segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dicas de Deusa - Como você mesmo em casa pode fazer seu hidratantes.


Escrito por Deusa Martins

Inicie pela textura dura, que é mais fácil de pegar consistência, e depois passe para outras

Os cremes que são vendidos em lojas de beleza e farmácias possuem ingredientes que a grande maioria das pessoas desconhece, como os triglicérídeo caprílico, o petrolato, a betaína e o miristrato de isopropilo. Por conta disso, é normal ficarmos receosos se compramos ou não o produto, porque não é possível, sem uma pesquisa prévia, saber o que estamos passando em nossa pele. (Saiba mais sobre os  riscos á saúde de usar hidratantes convencionais).
Uma possível solução é produzir seus próprios cremes. Com isso, você economiza, evita químicos nocivos e estimula a criatividade. Siga abaixo receitas básicas para criar cremes com diferentes consistências. Faça uma escala (igualando "uma parte" a 28 gramas; isso vai te dar uma quantidade razoável de loção para trabalhar).
1. Dura: mais fácil de fazer (sobre a consistência de manteiga em um ambiente frio)Esse tipo de creme é perfeito para o rosto, para as mãos ou para outros locais em que a hidratação seja necessária. Para fazê-lo, você deve separar duas partes de óleo líquido (oliva, amêndoas doces, abacate ou o que você quiser), três partes de algum líquido (água destilada, chá, hamamelis,suco de aloe vera, água de rosas, água de flor de laranja etc.), uma parte de cera de abelha e duas partes de óleo de coco;
2. Média: dificuldade média (sobre a consistência da manteiga amolecida)Três partes de óleo líquido (oliva, amêndoas doces,abacate  ou o que você quiser), dez partes de algum líquido (água destilada, chá, hamamelis, suco de aloe vera, água de rosas, água de flor de laranja etc.), uma parte de cera de abelha, três partes de óleo de coco, duas partes de amido de milho e cinco partes de mel (opcional, mas contribui para a homogeneização dos ingredientes);
3. Macia: maior dificuldade (sobre a consistência da maioria das loções compradas em lojas)Este tipo é perfeito para as pernas, braços ou outras áreas extensas do corpo. Para fazer, você precisará de quatro partes de óleo líquido (oliva, amêndoa doce, abacate ou o que você quiser), 15 partes de algum líquido (água destilada, chá, hamamelis, suco de aloe vera, água de rosas, água de flor de laranja etc.), uma parte de cera de abelha, quatro partes de óleo de coco, quatro partes de amido de milho e cinco partes de mel. Recomenda-se, nesta receita, a utilização do suco de aloe vera, que possibilita uma maior unidade entre os ingredientes.
Antes de começar, decida qual óleo vegetal e essencial você vai utilizar. Na hora de escolher, leve em consideração o tratamento desejado ou o aroma esperado para a loção.  ver o óleo que mais lhe agrada. Em seguida, escolha qual líquido você gostaria de usar.
A melhor maneira de manter um produto consistente é medir os ingredientes por peso. Uma balança de cozinha seria o ideal. E para todas as receitas, será necessário derreter os ingrediente usando o fogão ou o aparelho de micro-ondas, exceto para o líquido.
A melhor maneira de fazer o creme é:
1. Derreta tudo junto (exceto o líquido e o amido de milho) no fogão ou no micro-ondas;
2. Aqueça o líquido, preferencialmente no fogão, até que ele esteja muito quente ou próximo do ponto de fervura;3. Despeje o líquido no processador de alimentos (ou liquidificador) e feche a tampa principal, mas deixa a tampa interna aberta;4.  Enquanto o aparelho está em funcionamento , despeje, lentamente, a mistura derretida na água.
Quando você colocar os ingredientes, a mistura provavelmente vai "voar" por cada fenda do processador de alimentos ou liquidificador. Retire a tampa e raspe a loção para o recipiente principal. Em seguida, raspe as laterais do processador. Quanto mais a mistura se unir e solidificar, menos ela vai "voar" até o topo. E depois de fazer esse processo cerca de 5 vezes, dificilmente alguma coisa se desprenderá, e esse é o sinal de que a mistura está pronta. 
Nesta fase, retire a tampa do processador de alimentos e coloque o recipiente principal em seu freezer por alguns minutos. Em seguida, retire-o e misture novamente. É recomendável que você repita esse processo algumas vezes até que você tenha certeza de que os óleos e líquidos se uniram. A maneira mais rápida de aglomerar esses ingredientes é: misturando, raspando e congelando eles. Depois de algumas horas, o creme vai se solidificar ainda mais.
Todo este processo é geralmente mais fácil com a receita de creme “duro” e um pouco mais complicada com a receita de creme “macio”. Por isso, o recomendável é que se comece pela textura dura, e depois passe para os processos mais fáceis. 

                            Blog de Deusa


Nenhum comentário: