quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O PROTETOR SOLAR PARA CADA TIPO DE PELE

Sabemos que o sol e seus raios são essenciais para a boa saúde do nosso corpo e da nossa pele e, por isso, precisamos de uma dose deles diariamente. Porém, também conhecemos os perigosos riscos destes raios, como envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele. Portanto, devemos usar protetor solar sempre que nos expormos ao sol, o que significa não somente quando vamos à praia, mas todos os dias. E para isso você precisa saber qual tipo de protetor vai beneficiar sua pele, pois eles são muito diferentes entre si e o protetor errado pode ser prejudicial. Confira as dicas para o seu tipo de pele:
Pele normal: A pele considerada normal apresenta um nível de oleosidade controlada, sem ressecamento. Em relação ao filtro solar, recomenda-se sérum, loção ou spray, que é mais resistente ao contato com a água e o suor.
Pele oleosa: Deve-se optar, preferencialmente, por protetores à base de gel, sem gordura e sem álcool, pois são absorvidos mais rapidamente pela pele sem obstruir os poros ou deixar a pele brilhosa. As versões em gel-creme, sérum e mousse também são recomendadas, pois são leves e fluidas.
Pele seca: Apresenta aspecto desbotado e opaco, toque áspero, e exige cuidados extras, devido à maior tendência para o envelhecimento. Neste caso, o protetor ideal é o na versão creme, para que hidrata a pele. Opte por protetores em loção que contenham em sua composição água e óleo.
Pele sensível: São as que respondem a qualquer agressão de uma forma exagerada. Esse tipo de pele costuma apresentar vermelhidão, coceira, manchas e tem tendência a descamar. Sendo assim, loções e gel-creme são os tipos mais indicados.
E quanto ao FPS ideal em um dia de praia? Essa necessidade varia de acordo com o seu tom de pele:
Pele claríssima: por ser muito sensível ao sol, dificilmente se bronzeia e a tendência é ficar vermelha. Sua exposição ao sol pode ocasionar irritação e apresenta um alto risco de câncer, por isso é recomendado usar fator de proteção solar 60 ou 70.
Pele clara: também bronzeia pouco e queima com grande facilidade, também é suscetível a risco de câncer de pele e propensa a manchas. Para esse tipo de pele o indicado é usar protetores com, no mínimo, FPS 50.
Pele morena clara: Nos primeiros dias de praia, deve-se usar filtro com fator elevado, de FPS 45 a 60. À medida que a pele vai se acostumando, pode-se diminuir o fator de proteção, mas nunca usar um menor que 30.
Pele morena: Não é tão sensível ao sol quanto as outras, queima moderadamente e se bronzeia com mais facilidade. Porém, a longo prazo, pode adquirir manchas escuras provocadas pelo sol. Por isso, é importante usar sempre fator de proteção 35 ou 40.
Pele morena jambo: Apesar de ser uma pele mais resistente, por precaução contra o envelhecimento e cuidado com a saúde, recomenda-se que o FPS usado seja o 30.
Peles mulatas e negras: Pode-se manter o filtro entre o fator de proteção solar 30 e 15 em todos os dias de exposição ao sol. A pele negra não sofre queimaduras, mas necessita de proteção contra o envelhecimento precoce e o risco de câncer.

              Blog de Deusa / corpo seguro



Nenhum comentário: