O kiwi é uma fruta de polpa verde ou amarela, produzida por algumas plantas da família Actinidiaceae, cuja variedade principal é a Actinidia deliciosa. Sua pele é de tonalidade acastanhada e no interior do fruto estão numerosas sementes pretas.
Seu sabor pode ser mais ou menos ácido, dependendo do nível de maturidade da fruta, e seu gosto é refrescante.
O kiwi é nativo da China, onde fora cultivado há 700 anos.
Propriedades e benefícios do kiwi
O kiwi é particularmente rico em vitaminas, contém 85 miligramas de vitamina C por 100 gramas. Consumir um kiwi por dia contribui para manter o consumo ideal diário desta vitamina pelo organismo.
O kiwi tem baixo teor de sódio, mas é rico em potássio, um recurso que lhe permite equilibrar os níveis destes importantes minerais na nossa alimentação.
O kiwi é composto em 84% de água, 9% de carboidratos e o restante são traços de gordura e de proteínas. O kiwi contém cerca de apenas 44 quilocalorias por 100 gramas.
Além da vitamina C, o kiwi contém vitamina E que ajuda a proteger o corpo do envelhecimento dos tecidos, sendo considerado um poderoso antioxidante.
Quanto aos sais minerais, 100 gramas de kiwi fornecem 70 miligramas de fósforo, 25 miligramas de cálcio, 0,5 miligramas de ferro e não mais de 5 gramas de sódio. Kiwis também contêm fibras vegetais úteis para promover o bom funcionamento dos intestinos.
Seu alto teor de potássio (400 miligramas por 100 gramas) faz com que o kiwi seja especialmente recomendado para aqueles que sofrem de pressão arterial elevada, pois a base da hipertensão pode ser um desequilíbrio na relação entre o sódio e o potássio, o que poderia ser requilibrado com a alimentação.
O kiwi é considerado um alimento benéfico para a proteção do organismo contra o câncer e na proteção do DNA. O kiwi ajuda a proteger o organismo contra doenças por causa do seu elevado teor de vitaminas e minerais. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Rutgers, o kiwi é a fruta com maior densidade de nutrientes.
Apreciar o kiwi pode também ser de ajuda para aqueles que sofrem de asma, uma vez que estudos científicos têm demonstrado sua capacidade de reduzir os sintomas mais típicos, como a tosse noturna e a dificuldade em respirar.
O teor de fibras presente nesta fruta ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, bem como a regular a absorção de açúcares no decurso da digestão, enquanto que a sua riqueza de vitamina C é considerada benéfica não só para reforçar o sistema imunitário, mas também para proteger os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e reduzir o estresse oxidativo no corpo.
Os diversos usos do kiwi
Do kiwi podem ser comidos não apenas as sementes e a polpa, mas também a casca, especialmente se de origem orgânica, e depois de ter sido bem lavada.
Os kiwis podem ser utilizados na preparação de geleias e marmeladas, sozinhos ou em combinação com outras frutas.
Também podem ser consumidos em saladas de todos os tipos, sejam salgadas que de frutas.
No café da manhã pode ser consumido juntamente com aveia em flocos, ótimo para desintoxicar já nas primeiras horas do dia, mas também a qualquer hora.
O kiwi também pode ser usado na preparação de bolos, tortas, sorvetes e sacolés.
Com os Kiwis também se pode fazer tratamentos de beleza. Uma máscara facial caseira rápida, pode ser feita esmagando com um garfo a polpa do fruto bem maduro e misturando-a com colher de chá de óleo de amêndoas doces. Passe a mistura no rosto e deixe por 15 minutos e depois enxágue normalmente.
Das sementes de kiwi se extrai um óleo, hidratante e emoliente, útil para deixar a pele mais brilhante e útil também em caso de eczema ou psoríase.
Blog de Deusa / Farei bem a terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário