sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Voltando aos cachos - como cuidar dos cabelos em transição


No post de hoje falamos sobre transição, e como cuidar dos cabelos neste período. Honestamente, nunca fiz processos químicos, apenas relaxamento uma única vez, e não chegou a mudar a estrutura dos fios, não tirou os cachos, apenas reduziu volume.


Blog manual dos cachos - transição capilar
Mas, a pergunta “como disfarçar os cabelos ressecados e espigados durante a transição?” é a que mais recebo. Fiz várias pesquisas, inclusive com minha irmã, que passou por transição. Durante anos ela fez escova progressiva a cada 3 meses e chapinha em casa quase todos os dias. Quando resolveu assumir os cachos, o cabelo estava quebradiço e sem vida, por isso optou por fazer o Big Chop, na época nem sabíamos que se chamava BC esse tipo de corte para tirar a química.

Particularmente, acho o melhor jeito de voltar aos cachos, tirando a parte com química preocupando-se apenas em cuidar do cabelo que está nascendo, já que a química altera a estrutura do fio e nada é capaz de recuperar um cabelo quimicamente tratado. Apenas os fios que estão nascendo reagem aos cremes de pentear, hidratações e nutrições.

O problema é que existe um enorme tabu em relação a mulheres de cabelos curtos. O corte pixie ou “joãozinho” como muitos conhecem, esteve na moda por muito tempo e mesmo assim, as mulheres ainda tem vergonha de usar o cabelo curto, porque infelizmente na nossa cultura bonito é ter cabelo longo. Pelo menos, é no que a grande maioria acredita.

Mas ninguém é obrigado a fazer BC, para quem optou por não cortar seguem as dicas:
Produtos  amigos

Abuse dos produtos que estimulam os cachos como modeladores e ativadores. Eles não recuperam as partes alisadas, mas ajudam a disfarçar e cuidar da parte que está cacheada.
 
Texturização

Ela ajuda a igualar os cabelos, que normalmente ficam com raiz enrolada e pontas esticadas, por isso é preciso uma ajudinha extra para formar os cachos nas pontas. Depois da fitagem com creme de pentear faça tranças de duas mechas ou torcidinhos, prenda em coques - deixe secar naturalmente - se usar o difusor opte por ar frio para não danificar os fios. Solte e use um ativador de cachos.

Hidratação, nutrição, reconstrução

Abuse da hidratação e nutrição. Sempre. Sempre mesmo! É sério gente, isso ajuda a repor os líquidos e nutrientes que os cabelos precisam para ter brilho, maciez e vida. Quanto mais bonito seu cabelo estiver, mais fácil será para você enfrentar esse momento que os fios ficam com aspecto estranho. 

Já a reconstrução deve ser feita apenas de 15 em 15 dias, mas vai ajudar a recuperar seus cabelos dos danos causados pelos processos químicos. Você pode usar o cronograma capilar para te ajudar com esses tratamentos. Dicas de hidratação.
Evite

Nessa fase o cabelo fica muito fragilizado, enfraquecido e quebra com facilidade. Se puder, evite fazer luzes, descoloração, tinturas, chapinha, escova, usar secador com ar quente, e não lave seus cabelos com água muito quente para não deixar os fios ainda mais ressecados.

Para finalizar, tem um pouco sobre a transição da Priscila Silva, achei bem legal todo o processo de transição e auto-aceitação pelo qual ela passou. Vale a pena assistir.


Por hoje é isso meninas, espero que possa ter ajudado vocês, se quiserem mandem perguntas e farei o possível para responder todas.



     Blog de Deusa  / manual dos cachos


Nenhum comentário: