terça-feira, 26 de maio de 2015

ANGIOGRAFIA DAS CORONÁRIAS

examescor
O que é?

É um exame radiológico das artérias coronárias minimamente invasivo. Através do cateterismo cardíaco é realizada a injeção de contraste nas artérias do coração do paciente, é possível visualizar o seu interior (lúmen) e detectar se há problemas como obstruções que interferem no fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. É também denominada de cineangiocoronariografia.

Por que fazer este exame?

Porque com ele é possível detectar obstruções provocadas por placas ateroscleróticas (gordura) nas paredes das artérias, que podem causar angina (dor no peito) e o infarto. O exame também pode ser utilizado para ajudar no diagnóstico de malformações arteriais e aneurismas. Se houver obstrução completa de alguma artéria, o contraste não passa por ali. É o que acontece por exemplo, no caso do infarto. A realização desse exame durante as primeiras horas do início de um infarto permite a rápida detecção da artéria obstruída que deverá ser tratada (desobstruída) com a angioplastia coronária, aumentando muito a chance de sobrevida.

Como é realizado

Pode ser realizado com anestesia local ou sob sedação. Um pequeno cateter plástico (pequeno tubo flexível), será introduzido sem cortes, em uma artéria da região da virilha (femoral – mais frequente), do pulso (radial) ou do cotovelo (braquial – menos frequente).

O cateter então é direcionado ao local desejado com a ajuda de um aparelho radiológico que permite a visualização do trajeto percorrido. Quando o dispositivo estiver posicionado no local desejado, o contraste à base de iodo é injetado e assim se consegue visualizar claramente as artérias.

Existe algum tipo de preparo específico?

Em geral, o paciente deverá fazer jejum absoluto de seis horas. O procedimento dura em média 30 minutos para ser finalizado. Após a realização da angiografia, o paciente deve permanecer em repouso e observação por algumas horas. Caberá ao médico fazer a avaliação para determinar quando o indivíduo poderá voltar para casa.

Quando sai o resultado

No mesmo dia.

Preço

Varia em torno de R$ 2.500,00 a  R$ 5.000,00, mas a maioria dos planos de saúde cobre esse tipo de exame. Também é possível fazer pela rede pública.





             Blog de Deusa / Coração Alerta





Nenhum comentário: