sábado, 22 de novembro de 2014

Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?E 6 Hidratações caseiras para cabelos secos.

Escrito por Deusa Martins
Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?

Você faz escova progressiva? Então você já sabe que é preciso tratar os fios adequadamente para mantê-los saudáveis, não é?

No início, o resultado da progressiva é perfeito, as perdas são invisíveis: com o tempo, o cabelo fica mais propenso a perder água e massa. Nutrientes vitamínicos, queratina, aminoácidos, proteínas e outras substâncias estruturais também são perdidas. É preciso fazer todas as reposições necessárias para que ele não vá ressecando e perdendo a vitalidade com o tempo.

Cuidados com os Cabelos Pós Progressiva

Para recuperar o cabelo quimicamente tratado, hidratação nunca é demais. Mas, se a máscara utilizada tem queratina, é preciso usar com moderação, já que o excesso da substância endurece o fio. Produtos que prometem cauterização e nano queratinização capilar devem ser aplicados sob orientação de um profissional, pois somente ele sabe a quantidade certa e a hora de usar. Normalmente, os cosméticos vendidos diretamente ao consumidor são menos concentrados. Como a maioria das pessoas não sabe a dosagem correta, dessa forma evita-se um pouco os excessos.

É comum ouvir por aí que o xampu sem sal ajuda a manter a escova progressiva por mais tempo. Porém, essa formulação não existe. Na verdade, todo xampu tem sal. Mas alguns têm menos quantidade da substância na formulação. O fator mais importante a ser observado é o pH do produto.

As químicas da escova progressiva são alcalinas e desencadeiam alterações no pH natural do cabelo, que é ácido (variando de 4,5 a 5,5). O cosmético utilizado deve seguir esse padrão para manter as características naturais e saudáveis, pois a alcalinidade favorece a abertura das cutículas.

Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?
Cabelos Quimicamente Tratados

Como evitar que os fios com química fiquem quebradiços e opacos?

Após qualquer alteração química, os cabelos não serão os mesmos. Além de cuidados específicos no dia-a-dia, é necessário refazer a escova progressiva periodicamente para manter os resultados alcançados.
Utilizar produtos indicados pelo cabelereiro auxilia na manutenção dos fios  e do  tratamento. Outra maneira de deixar o cabelo sempre lindo, é a maneira com que se lava. O ideal é massagear a raiz, para manter a oleosidade natural e passar o condicionador a uns três dedos da raiz para baixo.
Use xampu com pH neutro e sem corante. Outra opção são os xampus infantis, quando o produto utilizado na escova tiver pequena quantidade de formol. Depois de fazer a escova progressiva, não é recomendado usar xampu para cabelos danificados, ressecados, anti-frizz ou anti-resíduos de limpeza profunda, pois eles aceleram a retirada da química dos fios, fazendo com que a escova dure menos tempo nos cabelos.
Você pode usar também xampus para cabelos tingidos, com química ou relaxamento, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva. Procure seguir a mesma linha de tratamento quando for escolher o condicionador.
Antes de secar os cabelos com secador, não esqueça de proteger os fios com um leave-in (sem enxágue) com proteção térmica: isso vai evitar que o produto da escova progressiva seja retirado.
Não durma com os cabelos molhados, isso modifica a estrutura dos fios. A situação ainda piora se dormir com os cabelos presos: como eles ficam mais elásticos por causa da progressiva, vão se quebrar com muita facilidade e ficar todos marcados. O ideal é secar corretamente antes de dormir.
Um dos principais cuidados pós-progressiva é manter os fios bem hidratados. Após fazer a escova progressiva, os fios são encapados por uma película protetora, e isso impede a absorção de outros produtos pela cutícula do cabelo. Trate os fios com queratina entre 10 e 15 dias antes de fazer a progressiva. Assim, o fio é impermeabilizado com a queratina, mantendo o cabelo hidratado.


Depois de um mês, os cabelos começam a perder a capa protetora da progressiva e a hidratação passa a fazer efeito outra vez.  Aplique semanalmente cremes que contenham ingredientes na composição como lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas, que ajudam a manter a umidade e hidratação natural dos fios. Se não puder ir ao salão, faça a hidratação em casa mesmo. O importante é não deixar os cabelos desidratados.

6 Hidratações caseiras para cabelos secos

DamagedHair 6 Hidratações caseiras para cabelos secos
Olá meninas. A super dica de hoje: Hidratação caseiras para cabelos secos . O uso de secador, chapinha e químicas acabam deixando os fios ressecados. Para manter os cabelos saudáveis é preciso muito hidratação . Aprenda 6 super hidratações caseiras que vão deixar os fios, hidratados e saudáveis.
Super dica: O segredo para uma boa hidratação é a massagem. Quando for fazer hidratação . Separe uma mecha de cabelo, e passe a mistura 3cm longe da raiz. Vá fazendo massagens na mecha de cabelo, no sentido da raiz até a pontas. Faça uma massagem de 2 minutos em cada mecha. Separe o cabelo em várias mechas, e passe a mistura em todas, sempre passando o produtos da raiz até as pontas.
Benefícios:
  • Bepantol – rico em B5 que combate o ressecamento dos fios
  • Azeite – um hidratante natural potente contra cabelos secos .
  • Maça – devolve a maciez e brilho  aos fios
  • Banana – deixa os cabelos maleáveis e sedosos
  • Mel – deixa os cabelos sedosos,  hidratados e com  brilho.
01) Hidratação para cabelos secos  – mel
  • 2 colheres de azeite
  • 3 colheres de mel
  • 1/2 abacate amassado
Passo a passo: Passe a mistura 3cm longe da raiz.  Vá fazendo massagens na mecha de cabelo, no sentido da raiz até a ponta dos cabelos. Fique massageando cada mecha uns 2 minutos.  Repita este processo no cabelo todo. Deixe agir por 20 minutos.

02) Hidratação para cabelos secos –  azeite:
  • 3 colheres máscara de hidratação (qualquer marca de sua preferencia)
  • 1 colher se sopa de azeite de oliva
Passo a passo: Misture tudo. Passe nos cabelos mecha por mecha. Deixe agir por 25 minutos. Enxague em agua fria.
03) Hidratação para cabelos secos –  Bepantol solução:
  • 1 tampa de bepantol solução
  • 3 colheres de sua máscara de hidratação 
Passo a passo: Misture tudo. Passe nos cabelos mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos.
04) Hidratação para cabelos  secos–  azeite e Bepantol solução:
  • 1 tampa de bepantol solução
  • 1 colher de azeite
  • 1 colher de máscara de hidratação
Passo a passo: Misture tudo. Passe nos cabelos mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue em água fria.
05) Hidratação para cabelos secos – banana:
  • 1/2 maça
  • 1 banana
Passo a passo: Bata tudo no liquidificador. Passe nos cabelos mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos. Enxague em agua fria.
06) Hidratação para cabelos secos – cenoura:
  • 1/2 pote de iogurte
  • 1 colher de mel
  • 1/2 cenoura
Passo a passo: Misture tudo e passo nos cabelos mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos.

Cabelo seco é diferente de ressecado; veja como tratar


Você confunde cabelo seco e cabelo ressecado? Eles são realmente parecidos, mas surgem por motivos diferentes. O cabelo seco é determinado por uma característica hereditária. "Eles não são sedosos e são opacos devido à produção reduzida de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo", explica a dermatologista e tricologista Angélica Pimenta, da Sociedade brasileira de Dermatologia. "Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se mais facilmente, deixando o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes". 

Já o ressecamento é um problema que pode afetar qualquer tipo de cabelo, do seco, misto, oleoso ao normal, é aquele que sofre os efeitos de agentes externos e em geral está recebendo pouca hidratação. O cabelo ressecado pode ter sido submetido a algum tipo de química ou pode estar saturado pelo uso constante de pranchas e secadores. No entanto, os dramas do cabelo seco e do ressecado são parecidos: volume fora de controle, com frizz, fios quebradiços, pouco brilho, pontas duplas e fios difíceis de pentear. Mas alguns cuidados básicos ajudam a domar as madeixas e torná-las bonitas e saudáveis. Veja quais são: 

Hidratantes 

Você pode até usar shampoo e condicionador potentes, mas nem sempre isso é suficiente para ter cabelos saudáveis. Com tantas agressões externas, como sol, poluição e tratamentos químicos, a hidratação dos cabelos passou a ser fundamental na rotina de qualquer pessoa que deseje ter fios brilhantes e sedosos. Quem tem cabelo seco, deve usar e abusar das hidratações, já que a técnica ajuda a devolver aos fios secos a umidade que eles, por determinação genética, não tem. Angélica Pimenta explica que o procedimento deve ser feito com máscaras e soluções concentradas, nutritivas e umectantes. "Hoje existem produtos maravilhosos, enriquecidos com aminoácidos, ácidos graxos, proteína e queratina, o ideal é sempre usar produtos profissionais e com pH adequado". 

"As hidratações podem ser feitas uma vez por semana ou a cada vinte dias, dependendo do estado dos fios", conta a cabeleireira Marília Kikuchi, técnica de beleza da Condor. Ela explica que o ideal é sempre ir a um profissional para aplicar a técnica, mas a hidratação caseira também pode ser uma excelente aliada, principalmente para quem vive na correria. 

Ampolas de hidratação 

A hidratação é realmente indispensável para ter cabelos lindos, mas quando falta tempo, as ampolas de hidratação, que agem em poucos minutos, podem ser uma boa solução. Elas são usadas durante o banho, substituindo o condicionador, e em cerca de três minutos a fórmula apresenta resultados parecidos com os da hidratação convencional. A dermatologista e tricologista Angélica explica que as ampolas de hidratação têm alta concentração de vitaminas e componentes hidratantes e por isso são eficientes. Elas podem ser usadas no lugar do condicionador uma vez por semana. 

O tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do cabelo, de São Paulo, faz a ressalva: "quando o cabelo é muito ressecado ou possui muita química, o ideal é optar por máscaras de hidratação que ficam no cabelo por mais tempo, penetram nas camadas mais profundas do fio e são mais bem absorvidas". 

Óleos essenciais 

Os óleos essenciais para os cabelos são a última aposta dos grandes fabricantes de cosmético. A promessa é de um cabelo mais nutrido e sedoso. A cabeleireira Marília Kikuchi explica que esses produtos conseguem de fato reter a umidade dos fios,ajudando  na hidratação, mas que vale dar preferência aos óleos de coco e abacate, que são ricos em vitaminas e ácidos graxos, proporcionando uma maior hidratação. Além disso, os óleos essenciais também ajudam a tirar o frizz dos cabelos e disfarçam as pontas duplas. 

Reprodução
Reprodução


Corte mais frequente 

Todo cabelo precisa de corte pelo menos a cada três meses, mas os cabelos secos provavelmente precisarão encarar as tesoura com frequência ainda maior. "O corte deve ser feito sempre que as pontas estiverem danificadas, independente do tipo, pois pontas duplas, enfraquecidas e quebradiças não podem ser recuperadas", explica Angélica Pimenta. Quem tem cabelo seco vai se deparar com o problema mais rápido, já que o cabelo seco tem maior propensão ao desenvolvimento de problemas estéticos. A cabeleireira Marília Kikuchi complementa: "pontas saudáveis otimizam a hidratação, pois permitem que os hidratantes sejam absorvido de maneira mais eficiente". 

Os melhores finalizadores 

"Produtos à base de ceramidas, tutano de boi, queratina, jaborandi, macadâmia, vitamina A e semi di lino, são ótimas opções para o tratamento de cabelos secos", explica Marília Kikuchi. "Eles são ótimos para devolver aos cabelos secos a umidade que não existe naturalmente". Ou seja, além de melhorar o aspecto dos fios, eles tratam as madeixas. A dica da dermatologista Angélica Pimenta é utilizar produtos em sérum. "Eles hidratam, diminuem os poros e aumentam o brilho dos fios, sem deixá-los com aspecto pesado", explica. 

Protetor solar 

Seja seu cabelo oleoso, seco ou normal, você precisará de um bom protetor solar. Você pode não notar, mas ele é um dos principais agressores do fio. O tricologista Valcinir Bedin, explica que o excesso de sol destrói as proteínas do fio de cabelo, detonando a cutícula do fio. O especialista recomenda o uso de leave-in que contenha o protetor contra a luz do sol. 

Shampoo e condicionador específicos 

Nada de pegar o shampoo e o condicionador que estiverem mais à mão no chuveiro, a dupla precisa ser específica para o seu tipo de cabelo. "Os produtos para quem tem cabelo seco devem ter componentes umectantes cuja função é hidratar, dessa forma, o uso contínuo e correto ajudará a deixar as madeixas mais macias, brilhantes e com aparência mais saudável", conta Angélica Pimenta. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)

Dicas para cabelos com química

Quem tem os cabelos quimicamente tratados, seja com produtos alisantes ou tintas para cabelo devem ter um cuidado especial para garantir a beleza e a integridade dos fios. Algumas dicas para manter os cabelos tratados com química sempre bonitos são:
  • Usar o shampoo e um condicionador para cabelos quimicamente tratados a cada lavagem;
  • Aplicar uma máscara de hidratação 1 vez por semana;
  • Sempre que usar a chapinha, usar um creme para pentear Leav in, sem enxágue antes do processo;
  • Passar um sérum protetor para as pontas dos cabelos após a chapinha ou secador.
O tempo ideal para retocar o alisamento nos cabelos é de aproximadamente 6 meses. E os especialistas garantem que o retoque só deve ser feito na raiz, ou seja, na parte do cabelo que já cresceu. Passar o alisante em todo o comprimento do cabelo uma outra vez irá certamente danificar os fios e ele ficará todo quebrado.
Quem tem os cabelos com química pode pintar os cabelos, mais as tintas não devem ser muito claras, nem a água oxigenada que usa na mistura pode ser superior a 10 volumes.
Outra dica importante para quem tem os cabelos com química é sempre que for à piscina ou à praia usar um protetor solar para cabelos, em forma de spray ou mousse, e prendê-los cobrindo-os (secos) com um chapéu ou boné. Assim os raios ultra violetas não prejudicam o cabelo, queimando-os.



                           Blog de Deusa 

Nenhum comentário: