sexta-feira, 7 de novembro de 2014

DIABETES GESTACIONAL


O QUE É A DIABETES GESTACIONAL?

É um transtorno que acomete mulheres durante o período da gravidez. A diabetes gestacional ocorre devido a uma quantidade elevada de açúcar do sangue, provocada por alterações na gestação. A condição tende a se normalizar sozinha após o nascimento da criança, no entanto, é preciso o devido acompanhamento médico.
A diabetes surge quando o corpo humano passa a não dar conta do processo de controle do açúcar no sangue. A insulina, responsável por esta tarefa, é produzida pelo pâncreas. Para que nosso organismo fique equilibrado ela deve regular a quantidade de glicose no sangue, transformando-a em energia. O excesso costuma ser armazenado.
Em casos de diabetes gestacional o nível de açúcar no sangue fica muito elevado. Isto ocorre devido a inúmeros fatores, como alterações hormonais. O principal fator que leva a esta condição é a necessidade da produção de insulina a mais para atender ao futuro bebê. Com isto, o corpo da mãe pode acabar sofrendo uma desregulação.
Mulheres obesas e com idade já um pouco avançada ficam mais vulneráveis ao problema. Parentes próximos que tenham diabetes é um outro indicador de maior predisposição. Já no início da gravidez um exame costuma ser feito para identificar pacientes com diabetes gestacional.

Diabetes gestacional e a gravidez

O grande problema do excesso de açúcar no sangue é a possibilidade de ele chegar ao feto. Com isto, o futuro bebê pode crescer demais, dificultando a hora no parto e aumentando a necessidade de uma cesariana.
Além disto, mães com diabetes gestacional correm o risco de seus bebês nascerem com icterícia ou com hipoglicemia. Problemas respiratórios são passíveis de ocorrer, assim como um aumento em demasiado do volume do líquido amniótico.Diabetes Gestacional, gravidez
Alguns estudiosos afirmam que a diabetes gestacional pode acabar levando a mulher a desenvolver uma diabetes no futuro. Pesquisas também têm apontado uma relação entre este transtorno na gestação e a obesidade infantil. Mulheres já diabéticas antes da gravidez necessitam tomar muito cuidado, pois a saúde do futuro bebê fica em jogo. É de extrema importância que se identifique este problema ainda no começo da gestação.

Como identificar (sintomas) e tratar

A pessoa somente irá descobrir sua diabetes gestacional durante os exames do pré-natal. É fundamental, portanto, que todos eles sejam realizados, de forma a evitar danos à saúde da mãe e do futuro bebê.
Mulheres que possuem uma sede anormal ou que sintam muito cansaço são possíveis portadoras de diabetes. É de extrema importância que exames sejam realizados para a exclusão de problemas.
Após detectada a diabetes gestacional, esta deverá ser controlada. O obstetra é quem irá auxiliar nesta tarefa, sendo que o médico endocrinologista também é muito indicado. A pessoa necessitará reduzir o consume de doces e de cafeína. Pequenas refeições deverão ser feitas, ao invés de poucas em grande quantidade. Além disto, a atividade física, dentre de limites, precisa ser estimulada.
A diabetes gestacional tem uma solução espontânea. Em casos mais graves injeções de insulina costumam ser prescritas pelo médico. Exames de ultrassom são também imprescindíveis, para o devido controle da situação.


          Blog de Deusa / saúde medicina



Nenhum comentário: