terça-feira, 26 de maio de 2015

CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO

Todos os dias, durante nossas refeições, ingerimos os nutrientes que nosso organismo utilizará para se manter em funcionamento. Muitas vezes não estamos atentos à composição dos alimentos, podendo prejudicar o trabalho dos nossos órgãos ao consumir altas quantidades de açúcares, gorduras ou alimentos embutidos e industrializados.
tabela alimentos

Em contrapartida, alguns alimentos são fontes preciosas de nutrientes altamente benéficos ao coração. O consumo deles pode ajudar a reduzir níveis de colesterol ruim (LDL), aumentar o colesterol bom (HDL), reduzir triglicérides, além de diminuir a pressão arterial.

O abacate, por exemplo, ajuda na redução dos níveis de homocisteína que, quando em excesso, compromete a circulação sanguínea, aumentando o risco da formação de coágulos e entupimento das artérias. A fruta contém ômega 9 (tipo bom de gordura) e diversas vitaminas do complexo B.

Já a aveia, que pode ser consumida na forma de farelo, atua na redução do colesterol, sendo rica em fibras, vitaminas e minerais. A quantidade ideal a ser consumida diariamente é de pelo menos duas colheres (sopa) por dia. A versatilidade do ingrediente permite que ele seja utilizado com leite, vitamina e frutas.

Outra semente altamente benéfica ao coração é a de linhaça, que tem ação semelhante à da aveia, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. É fonte de ômega 3, vitamina E e fibras. Em geral, alimentos ricos em fibras reduzem os riscos de desenvolvimento de doenças coronarianas, pois são capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim em até 20%, como comprovou uma pesquisa recente realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Além do colesterol, outros fatores prejudicam o funcionamento do coração como: diabetes e pressão arterial elevada (ou hipertensão). Confira na tabela abaixo os nutrientes ideais e também os não indicados para consumo em cada um dos casos:






                                 Blog de Deusa 




Nenhum comentário: