adaptando o programa individual de acordo com o avanço de cada pessoa.
É importante notar, também, que podem haver riscos dentro da dieta líquida, ou seja, de acordo com o desenvolvimento e o crescimento da perda de peso, um fator que pode acontecer é o cálculo biliar porque, com a rápida perda de peso, o fígado libera colesterol extra na bile, onde pode ocorres a cristalização.
Neste momento, haverá uma análise clínica para determinar se o paciente deve continuar no programa e quais ações ele(a) deve tomar.
As dietas líquidas não são recomendadas para as seguintes pessoas: mulheres grávidas ou amamentando; pessoas com insuficiência renal ou hepática, pessoas com certas condições cardíacas ou se tiverem mais de 65 anos ou menos de 18 anos.
Acredita-se que a parte mais difícil de todo programa é a de manter o peso que perdeu.
Durante o programa, aprende-se muito sobre os alimentos e as refeições, aprendendo como fazer escolhas alimentares de forma saudáveis e criando, também, refeições com os nutrientes necessários para os alimentos integrais.
E, a maioria dos participantes da dieta líquida somente retorna para as refeições próprias com aprovação médica.
Neste período, há a aprendizagem de como fazer estas mudanças sensíveis e como acessar os alimentos favoritos durante este período, ensinando as melhores características e resultando em uma perda de peso saudável e com bom funcionamento do corpo todo.

DIETA LÍQUIDA EMAGRECE?

Os planos de refeição dentro da dieta líquida fornecem, aproximadamente, de 800 a 1200 calorias por dia, promovendo a perda de peso de forma rápida, mas segura.
Essas dietas podem causar a perda de peso de 2 a 4 quilos por semana e, estes resultados são clinicamente comprados por cientistas.
A perda de peso também depende de diversos fatores, como o peso iniciar, a idade, o gênero e, principalmente, o metabolismo individual, já que esta parte do organismo é que irá mostrar sua eficiência durante a perda de peso.
Um estudo mostrou que participantes desta dieta perderam mais ou menos 20 quilos por 14 semanas. Outro estudo comprovado informou que os participantes perderam, em geral, 20 quilos em seis semanas.
Em casos de obesidade, um profissional pode indicar o paciente através de uma dieta líquida de baixo teor calórico, ajudando a liberar os quilos rapidamente, evitando uma consequência imediata por conta do excesso da perda de peso, preparando um paciente para esta mudança.
Um paciente do programa de dieta líquida, geralmente, perde de 2 a 4 quilos por semana, seguido de perto por um médico profissional da área, garantindo que não haverá complicações ou consequências.
Alguns efeitos colaterais da dieta líquida:
Inflamação do fígado; Desconforto abdominal; Imunidade diminuída; Perda de músculo; Deficiências de nutrientes; Mau hálito; Dores de cabeça, Desidratação; Fadiga grave; Cálculos biliares e Cálculos renais.
Portanto, vale lembrar a importância de se obter um profissional da área estando presente o tempo todo para avaliar o processo.
Então, se o desejo principal é a perda de peso rápida, a principal dieta a ser considerada é a dieta líquida, mas, primeiramente, eduque-se sobre as implicações e os riscos antes de escolher a dieta, visando o bem-estar em primeiro lugar.

DIETA LIQUIDA RESTRITA CARDÁPIO

Planejar uma dieta líquida de 7 dias depende de muitos fatores.
As pessoas em uma dieta líquida completa por razões médicas, como uma próxima cirurgia ou uma doença intestinal, podem ter diferentes restrições do que alguém em uma dieta líquida para fins de perda de peso, por exemplo.
As pessoas em uma dieta líquida devem estar sob a supervisão de um médico para garantir que eles obtenham nutrientes suficientes. Fale com um médico para um plano de refeições personalizado.
Com isso, busca-se sempre encontrar as melhoras ideias para criação de refeições e, algumas opções podem ser vistas abaixo.
  • Café da Manhã:
O café da manhã pode ser iniciado com um suco de frutas sem polpa, dependendo, novamente, das ordens do médico.
Pode se fazer uso do cereal cozido como aveia, creme de trigo ou arroz, especialmente se estes foram diluídos com algum tipo de leite extra.
Além disso, também pode fazer a adição de variedades na dieta de 7 dias, trocando e substituindo por diversos tipos de sucos e cereais.
Há, também, a opção de sucos de frutas que são feitos com iogurte e frutas puras e ricas em proteínas e, também, sem sementes, ou somente o uso de iogurtes bebíveis, que são, também, uma ótima recomendação durante o uso da dieta líquida.
Além disso, caso haja a necessidade de adição de novas calorias, basta incluir um pouco de mel ou xarope para que seja possível adoçar o suco e o cereal, podendo, também, utilizar de manteigas derretidas no cereal.
  • Almoço e Jantar:
Uma ótima opção para o almoço ou, também, para o jantar são as sopas puras, podendo ser feitas individualmente por cada pessoa de seu jeito, ou pelo uso de sopas prontas, visando que este tipo de sopa deve ser analisado pelo médico que está acompanhando o caso, já que possuem diversas sopas que não são tão nutrientes e somente possuem os malefícios para o corpo.
Outra opção importante e recomenda é o purê, em que talvez seja necessário estica-lo em alguns pedaços para que fica de forma líquida, apropriada para se tomar durante a dieta.
Pode ser considerado, também, o uso e adição de iogurtes, abacates ou tofu de seda para adicionar mais nutrientes na dieta e na refeição.
Além disso, também é possível aumentar a ingestão de proteína, o que é muito importante, através da adição de leite em pó desnatado ou até mesmo de proteínas em pó, como o conhecido Whey Protein, incluindo em bebidas ou usando como uma bebida na substituição de refeição.
Sirva-se de uma sopa com chá, limão, mel e leite ou, até mesmo, em um copo de suco de vegetais.
Os alimentos preparados para bebida devem sem caroços e também podem ser comidos, apesar de serem mais recomendados na forma líquida, podendo diluir em leite, água ou caldos.
  • Sobremesas e Lanches:
Nestes intervalos, só é permitida a alimentação de comida líquida também, então, compre sempre lanches, bem como refeições, especialmente porque o foco é a perda de peso, podendo buscar alimentos que sejam ricos em proteínas e que sejam saudáveis e repositores diante da necessidade de diversos nutrientes e benefícios para a saúde durante o uso da dieta líquida.

                    Blog de Deusa / Mãe magra

Nenhum comentário: