quinta-feira, 21 de junho de 2018

Melhores tratamentos para cabelo quebrado

Melhores tratamentos para cabelo quebrado
O cabelo pode quebrar em qualquer parte do seu comprimento, no entanto, ele fica mais visível quando quebra na frente, próximo da raiz ou nas pontas.
Após um período de maior queda de cabelo, é normal o cabelo começar a crescer e parecer que está quebrado na frente, mas na verdade são fios novos.
Neste caso pode-se observar que todo o cabelo parece saudável e hidratado, mas 'quebrado' próximo da raiz. Assim, a solução para este tipo de problema é adotar estratégias para o cabelo crescer mais rápido, mas também é possível esconder estes fios novos com algumas estratégias simples, como aplicar um sérum após lavar o cabelo ou usar um fixador em spray, por exemplo.
Veja o que fazer para o cabelo crescer mais rápido neste vídeo:
Imagem ilustrativa do vídeo: Vitamina para fortalecer o cabelo

Como recuperar o cabelo quebradiço

Quando o cabelo está quebrado ao longo dos fios ou nas pontas, é mais provável que esta quebra esteja relacionada aos fios secos e danificados. Neste caso, para recuperar o cabelo quebrado deve-se:
  • Utilizar suplementos alimentares à base de vitamina E para fortalecer os fios;
  • Hidratar semanalmente o cabelo com produtos de boa qualidade ou utilizando ingredientes naturais;
  • Apostar nos produtos com óleo de Argan, queratina ou ureia, que podem ser indicados pelo cabeleireiro;
  • Evitar alisar ou pintar o cabelo, além de não usar a chapinha mais de 1 vez por semana;
  • Fazer tratamentos como cauterização capilar, selagem ou botox capilar para recuperar os fios.
Normalmente, o cabelo quebrado fica totalmente recuperado em, aproximadamente, 2 anos, mas com o devido tratamento é possível disfarçar estes fios danificados em cerca de 1 ou 2 meses. Os tratamentos de cauterização e selagem são excelentes opções porque hidratam profundamente o cabelo tendo efeito imediato e prolongado.

Produtos para recuperar o cabelo quebrado

Além das sugestões acima indicadas, existem produtos de beleza que podem ser usados de forma frequente que ajudam a restaurar os fios, mantendo-os saudáveis e macios. Alguns exemplos são:
  • Óleos essenciais para pontas, como óleo de Argan ou melaleuca que ajudam a refazer a camada de cabelo; ​
  • Cremes de massagem com ureia, que é um hidratante que ajuda a reter a água nos cabelos;
  • Shampoo sem sal, com queratina que deixa os fios mais bonitos e estruturados.
Experimente o tratamento caseiro com ervas para reparar o cabelo danificado.

Por que o cabelo quebra?

O cabelo pode quebrar quando está muito fragilizado e seco e por isso pessoas com cabelos pintados, alisados ou com cabelo muito crespo tem mais facilidade de ficar com o cabelo assim.
No entanto, a quebra do cabelo também pode acontecer devido a uma doença chamada tricorrexe nodos, onde ocorre uma alteração no fio de cabelo, aparecendo alguns nós ao longo do fio do cabelo, e é nestes nós que os cabelos quebram. Outras causas menos comuns são exposição solar intensa, carências nutricionais e doenças endócrinas, que afetam a tireoide, por exemplo.

Dicas para ter o cabelo sempre saudável

O cabelo vai caindo e nascendo de forma lenta e tem um ciclo de de vida de aproximadamente 5 anos. Para garantir que o cabelo se mantém sempre saudável durante esse período deve:
  1. Usar um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo;
  2. Retirar todo o excesso de shampoo e condicionador ao enxaguar o cabelo;
  3. Não lavar o cabelo em água quente, pois além de desidratar o fio estimula a produção de sebo pelo couro cabeludo e pode provocar também descamação;
  4. Evitar usar o secador, mas se for necessário mantenha-o afastado no mínimo a 10 centímetros dos fios;
  5. Aplicar uma máscara uma vez por semana para manter o cabelo saudável e nutrido.
Por isso, se mesmo tendo todo o cuidado para manter o cabelo saudável e hidratado, ele permanecer com uma aparência quebrada por semanas ou meses, é bom ir ao médico para avalar a necessidade de realizar exames de sangue que podem identificar doenças que estejam causando estas alterações no cabelo.


           Blog de Deusa / Tua saúde

Nenhum comentário: