quinta-feira, 14 de junho de 2018

Como fazer um delicioso doce de goiabada cremosa O ponto ideal da goiaba, para fazer a goiabada cremosa, é quando a fruta está madura, mas firme.

goiaba caseiraUma das principais frutas utilizadas na indústria alimentícia, a goiaba vira um dos doces mais famosos do Brasil: a goiabada. Em pedaços ou cremoso, esse doce sempre tem grande demanda em nosso mercado consumidor. Entretanto, atualmente, vem ganhando destaque também no mercado externo. 

Mas para ganhar o mercado, a doceira deve conhecer as técnicas de preparo do doce e saber o ponto exato, para obter goiabada de corte ou cremosa. Da mesma forma, deve saber controlar a acidez do doce e a quantia de açúcar para obter um sabor digno dos deuses. Afinal, quem nunca ficou com água na boca ao saborear uma deliciosa goiabada com queijo

Entre as mais comercializadas, temos a goiabada cremosa. Algumas delas ainda contêm pedacinhos da fruta, como a goiabada cascão cremosa, dando um toque todo especial a essa iguaria.

ponto ideal da goiaba, para fazer a goiabada cremosa, é quando a fruta está madura, mas firme. Portanto, se a fruta ainda não alcançou o grau de maturação ideal, ela não é adequada para o preparo de um doce de qualidade. Por isso, a doceira deve ser bastante criteriosa nesta etapa.

Segundo o professor Raimundo Camelo Mororó, do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Doces e Geleias, como a goiaba possui pH entre 3,7 e 4,7 e baixo teor de pectina, a doceira deve adicionar no preparo ácido cítrico e pectina. 

O primeiro regula o pH, ou seja, a acidez, além de possuir ação antioxidante, sendo um excelente conservante natural. Este deve ser adicionado no final do preparo da goiabada cremosa. Já o segundo tem a função de geleificar rapidamente o doce, evitando a decantação ou a flutuação das frutas, antes que cozinhem.

Ingredientes:

→5 kg de casca e polpa de goiaba madura e firme;
→2,5 kg de açúcar;
→5 colheres (sopa) de caldo de limão.

Importante!

Caso necessário, adicione 0,5% de pectina (durante o cozimento do doce) e 0,25% de ácido cítrico (ao final do preparo). 

Modo de preparo:

Higienize bem as goiabas e retire as sementes. Bata a fruta no multiprocessador até que tudo fique bem homogêneo. Leve todos os ingredientes ao fogo baixo em um tacho grande. Quando alcançar o ponto cremoso, adicione o suco de limão. Espere esfriar e acondicione em vidros previamente pasteurizados.

Não perca tempo! Faça os Cursos CPT da área Indústria Caseira, na versão online, na Universidade Online de Viçosa - UOV.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: G1 e Estadão.



         Blog de Deusa  / curso cp

Nenhum comentário: