terça-feira, 18 de novembro de 2014

Apneia do sono: o que é, cirurgia e tratamento com máscara Falta de concentração e mau humor estão entre os sintomas do distúrbio do sono por Redação



Dormir bem reduz o risco de infarto, restaura as funções do corpo e melhora o humor e a memória. Distúrbios do sono, como a apneia, podem resultar em uma noite mal dormida, que eleva as chances de obesidade e esquecimentos. “A apneia é um dos problemas do sono mais comuns e que acomete principalmente homens, mas também atinge mulheres”, afirma o neurologista André Felício.

O que é

“A apneia é um distúrbio obstrutivo do sono, no qual há um aumento da resistência nas vias aéreas superiores que determina dificuldade à passagem de ar durante o sono, período em que há maior flacidez do arcabouço das vias respiratórias superiores”, define o especialista. Esse distúrbio causa pausas respiratórias, ronco e falta de oxigênio no sangue, chamada de hipoxemia.
Segundo o Felício, o que provoca o ronco é a flacidez durante o sono de algumas estruturas como palato mole e úvula. Além disso, a composição óssea da face, pescoço e a abertura da boca dificultam a passagem de ar. “É importante ressaltar que nem todas as pessoas que roncam têm apneia”, ressalta.

Sintomas

Se a pessoa dorme sozinha, às vezes demora em perceber que possui o distúrbio. Por isso é importante ficar atenta a outros sintomas da apneia, como sonolência excessiva diurna, falta de concentração, mau humor e hipertensão arterial.

Tratamento

tratamento para a apneia requer medidas como perda de peso, uso deaparelhos intra-orais e em alguns casos cirurgias otorrinolaringológicas e uso demáscaras para apneia com pressão contínua de oxigênio (CPAP).

Cirurgia

“A cirurgia é indicada em situações específicas como crianças e adolescentes roncadores, mau formações craniofaciais ou quando o tratamento com aparelho intra-oral ou CPAP não é tolerado ou não funciona”, explica o especial.

   Blog de Deusa / bolsa de mulher 



Nenhum comentário: