segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tratamentos naturais para acabar com as varizes

Fique com belas pernas
Fique com belas pernas | Imagem: Reprodução
Varizes são pequenas veias  que depois de dilatadas se deformam e deixam marcas e calosidades nas pernas.

Isso acontece porque com o passar dos anos e os esforços feitos, as veias que deveriam funcionar como válvulas (impedindo que o sangue volte para os pés devido a gravidade) ficam obstruídas e não funcionam corretamente.


O resultado desse mau funcionamento é o retorno do sangue, conhecido também como refluxo, que ao se alojar em algum local cria pequenas bolsas do mesmo.

Na maioria dos casos as varizes são herdadas geneticamente, ou seja, o indivíduo traz no DNA alguma deficiência que baixa a resistência das paredes das veias, facilitando sua dilatação.

Além do incomodo estético, as varizes causam  inchaço, dor, cansaço e uma sensação de peso nas pernas. Em alguns casos mais graves podem surgir também coceira, ardência, câimbras e até dormência nas áreas afetadas.

Tratamentos
Cirurgia – Atualmente muito se diz sobre o tratamento contra varizes através de cirurgia. Apesar do nome, é um procedimento simples de remoção das veias já inúteis, que é feito por um médico que as retira e deixa inativo aquele ‘caminho’. O paciente sai no mesmo dia do hospital, mas a recuperação leva algumas semanas e requer a utilização de bandagens.
Meias elásticas – Já em casos de diagnóstico precoce e mais leves, o mais utilizado ainda é o tratamento só com meias elásticas e medicação que ative o fluxo venoso, prevenindo assim a formação das bolsas.
Aplicações – é feito em varizes superficiais. Consiste na aplicação de drogas que necrosam a veia e impedem a passagem do fluxo de sangue. É um procedimento caro e também exige cuidados e mais de uma sessão.
Laser – tem o mesmo efeito da cirurgia, mas com menos invasão. Não é muito recomendado porque apesar da eficiência é uma técnica que deixa como sequela pequenas manchas brancas na pele.
A ajuda da medicina natural
A medicina natural oferece várias dicas para aliviar os sintomas causados pelas varizes. Confira algumas receitas que são recomendadas na prevenção e no tratamento desse mal:

Chá de alecrim:
1 colher de sopa de alecrim
1 colher de sopa de bardana
1 colher de sopa de tanchagem
1 litro de água
– Misturar as plantas à água e levar ao fogo até ferver. Tomar de 2 á 3 xícaras por dia acrescentando 30 gotas de própolis a cada dose.

Abacate:
12 folhas de abacate
Álcool
3 pedras de cânfora
– Picar as folhas e cobrir com o álcool a 90 graus. Acrescentar as pedras de cânfora e deixar descansar por uma semana em local sem luz . Aplicar em cima das varizes para aliviar as dores e a tensão.

Limão:
– Tomar suco de limão várias vezes ao dia é uma ótima alternativa para quem sofre de problemas vasculares.






    Blog de Deusa /Remédios caseiros










Nenhum comentário: