domingo, 24 de maio de 2015

Dicas de Deusa-ARQUIVOS DA CATEGORIA: SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Pão de Batata Doce Sem Glúten



Para variar um pouquinho e substituir os pães tradicionais, separei uma receita que adoro. Além de não conter glúten, o Pão de Batata Doce fica fofinho e é ótimo para servir com pastinhas doces e salgadas. A receita é da Gilda Moreira, do blog Cozinhando Sem Glúten.

Ingredientes:

01 xícara (200 g) de purê de batata doce;
02 ovos;
01 colherinha de sal;
02 colheres (sopa) de farinha de linhaça;
03 colheres (sopa) de azeite de oliva;
01 colher (sopa) de vinagre de maçã;
01 xícara de farinha de arroz;
01 xícara de polvilho doce;
01 colher (sopa) de fécula de batata;
02 colheres (sopa) de amido de milho;
01 colher (sopa) de açúcar;
01 sachê de fermento biológico seco;
01 copo de água morna;
01 colher de chá de CMC ou de Goma Xantana – espessantes que ajudam a ligar as massas sem glúten.
Modo de Preparo:

Cozinhe a batata até ficar mole, então, amasse com um garfo ou com um amassador transformando-a em purê. Reserve. Prepare o fermento, misturando fermento, açúcar e água. Tampe e deixe descansando até dobrar de volume e formar uma camada de espuma por cima.

Enquanto isso, misture na tigela da batedeira as farinhas, a linhaça, o sal e o CMC – ou a goma xantana. Abra espaço entre os ingredientes secos e coloque os ovos, o vinagre, o purê de batata e o fermento levedado – todo o conteúdo. Bata por quatro minutos. A massa deve ficar firme. Se ficar muito mole, acrescente um pouquinho de farinha, se ficar muito dura, um pouquinho de água.

Transfira a massa para uma forma grande ou para duas menores e deixe descansando em um lugar abafado para que cresça. Pode ser dentro do micro-ondas ou do forno quentinho, mas desligado. Depois que crescer, leve ao forno a 1800, até dourar, por cerca de 30 minutos. Retire, desenforme e deixe esfriar. Pronto!

                                       Blog de Deusa

Pudim sem Glúten e sem Lactose


Está com vontade de comer pudim de leite condensado, mas não pode devido à intolerância à lactose? Esse pudim foi testado e está aqui especialmente para você. Ele é feito sem glúten, sem lactose, sem soja e sem leite condensado. Deliciosa e fácil de preparar, a receita vai te surpreender com o sabor. Vamos lá?

Ingredientes:

06 ovos;
400 ml de leite de coco;
01 xícara (chá) rasa de açúcar;
01 pitada de sal.
Para caramelizar a forma:

01 xícara (chá), aproximadamente, de açúcar;
¼ xícara (chá) de água quente.
Modo de preparo:

Comece pela calda: Coloque o açúcar em uma forma para pudim com furo no centro. Leve ao fogo baixo até o açúcar derreter; quando estiver dourado, coloque a água quente e mexa com cuidado. Deixe descansando.

Para bater o pudim, peneire as gemas para retirar a película, pois ela deixa a receita com o cheiro do ovo. Esse passo é muito importante, não deixe de fazê-lo. Depois, coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem. Em seguida, despeje na forma e leve ao forno em banho-maria por 01 hora, não é necessário cobrir – forno médio, a 180o, pré-aquecido.

O ideal é preparar o pudim um dia antes de consumir, para que ele fique na geladeira dentro da forma. Dessa maneira, ficará mais gostoso e mais firme. Antes de desenformar, aqueça a forma no fogão para ajudar a soltar a calda.

Experimente!   




                                         Blog de Deusa


Pizza de Frigideira Sem Glúten


Prática, rápida e versátil, a receita pode  ser consumida tanto imediatamente após o preparo, quanto alguns dias mais tarde. A Pizza de Frigideira Sem Glúten pode ser armazenada na geladeira por até 04 dias ou ser congelada por até 30 dias.

Sugiro esta pizza para aquela reuniãozinha com os amigos ou, até mesmo, para substituir o almoço ou o jantar em um dia durante a semana. Pode ser servida inteira ou em pedacinhos menores, como petisco. Vamos à receita!

Ingredientes:

¾ de xícara de água em temperatura ambiente;
02 ovos;
⅓ de xícara de polvilho doce;
⅔ de xícara de farinha de arroz;
½ colher (chá) de C.M.C*;
01 colher (chá) de sal;
½ colher (sopa) de fermento em pó;
¼ de xícara de óleo.
Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture com o garfo até se tornar uma massa bem homogênea, semelhante à massa de panqueca. Então, unte uma frigideira antiaderente e, com uma concha, coloque porção por porção.  Não é preciso untar a forma entre as porções, apenas uma vez é suficiente.

Ao colocar cada porção, espere um lado desgrudar para virar e finalizar o outro. Em seguida, acrescente o recheio sobre a massa ainda na frigideira e espere o queijo derreter. Sirva quente.

Se a escolha for congelar, coloque papel manteiga entre as porções para não grudar. Depois, leve do congelador direto para a frigideira e acrescente o recheio preferido.

*C.M.C é a abreviatura de carboximetilcelulose, um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar; sua propriedade principal é a grande capacidade de absorver água. O produto, de coloração ligeiramente amarelada, é apresentado na forma de pó. O C.M.C. age, primordialmente, como espessante neutro, mas também é emulsificante, agente de suspensão homogeneizante e aglutinante. É utilizado pela indústria alimentícia em bolos, sorvetes, cremes, glacês, entre outros.



                         Blog de Deusa


Bolo de Micro-ondas sem Lactose


Sem lactose, prática, nutritiva e deliciosa. Além de tudo isso, a receita ainda é rica em fibras e fica pronta rapidinho. Experimente!

Ingredientes:

03 ovos;
02 xícaras de açúcar mascavo;
01 xícara de aveia;
01 xícara de farinha de trigo;
⅓ de xícara de água morna;
½ xícara de óleo;
01 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio;
01 colher (sopa) de canela em pó;
01 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparo:

É bastante simples. Misture primeiro todos os ingredientes secos. Em seguida, acrescente os ovos e o óleo, misture novamente. Vá despejando a água aos poucos, até dar o ponto à massa. Por último, coloque o fermento. Leve ao micro-ondas, em uma forma de pudim especial para o forno, por 09 minutos. Não é preciso untar.

Você pode misturar na massa diversos ingredientes: banana picada, maçã, damasco, uva passa, frutas cristalizadas, amendoim, castanha de caju, nozes, etc. Para isso, coloque uma camada de massa na forma, as frutas ou demais ingredientes e, depois, o restante da massa.





                            Blog de Deusa



Bolo de Cenoura Sem Glúten



Com a cor e o sabor da cenoura, a receita é fácil e rápida de preparar. Esse bolo é ótimo para quem tem doença celíaca ou está reduzindo o consumo de glúten. Experimente!

Ingredientes:

02 cenouras raladas;
01 e ½ xícara de farinha de arroz;
01 e ½  xícara de açúcar;
01 xícara de óleo de canola;
03 ovos;
02 colheres (sopa) de fermento.
Cobertura:

365g (01 lata) de leite condensado diet;
04 colheres bem cheias de cacau em pó.
Modo de Preparo:

Bata os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e bata novamente. Coloque em uma forma forrada com papel manteiga e untada com um pouco de óleo. Asse a 180°C por 30 minutos.

Cobertura:

A cobertura é simples. Basta levar ao fogo o leite condensado e o cacau até ficar uma calda.







                 Blog de Deusa / Priscila Vargas





Postar um comentário