terça-feira, 26 de maio de 2015

CINTILOGRAFIA DO MIOCÁRDIO

coracao exames

O que é?

É um exame da área de medicina nuclear que tem como objetivo avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o coração para detectar possíveis falhas na irrigação de regiões do músculo cardíaco.

Por que fazer o exame?

Porque ele é capaz de identificar e consequentemente prevenir eventos cardíacos graves, como infarto.

Como funciona?

O exame é realizado em duas etapas: estímulo e repouso. Primeiro, com o paciente deitado, um contraste é injetado na veia e chega até o coração. Dessa maneira, é possível visualizar se o líquido se espalha de modo uniforme por todo músculo e constatar se a circulação está normal. Caso uma artéria estiver parcialmente obstruída, a região que ela irriga receberá menor quantidade do contraste. Na segunda parte, o procedimento é semelhante, mas realizado com o paciente em estado de “estresse cardíaco”, ou seja, enquanto faz alguma atividade que exija esforço do coração, como uma caminhada de alguns segundos em uma esteira ergométrica. É importante ressaltar que a cintilografia não permite visualizar a obstrução da artéria, ela somente indica o problema. Para verificar a obstrução, é necessário outro procedimento, como o cateterismo.

Existe algum tipo de preparo específico?

Sim. No dia do exame, você não deve beber nem comer nada que contenha cafeína por pelo menos 24 horas antes do procedimento. Se for tabagista, não fume até três horas antes de realizar o exame. É necessário ficar de jejum 3 horas antes do procedimento (1 hora no caso de pacientes diabéticos). A duração aproximada do exame é de quatro horas.

Quando sai o resultado?

Pode demorar de uma semana a dez dias.

Preço


Cerca de R$3.000,00, dependendo do hospital. Alguns planos de saúde cobrem o exame e também é possível fazer pelo SUS.




       Blog de Deusa / Coração Alerta






Nenhum comentário: