sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Lábios ressecado

           
As causas dos lábios ressecados podem ser consequência de desidratação, queimadura solar, do tempo frio ou do clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o lábio inferior.
Quando se trata apenas de uma inflamação dos lábios, os cantos da boca tornam-se dolorosos, irritados, vermelhos, rachados e descamativos, podendo se tornar porta de entrada para infecções e também causar muito desconforto no momento das refeições.
Para hidratar os lábios ressecados é recomendado beber bastante água, passar um batom de manteiga de cacau e não molhar os lábios com saliva, porque a saliva deixa os lábios ressecados. Uma outra boa solução é passar um pouquinho da pomada Bepantene nos lábios.
Embora a suplementação alimentar com Ribo favina possa ser uma boa alternativa de tratamento, o dermatologista será o médico indicado para examinar e descobrir a causa do problema e indicar o tratamento ideal, especialmente quando os hidratantes para lábios não são suficientes para acabar com o problema.

Hidratante caseiro para lábios ressecados

Um excelente hidratante caseiro para lábios ressecados pode ser feito em casa utilizando produtos naturais, como óleo de amêndoas e mel.
O óleo de amêndoa e a cera de abelha criam uma barreira de proteção contra o vento e o frio. O mel e a vitamina E regeneram a pele danificada e a alfazema aromatiza e acalma a pele irritada, sendo muito útil para hidratar os lábios ressecados e rachados.

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de óleo de amêndoa
  • 1 colher(sopa) de cera de abelha raspada
  • 1 colher (chá) de mel
  • 1 capsula de vitamina E (400UI)
  • 10 gotas de essência de malaleuca
  • 5 gotas de essência de alfazema

Modo de preparo

Aqueça em banho maria o óleo de amêndoa e a cera de abelha raspada. Ao derreter, retire do fogo e adicione o mel. Quando a mistura estiver à temperatura da pele, adicione o conteúdo dos outros ingredientes. Colocar em um potinho bem fechado e, quando esfriar, aplicar nos lábios várias vezes ao dia.
Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais
Um ótimo protetor caseiro para lábios pode ser feito usando cera de abelha e óleo de amêndoa doce porque estes ingredientes hidratam profundamente a pele e os lábios, evitando os lábios ressecados.

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
  • 1 colher (sopa) de raspas de cera de abelha
  • 1 colher (sopa) mel
  • 5 gotas de óleo essencial de camomila 
  • 10 gotas de óleo essencial de neroli ou flor de laranjeira

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea e depois colocar a mistura em um ou vários recipientes pequenos de metal ou vidro, deixando esfriar. Para armazenar basta deixar em um lugar fresco ou na geladeira por, no máximo, 3 meses.
Além deste protetor caseiro para lábios, para evitar os lábios ressecados é importante beber bastante água e evitar molhar os lábios com a saliva. Para tratar os lábios ressecados, uma ótima solução também é passar um pouco de pomada Bepantene nos lábios.


     Blog de Deusa / dicas de saúde


Nenhum comentário: