sexta-feira, 7 de novembro de 2014

10 DICAS PARA AJUDAR A CONTROLAR O DIABETES

                                                         Diabetes Mellitus

O que é diabetes?

É uma doença provocada por deficiência na produção e/ou na ação da insulina. A diabetes leva a sintomas preocupantes e a complicações crônicas diversas. O transtorno acontece devido à falha no metabolismo da glicose, da gordura e da proteína. Quando se instala rapidamente gera uma série de problemas.
Basicamente esta enfermidade se divide em 4 tipos: a diabetes mellitus tipo I, a diabetes mellitus tipo II, outras formas de diabetes e a diabete gestacional. O primeiro é provocado quando há a destruição de células beta do pâncreas. Isto se deve à doença autoimune, que leva à deficiência de insulina. A diabetes mellitus do tipo II é causada por alguma resistência à ação da insulina associada também à falha na produção da mesma. Outras formas de diabetes costumam ser provocadas por doenças pancreáticas, por alterações genéticas, por infecções, pelo uso de medicamentos ou disfunções endócrinas, por exemplo. Já a gestacional é detectada ainda durante a gravidez em pacientes que não demostraram elevação prévia de glicose.
Esta é uma condição que pode afetar homens e mulheres de todas as idades. As complicações são crônicas e é preciso apender a lidar com a grande maioria delas, de forma a evitar transtornos futuros.

Agente causador

São diversas as causas da diabetes, variando, por exemplo, de acordo com a sua tipologia. A grande maioria dos problemas é decorrente de disfunções da insulina. Esta é um importante hormônio produzido pelo pâncreas, órgão que fica logo atrás do estômago. A insulina é responsável por levar o açúcar, ou glicose, do sangue para as células. Nas células este açúcar é utilizado de forma a gerar energia para o corpo humano.
Indivíduos com diabetes possuem pouca insulina, às vezes nenhuma. Pode também haver falhas na absorção da insulina. Com isto ocorre um acúmulo de glicose no sangue e falta energia para o organismo funcionar. Este é o quadro que leva às características particulares da enfermidade.

Como lidar com o transtorno

A diabetes é algo bastante complicado. Isto porque o tratamento tende a durar para toda a vida e a pessoa precisa aprender a conviver com os sintomas e transtornos. Não há uma cura para a diabetes, ela pode somente ser controlada.dicas diabetes
De uma forma geral ela pode provocar duas situações: nível alto de açúcar no sangue ou nível baixo de açúcar no sangue. Nesta última a pessoa sente fome, irritabilidade, nervosismo, fraqueza, tremores, palpitações, sudorese. Já na outra é comum haver sede, tontura, ânsia, embaçamento da visão, dor no estômago, hálito com odor estranho, vontade frequente de fazer xixi, rosto corado, pele seca e respiração acelerada, por exemplo.
Para que tais situações não ocorram ou diminuam em intensidade e em periodicidade, é importante adotar hábitos de vida que ajudam no controle. A alimentação é um cuidado fundamental, para que a quantidade de glicose esteja sempre monitorada. A prática de exercícios físicos também deve receber atenção, assim como o consumo de álcool.

Tratamento

Além dos cuidados com a alimentação, que serão explicados logo abaixo, é imprescindível seguir à risca o tratamento. Caso contrário, a portador sofrerá constantemente com as complicações e poderão ocorrer sérios transtornos.
Um acompanhamento médico se faz necessário para o resto da vida. O organismo deverá estar sempre monitorado, assim como os níveis de glicose. O paciente precisa aprender a controlar a taxa de glicose e a reconhecer se a situação é de pouca ou muita insulina no sangue, para então tomar as devidas providências.
A insulina é aplicada com injeções e o médico estipula o tipo e a hora a ser administrada. Um aparelhinho que recebe o nome de glicosímetro ajuda bastante, já que com ele é possível medir o nível de açúcar no sangue. Paciente com diabetes não devem fumar e consumir bebidas alcóolicas.

Importância da alimentação

O cuidado com a alimentação é fundamental. A glicose é proveniente principalmente do que ingerimos, sendo que está presente em alimentos com amido como pães, arroz e massas, por exemplo. Portanto, ter atenção ao que se come é imprescindível neste caso.
Portadores de diabetes precisam estabelecer juntamente de um nutricionista um plano alimentar. É preciso descobrir quantas calorias precisam ser ingeridas em cada refeição e com que frequência comer. As refeições terão horários determinados e legumes, verduras e frutas deverão ser ingeridos.
Alimentos ricos em fibras são preferíveis. Com isto a pessoa pode comer pães e massas, desde que sejam integrais. Guloseimas, frituras e doces precisam ser evitados. Beber muita água é fundamental. Controlando a alimentação a diabetes começa a ser devidamente amenizada. É importante seguir à risca as orientações médicas e medir constantemente o nível de glicose. Além desta medida uma série de outras alternativas estão disponíveis para quem deseja controlar o diabetes.

10 dicas para ajudar a controlar o diabetes

  • Portadores de diabetes precisam comer 5 ou 6 vezes por dia porções estipuladas;
  • Consultar um nutricionista é fundamental, de forma a montar um plano alimentar;
  • Praticar atividades físicas ajuda bastante. Escolha o que mais lhe agrade e comece a colocar o corpo para se movimentar;
  • É importante evitar mudanças bruscas de peso. Engordar ou emagrecer demais é algo perigoso para portadores de diabetes;
  • Bebidas alcóolicas e cigarros devem ser cortados ou reduzidos ao máximo;
  • O consumo de sal e de gorduras precisa ser o mais limitado possível;
  • Alimentos diets devem ser ingeridos, não somente os light;
  • Legumes e verduras são aliados nesta luta. Adquiria o hábito de inseri-los nas refeições, principalmente os que possuem coloração viva;
  • As refeições precisam ter horário estipulado;
  • Doces, frituras, gorduras e refrigerantes necessitam ser cortados da dieta, ou ao menos reduzidos.
Estas são algumas dicas para portadores de diabetes que estão aprendendo a lidar com o transtorno. É possível levar uma vida relativamente bem e saudável mesmo com a enfermidade. Com o passar do tempo estas medidas se tornam habituais e os sintomas serão cada vez mais controláveis. Consulte um médico com frequência e não se esqueça da importância da alimentação. Controlar o diabetes é uma tarefa possível.


         Blog de Deusa / saúde medicina



Nenhum comentário: