terça-feira, 26 de maio de 2015

O que é " CATETERISMO" ?

exames

Trata-se de um exame para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e defeitos congênitos.

Por que fazer o exame?

O procedimento, que demora menos de uma hora para ser concluído, é solicitado principalmente aos pacientes com suspeita de aterosclerose coronariana (formação de placas de gordura nas  artérias coronárias), podendo ser aplicado emergencialmente em casos de infarto agudo do miocárdio.

Como é realizado?

Após anestesia local, um cateter é inserido por em um vaso sanguíneo na região da virilha, do punho ou antebraço e guiado até o coração com monitoramento por um equipamento de raio X. Durante o exame são feitas injeções de contraste iodado pelo próprio cateter, o que possibilita melhor visualização das artérias coronárias, câmaras e válvulas cardíacas.

O exame envolve a aquisição de imagens digitalizadas que são posteriormente disponibilizadas em filme e fotos para o paciente ou médico responsável. Há pouca ou nenhuma dor após o processo. A alta hospitalar pode variar de 4 a 24 horas.

Existe algum tipo de preparo específico?

É necessário jejum de 4 horas e o paciente deve ir acompanhado. Recomenda-se também que leve outros exames realizados nos últimos seis meses, como teste de esforço, cintilografia miocárdica, relatórios de cirurgia cardíaca e resultados de exames laboratoriais.

Quando sai o resultado?

Habitualmente no mesmo dia.

Preço

De R$3 mil a R$8 mil, mas a maioria dos convênios cobrem o custo. O SUS também oferece o serviço. É importante lembrar que os valores são estimados, podendo haver variações de acordo com hospitais e médicos.






                   Blog de Deusa / Coração Alerta





Nenhum comentário: