sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Como combater a corrupção no Brasil?

                           
O Brasil tem uma triste tradição de escândalos envolvendo políticos que realizam operações fraudulentas com o dinheiro público, buscando se beneficiar pessoalmente com isso.

Segundo especialistas, a corrupção está ligada a vários fatores, entre eles a fragilidade das instituições democráticas, como a Justiça, e a ausência de mecanismos de fiscalização populares desses órgãos.

A falta de transparência no trato do bem público, especialmente durante a realização de grandes negócios, como privatizações, também estimula as autoridades a aceitarem propinas.

Mas é importante não esquecer que, se há um corrupto, há também um corruptor - e muitas vezes as empresas colaboram para perpetuar a corrupção num país, apelando para pagamentos "por fora" para burlar a burocracia do Estado.

Como o próximo presidente deve agir para diminuir a corrupção no Brasil? O país está no caminho certo no combate ao problema? A Justiça tem sido suficientemente dura com os corruptos e corruptores? E como garantir que as empresas também não contaminem o governo com práticas ilegais?

Dê a sua opinião sobre essas questões em nosso fórum.

"A corrupção é fruto do sistema que valoriza o ter, e não o ser. Que estimula o individualismo, em vez da solidariedade. Enfim a corrupção é fruto do sistema que subverteu os valores morais da sociedade e busca sempre cada vez mais acumular bens materiais. Tudo pode ser vendido e comprado."
José Neumar - Porto Velho (RO)

"O problema da corrupção está imbuído na cultura brasileira. Nós crescemos ouvindo que a corrupcao faz parte do dia-a-dia. Um grande exemplo disto é quando analisamos os guetos brasileiros que se formam fora do Brasil e tentam agir da mesma forma que políticos corruptos. O que acontece é que normalmente são pegos pela polícia ou vivem marginalmente. Eu às vezes me pergunto: quem sabe, se tivéssemos sido colonizados pela Inglaterra, talvez estivéssemos numa posição melhor. A corrupção começa dentro de casa, e é apartir daí que deve ser podada. É um problema social grande no Brasil, mas também encontrada em países de Primeiro Mundo."
Luis Zoccoler - Sydney (Australia)

"A verdade é que só há corruptos por que também há corruptores. No entanto, o problema do Brasil é bem maior, é da base estrutural, de formação como cidadão, que envolve ambiência familiar, social, religião, economia, estrutura educacional etc. A solução para iniciar um processo de mudança está, primordialmente, na educação, na mudança de legislação para evitar a impunidade, além do amor ao próximo, pois à medida que se obtem benefícios através da rede ilícita de corrupção, renega-se os milhares de desabrigados e famintos que sobrevivem abaixo da linha de probreza."
Reginaldo Batista dos Santos - Vitória (ES)

"Inicialmente, deve-se reformar por completo o Poder Judiciário, desde as complacências das leis até a imunidade dos magistrados. Seria meio caminho andado."
Antonio Azevedo - Rezende (RJ)

"A formação da sociedade está na família. Crescendo e conhecendo os valores, o homem dificilmente os trairá. Veja o caso de países como a Nova Zelândia e os do Norte da Europa, onde o protestantismo é maioria. Deus é o centro de tudo. No Brasil e em países onde impera a corrupção, como na maioria dos países da América Latina, temos uma formação católica. Nesta, o homem é o centro. A ambição é desmedida, abrindo espaço a oportunidades de ganho fácil como a corrupção. Para corrigir isso é necessário:
1) Dar valor à fomação de famílias;
2) Incentivar a religiosidade;
3) Desestimular o ganho fácil;
4) Estimular o trabalho;
5) Ter um Poder Judiciário forte e punir pesadamente os corruptos (inclusive juízes);
6) Haver transparência total no setor público;
7) Eliminar ao máximo a presença do setor público na cadeia produtiva;
8) Exigir produtividade do trabalhador público;
9) Determinar que a Receita Federal acompanhe as declarações de renda de funcionários públicos em geral."
Paulo Sérgio Formagio, Campinas (SP)

"A corrupção se deve à falta de patriotismo. Nós temos tudo para sermos um exemplo para o mundo, mas infelizmente a falta de amor à pátria e aos nossos compatriotas fazem o Brasil estar entre os dez paises mais corruptos do mundo. Isso, porém, está mudando. Espero que não só os políticos, mas o povo em geral, façam sua parte."
Silvano Mamede, Denver (Estados Unidos)

"O Governo, entendido como função executiva do Estado brasileiro, poderá contribuir largamente com o controle à corrupção através uma prática permanente e implacável de combate ä impunidade em todos os níveis de governo. Já houve o estabelecimento de um "caminho" para o controle da corrupção no Brasil? Qual? Quem o definiu? Se positivo é importante publicar, pois a cidadania o desconhece. O sistema judiciário brasileiro, extremamente lento devido às práticas processuais que acabaram por serem exponencialmente eficazes no tolhimento do direito substantivo do cidadão, como também, comumente paralisada por práticas processuais equivocadas, está muito aquém do que almeja a cidadania patrícia no que respeita a celeridade da aplicação da Justiça. Se não houver a menor condescendência com a impunidade na esfera executiva do governo, não haverá solo fértil para vicejar práticas de corrupção exercitadas pelas empresas, já que estas, ao pretenderem exercitar tais práticas e encontrando um quadro funcional incorruptível, acabarão por perceber a inocuidade de suas malfadadas tentativas."
Carlos Alberto de Melo, Florianópolis (SC)

"Para acabar com a corrupção no Brasil, devemos fazer uma auto-censura , e verificar que somos um povo mal-acostumado e que gosta de levar vantagem em tudo. Então, votamos sempre nos candidatos que, de alguma maneira, nos dê ou possa dar alguma vantagem. Votamos no coronel bandido que nos tira a multa, votamos no gerente de uma instituição oficial de crédito que fez vistas grossas nos nossos documentos, votamos no ministro que vai dar aumento no salário muito maior que a media do Brasil. Votamos no juiz aposentado que nos fez 'aquele favor'. Então, é so assumir: somos um povo que não sabe pensar no social."
José Amorin Tupy, Vila Velha (ES) 

"Somente com a educação baseada em valores de honestidade, solidariedade e lealdade acabará a corrupção. Os políticos vêm do povo e por este são eleitos. Se há políticos corruptos é porque a própria sociedade os corrompeu."
Aracy Pereira Silveira Balbani, Tatuí (SP)

"Realmente, a corrupção em nosso país vem do berço. Quando ainda crianças ouvimos dizer que políticos são corruptos e sempre o serão. E não podemos cair no erro de pensar que sempre será assim, pois ao agirmos desse modo estamos, de certa forma, consentindo que isso continue, quando deveríamos agir de modo oposto, ou seja, coibir tais atos através de manifestações populares em massa, como uma greve por exemplo, onde todos se movimentam e o pouco que cada um faz torna-se muito, se cada um se conscientizar e agir em conjunto. Já não basta a alta folha de pagamento de nossos representantes - estes sempre parecem querer mais. E o povo, onde fica nisso tudo? Não mais podemos aceitar a corrupção como praxe no nosso país, pois assim estamos concebendo mais e mais corruptos, e que deveriam estar trabalhando por nós, que formamos esse maravilhoso país chamado Brasil!" 
Jackson Rodrigues, Bauru (SP)

"Para acabar com a corrupção, é preciso:
1- A moral como princípio básico;
2- A ordem e a limpeza;
3- A integridade;
4- A pontualidade;
5- A responsabilidade;
6- O desejo de superação;
7- O respeito às leis e aos regulamentos;
8- O respeito pelo direito dos demais;
9- O amor ao trabalho;
10- Se esforçar pela economia e pelos investimentos para melhorar o país.
No entanto, nos falta caráter para cumprir estas premissas básicas de funcionamento da sociedade."

Antônio, Newark (Estados Unidos)

"A corrupção é um problema grave em nosso país e deve ser combatida com rigor pela lei. Também deve haver uma educação de formação do cidadão para que, mais tarde, este mesmo cidadão não entre neste esquema, que a todos atinge."
Ulisses Bursi, Maringá (PR)

"Onde há impunidade, a corrupção corre solta. Se no Brasil o currupto, seja ele quem for, fosse condenado a prisão perpétua em uma colônia agrícola, a coisa mudaria e muito."
A.F.B., Bragança Paulista (SP)

"Guilhotina na praça dos três poderes em Brasília... é radical... eu sei... mas não vejo outra solução..."
Rafael Scavone, Porto Alegre (RS)

"No Brasil, reclama-se do poder dos traficantes, armados com fuzis de guerra, e das autoridades corruptas. Mas a classe média compra cocaína, financiando assim o tráfico, e elege e reelege os políticos corruptos que a roubam. Produz, assim, sua própria desgraça. Quando o povo quiser, o tráfico e a corrupção no governo acabam, ou diminuem para níveis muito baixos."
Édson Motta, Rio de Janeiro (RJ)

           Blog de Deusa / BBC



Nenhum comentário: