quarta-feira, 6 de maio de 2015

Benefícios de 10 frutas típicas do outono/inverno

Confira os benefícios das 10 frutas típicas da estação outono-inverno, para não comprometer sua dieta e sua saúde nos meses frios.

1 - Abacate
Rica em ferro, magnésio e vitamina C, muitas pessoas acabam evitando essa fruta por causa do alto teor de gordura. Porém, o abacate é rico em gorduras boas, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Além disso, ele ajuda a dar mais brilho e elasticidade à pele e aos cabelos. O abacate é um ótimo alimento, mas deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades, por ser muito calórico. “É também benéfico para a saúde do seu intestino, uma vez que é rico em fibras, o que melhora não só a saciedade, como também o fluxo intestinal”, explica Pansera.
Foto: Freeimages


2 - Banana
Rica em potássio e magnésio, a banana é excelente para os músculos e o coração. A fruta também possui um alto valor calórico, que funciona como fonte saudável de energia. Porém, deve ser consumida com moderação. A banana também possui vitaminas C e B6, que são antioxidantes. “A banana acaba tendo um efeito antidepressivo e calmante. Para tirar vontade de comer doce, coma uma banana com canela”, explica Giulianna.
Foto: Freeimages



3 - Caqui
Rica em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, essa fruta é ótima pra a saúde da pele e dos olhos. Uma das preferidas da estação, o caqui é uma ótima opção de sobremesa saudável. É uma fruta antioxidante.

Foto: Freeimages
Com a chegada do frio, muitas pessoas acabam descuidando da alimentação e até ganhando alguns quilinhos a mais. Nessa época é normal que a fome – e a vontade por comidas calóricas – aumente. Mas isso não é desculpa para jogar fora sua saúde e sua dieta.

4 - Carambola
Além de refrescante, a carambola possui propriedades diuréticas. Deve ser evitada por pessoas que possuam problemas renais. A fruta também é rica em vitaminas A, B e C.
Foto: Marcelo Resende

5 - Figo
Fonte de zinco e fibras, a fruta é um poderoso antioxidante. Porém, o figo deve ser consumido com moderação devido ao alto índice glicêmico. Fique atenta para escolher as frutas orgânicas, pois as produzidas em larga escala possuem concentração de agrotóxicos na casca.  
Foto: Freeimages

6 - Goiaba
“Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra”, explica Myrna. A fruta possui pouco açúcar e gordura, ajuda a cuidar da saúde dos dentes e dos ossos e é benéfica para o coração.
Foto: Freeimages

7 - Maça
Rica em vitamina B e C, é uma fruta excelente para a saúde. A casca possui uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. A fruta também possui substancias que ajudam a diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos. “O chá da casca da maça também tem um bom efeito diurético. Além disso. é uma fruta pouco calórica e ótima opção para quem está de dieta”, finaliza Giulianna.
Foto: Freeimages


 8 - Maracujá 
O maracujá possui fama de ser uma fruta calmante, por conter flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central. Sendo assim, ele merece a fama que tem, pois ajuda a relaxar. Uma ao opção para acalmar os nervos é consumir a fruta em forma de chá ou suco. Com poucas calorias, a fruta pode ser 100% aproveitada em receitas. Também é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C.
Foto: Freeimages

9 - Mexerica/Tangerina
Frutas ficas em vitaminas C e A, ajudam a prevenir e combater gripes e resfriados, típicos dessa época do ano. Porém, é preciso consumir em moderação, devido ao alto teor de açúcar presente nessas frutas. A vitamina C também é importante para melhorar os ossos, dentes e pele.

Foto: Freeimages

As frutas não são a cara apenas do verão. As frutas típicas do outono e inverno te ajudam a manter a saúde e o corpo nesses meses mais frios. “É possível, sim, aproveitar as temperaturas mais amenas para cuidar bem da saúde e se alimentar bem. Engana-se quem pensa que o outono não oferece boas opções para uma alimentação saudável, pois há muitas frutas próprias da época que podem ser consumidas sem medo”, afirma Myrna Campagnoli, endocrinologista do Delboni Medicina Diagnóstica.


A atemoia, por exemplo, fruta híbrida que apresenta grandes quantidades de carboidratos e fibras, é rica em vitaminas B e C, ferro, potássio e flavonóides. Porém, deve ser consumida com moderação, por ser bem calórica. Essa fruta tambémé indicada para quem procura um alimento para ser fonte rápida de energia. 





                Blog de Deusa / corpo a corpo




Nenhum comentário: