quinta-feira, 21 de junho de 2018

O que pode ser dor no pé da barriga

O que pode ser dor no pé da barriga
Podem ser várias as causas da dor no pé da barriga, estando normalmente relacionada com órgãos como o útero, a bexiga ou o intestino, podendo a dor começar num outro local e ser irradiado para o pé da barriga.
Por existirem várias causas, é muito importante fazer o diagnóstico correto para que o tratamento seja eficaz e adaptado a cada caso.

1. Alterações no trânsito intestinal 

Alterações no trânsito intestinal como diarreia, prisão de ventre ou gases, podem provocar dor abdominal, podendo surgir por diversos fatores como intolerâncias alimentares à lactose ou ao glúten, por exemplo, gastroenterites ou viroses, ou após a ingestão aumentada de alguns alimentos que produzem gases, como leite, couve-flor e queijo, por exemplo.
Como tratar
Para tratar a diarreia mais rápido deve-se evitar alimentos gordurosos, ovos e leite, deve-se tomar chá preto ou de camomila ou optar por um probiótico, como o Floratil ou Repoflor, por exemplo.
Já para tratar a pisão de ventre e os gases é recomendado fazer uma alimentação rica em fibras, beber muita água, evitar alimentos ricos em carboidratos como arroz, batata e pão branco, ou fazer uma massagem abdominal abaixo do umbigo, no sentido da direita para a esquerda. O chá de funcho pode também ser uma opção natural para acabar rápido com os gases.  Saiba mais dicas úteis e assista ao vídeo a seguir para saber como eliminar os gases:
Imagem ilustrativa do vídeo: Como eliminar os gases intestinais

2. Má digestão

A má digestão também pode provocar dor e inchaço no fundo da barriga, assim como outros sintomas como azia, enjoos, vômitos, diarreia ou prisão de ventre.
Como tratar
O tratamento da má digestão pode ser feito optando por alimentos de fácil digestão e que não irritem o estômago, como gelatina, sucos de frutas, pão e biscoitos sem recheio, devendo-se evitar o consumo de líquidos durante a digestão.
Também se pode optar pelo uso de remédios obtidos na farmácia como Gaviscon ou leite de magnésia, ou pelo uso de remédios caseiros como chá de boldo ou chá de erva-doce, por exemplo. Veja mais formas de tratar a má digestão.

3. Infecção urinária

A infecção urinária é normalmente causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário, sendo por isso mais frequente nas mulheres, devido à proximidade do ânus com a uretra. Os sintomas variam com a pessoa, mas normalmente surge dor ao urinar, e caso a infecção atinja a bexiga, pode-se sentir mau cheiro, presença de sangue na urina e uma dor abdominal ou sensação de peso no fundo da bexiga.
Como tratar
Os remédios mais usados para o tratamento da infecção urinária são os antibióticos, como Fosfomicina e Amoxicilina e os analgésicos, como o Pyridium ou o Uristat, por exemplo. Estes medicamentos devem ser sempre aconselhados pelo médico. Veja mais sobre como tratar a infecção urinária.
O que pode ser dor no pé da barriga

4. Pedra no rim

A pedra nos rins, quando não é eliminada na urina, pode ficar presa nos canais por onde passa a urina, gerando dor muito intensa e por vezes, sangue na urina. Esta dor intensa normalmente é sentida no fundo das costas, mas pode atingir também o fundo da barriga, virilha ou testículos.
Como tratar
O tratamento consiste na administração de um analgésico como Paracetamol, Buscopan ou Tramadol, por exemplo, além de beber muita água, reduzir o teor de sal na alimentação e repouso.
Em casos menos graves, pode-se também optar por um tratamento natural, usando um chá de quebra-pedra, devido à sua ação diurética e facilitadora da eliminação das pedras. Saiba como preparar esse chá.

5. Cólicas menstruais

Também conhecidas por dismenorreia, as cólicas menstruais podem provocar dor intensa no fundo da barriga e das costas, desconforto e mal-estar na mulher, e caso sejam muito intensas, deve-se consultar um ginecologista, de forma a identificar se existe alguma disfunção dos órgãos reprodutivos.
Como tratar
Existem várias formas de atenuar as cólicas menstruais, como o uso de anticoncepcional, ou anti-inflamatórios e analgésicos como Paracetamol ou Ibuprofeno.
Além disso, pode-se também recorrer a outras técnicas como fazer exercícios que ajudem a reduzir as cólicas, deitando-se de barriga para cima e levando os joelhos ao peito, segurando as pernas com as mãos, aplicando compressas de água morna no abdômen, ou mesmo praticando exercício físico. Saiba mais dicas para reduzir as cólicas menstruais.
O que pode ser dor no pé da barriga

6. Endometriose

A endometriose é uma doença que se caracteriza pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, provocando cólicas abdominais intensas durante a menstruação, podendo ir aumentando ao longo do tempo. Porém, a doença só é descoberta mais tarde, principalmente quando a mulher não consegue engravidar.
Como tratar
As mulheres que desejam ter filhos podem tratar a endometriose através do uso de anticoncepcionais orais, medicamentos hormonais como o Zoladex, por exemplo, através da colocação de um dispositivo intra-uterino ou fazendo uma cirurgia em que se removem os focos da endometriose. Em casos de mulheres que não desejem ter filhos, pode fazer-se uma cirurgia em que se faz uma remoção do tecido endometrial e dos orgãos envolvidos. Veja como é feita a cirurgia para a endometriose.

7. Cistos no ovário

O cisto no ovário consiste numa bolsa de líquido que se forma dentro ou em torno do ovário podendo ou não comprometer a gravidez. O cisto no ovário pode provocar dor na região pélvica e durante as relações sexuais, atraso na menstruação, sangramento, enjoos e vômitos e cansaço excessivo. Veja como identificar o cisto no ovário.
Como tratar
O tratamento pode variar consoante o tipo de cisto que a mulher possui, podendo ser resolvido apenas com a mudança de anticoncepcional, ou em casos mais graves, recorrer a cirurgia.
O que pode ser dor no pé da barriga

8. Gravidez

Um dos primeiros sintomas da gravidez são as cólicas e inchaço abdominal, devido a um aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica e devido às alterações pélvicas que estão acontecendo. Além disso, por volta das 7 semanas de gestação, a parte de baixo do umbigo começa a ficar dura.
Como tratar
Quando surgir dor de barriga provocada pela gravidez, é recomendado ingerir líquidos, alimentos de fácil digestão, comer pequenas quantidades e evitar ingerir alimentos ricos em fibras como cereais, frutas com casca ou leguminosas, por exemplo. Porém, se a dor for muito intensa deve-se ir ao médico. Veja mais alimentos para ajudar a tratar a dor de barriga na gravidez.

9. Gravidez ectópica

Embora a dor no pé da barriga seja comum na gravidez, caso se torne muito intensa, poderá ser causada por gravidez ectópica, que acontece quando o embrião se desenvolve fora do útero, podendo provocar dor abdominal intensa somente de um lado, inchaço abdominal e perdas de sangue pela vagina. Saiba que causas podem provocar uma gravidez ectópica.
Como tratar
O tratamento depende da localização do embrião, mas pode ser feito com o uso de remédios para provocar o aborto, ou pode ser feita uma cirurgia para retirar o embrião e reconstruir a tuba uterina, por exemplo.

10. Doença inflamatória pélvica

Esta doença é caracterizada por uma infecção que começa na vagina ou no colo do útero, e atinge o endométrio, as trompas e os ovários, podendo demorar apenas uns dias ou se for crônica, pode persistir por meses ou mesmo anos. Esta pode ser uma doença sexualmente transmissível ou estar relacionada com endometriose.
Além de provocar dores no fundo da barriga, também pode ocorrer febre, sangramento vaginal, corrimento vaginal branco ou amarelado e dor durante o contacto íntimo. Saiba mais sobre doença inflamatória pélvica.
Como tratar
O tratamento consiste no uso de antibióticos por cerca de 14 dias. Durante o tratamento deve-se evitar o contacto íntimo, e caso se use um dispositivo intra utrerino, este deve ser retirado.
O que pode ser dor no pé da barriga

11. Hérnia inguinal

A hérnia inguinal é mais frequente em homens e consiste numa protuberância na região da virilha, provocada pela passagem de uma parte do intestino através de um ponto mais fraco dos músculos abdominais, causando dor e desconforto na região ao fazer alguns movimentos como levantar-se ou curvar-se.
Como tratar
A melhor forma de tratamento para a hérnia inguinal é a cirurgia, em que a porção do intestino é colocada de volta no local e a parede abdominal é reforçada. Esta cirurgia é normalmente curta e de rápida recuperação. Veja em que consiste a cirurgia e como é feita a recuperação

12. Torção testicular

A torção testicular é um problema que ocorre geralmente em homens jovens quando um testículo torce em volta do cordão espermático, diminuindo a circulação de sangue, podendo provocar lesões graves no testículo. Os sintomas mais comuns são uma dor intensa nos testículos, com inchaço e aumento da sensibilidade no escroto e dor na barriga ou nas virilhas. Veja mais sintomas da torção testicular.
Como tratar
O tratamento deve ser feito o mais rápido possível no hospital, com cirurgia, para colocar o testículo no local correto e permitir assim a passagem do sangue, evitando a morte do órgão.


           Blog de Deusa / Tua saúde

Nenhum comentário: