quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mitos e verdades sobre as meias de compressão

Ficar muito tempo de pé ou sentado, o sedentarismo, a má alimentação, o uso do cigarro e de pílulas anticoncepcionais, além da tendência hereditária, são alguns dos fatores que contribuem 
para o desenvolvimento de problemas circulatórios nas pernas.

As consequências mais comuns destes hábitos são o surgimento de vasinhos, varizes e edemas de natureza linfática, nos casos mais graves.
As meias de compressão, como as da marca Kendall – que previnem e tratam dos problemas venosos com tecnologia de ponta e rigoroso controle de qualidade –, são importantes armas para ajudar na prevenção e no combate de problemas circulatórios nas pernas. Confira abaixo os mitos e verdades sobre o uso do produto e seus benefícios:
  • Não há métodos de prevenção para problemas circulatórios como varizes.

MitoOs problemas circulatórios podem ser prevenidos com dieta saudável, abolição do tabagismo, evitando excesso de peso, com a utilização das meias de compressão e a prática regular de exercícios físicos. No caso das meias há diversas graduações de compressão específicas para cada estágio de problema circulatório.
  • Qualquer tipo de meia ajuda em problemas de circulação.

MitoApenas as meias de compressão graduada contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática. As meias Kendall possuem uma compressão graduada que garante uma maior compressão no tornozelo e que diminui à medida que sobe em direção a coxa, facilitando e melhorando a circulação sanguínea.
  • Existem meias de compressão diferentes para homens e mulheres.

Verdade. Existem modelos masculinos e femininos; porém as compressões são as mesmas: suave compressão, média compressão, alta compressão e extra alta compressão.
  • Homens não estão sujeitos a problemas circulatórios.

Mito. Dores, inchaços e sensação de peso nas pernas não são sintomas que acometem apenas as mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) um em cada cinco homens sofre com problemas circulatórios, em especial com as varizes (veias que ficam tortuosas, alongadas e dilatadas devido a diversos fatores, como alterações hormonais, hereditariedade, obesidade, cigarro, vida sedentária, entre outros). Um estudo desenvolvido em Israel e nos Estados Unidos aponta que 3% dos homens e 20% das mulheres têm varizes aos 30 anos de idade. Aos 70 anos de idade até 70% das pessoas podem apresentar varizes dos membros inferiores.
  • Grávidas devem usar meias de compressão para evitar problemas circulatórios durante a gestação.

Verdade. Durante a gravidez o volume de sangue circulando pelo organismo aumenta. Também há o crescimento do útero, responsável por exercer forte pressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior, que drena o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal. Isso faz com que a pressão sanguínea nas veias das pernas seja maior, influenciando o desenvolvimento de doenças venosas. Com os vasos recebendo maior volume de sangue podem surgir problemas circulatórios nos membros inferiores e, no caso de mulheres que já convivem com o problema, pode ocorrer piora e aparecimento de dores e desconforto. O uso da meia de compressão ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas.
  • Não importa o tipo de compressão das meias, todas têm o mesmo efeito.

Mito. Cada compressão é indicada para diferentes tipos e estágios dos problemas circulatórios.
Suave compressão: Seu uso é indicado para prevenção e bem estar. Ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação, para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, para quem fica muito tempo em pé ou sentado, para quem tem propensão hereditária e é recomendável para viagens de longa distância (previne a Síndrome da Classe Econômica).
Média compressão: É indicada para quem sente dores acentuadas nas pernas no final do dia. Nos casos acentuados de inchaço, dores, cansaço e varizes nas pernas. Durante e após a gestação, para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, para quem fica muito tempo em pé ou sentado, para quem tem propensão hereditária e, antes e após cirurgias.
Alta compressão: É indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Nos casos graves de inchaço, dores, cansaço e doenças venosas.
Extra-alta compressão – É indicada para pessoas com quadros varicosos intensos, úlceras venosas pós-trombóticas, edemas acentuados persistentes, graus extremos de elefantíase, além de tratar dermatofibrose acentuada.
  • O inverno faz com que surjam mais varizes.

Verdade. Por conta do frio, as pessoas tendem a se exercitar menos e a consumir alimentos mais calóricos, ocasionando o surgimento de algumas complicações vasculares, como problemas circulatórios periféricos, além de varizes e vasinhos nas pernas.
  • As propriedades da meia desaparecem após a lavagem.

Mito: Se forem seguidas as dicas de como lavar a meia, seu efeito permanece intacto.



    Blog de Deusa / ED Estetic Derm



Nenhum comentário: