sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Como Lidar com um Amor Não Correspondido

Amor não correspondido é aquele em que você não é amado de volta. Pode ser uma experiência dolorosa, seja você o ser amado ou aquele que ama. Este artigo oferecerá algumas orientações sobre como lidar com este amor não correspondido, o qual tem assombrado e inspirado pessoas ao longo da história. 
             
1
Aceite que um amor romântico não é, em geral, uma decisão consciente.Então, se uma pessoa sabe que você a ama mas não sente o mesmo por você, não veja isso como algum tipo de traição ou como se ela estivesse te rejeitando deliberadamente. Pode ser que a pessoa até “queira” amar você, mas simplesmente não ame, por razões que ela não entenda e possa nunca vir a entender. Algumas vezes, o sentimento apenas não existe.
                  
2
Elimine aquele sentimento de carência. Se você estiver sentindo-se chateado, triste ou amargurado, provavelmente é por achar que “precisa” do amor daquela pessoa pra sentir-se feliz. Mas, pesquisas sobre a busca da felicidade dizem que tudo o que você precisa é de uma boa dose saudável de otimismo. Você pode também acabar descobrindo que é a carência (que você pode estar sentindo e nem ter se dado conta) que está desestimulando a pessoa amada: talvez porque você está fazendo-a se sentir numa espécie pedestal em que ela não gostaria de estar.

                                   
3
Distancie-se. Você não vai querer, mas ficar próximo a alguém desejável, mas que não corresponde ao amor, não é saudável. Não conte à pessoa ou a ninguém próximo a ela o que você está fazendo, porque elas podem tentar convencê-lo do contrário. Tente apenas afastar-se por um tempo. Não ligue para ela, não vá a lugares que você saiba que ela costuma frequentar, e torne-se raro. Se você tiver que ter algum contato - como no trabalho, por exemplo - responda a mensagens lentamente, depois de alguns dias. Apenas retorne a ligação quando você tiver uma boa desculpa para desligar o telefone logo depois de alguns minutos. Use esse tempo para refletir sobre a sua situação e aprender mais sobre você mesmo.
                      

4
Divirta-se estando solteiro(a). Lidar com um amor não correspondido é muito parecido com sair de um término de relacionamento, com exceção do fato de você sentir a perda de algo que você nunca teve. Ainda assim, você tem que aprender como aproveitar a vida sem alguém, o que pode ser difícil na nossa sociedade centrada em casais, mas é possível.
           
5
Se você quer permanecer amigo da pessoa, terá que agir como quem leva um fora, ainda que queira manter um laço com o sujeito. Embora no seu caso você não tenha tomado um fora, agir desta forma ajudará a preservar sua amizade com a pessoa.
6
Pratique o amor incondicional. Se você sentir que realmente ama de verdade essa pessoa, então pode ser que consigas amá-la incondicionalmente. Você vai saber que atingiu esse ponto quando conseguir sentir-se feliz por ela de verdade, mesmo que aquela felicidade não lhe inclua. Com amor incondicional não há sentimento de perda, porque toda sua felicidade vem do ato de dar amor – não de receber.
                
Método 2 de 2: Se Você for o Recipiente do Amor Não Correspondido
1
Lembre-se de que não é uma decisão consciente da parte da pessoa. Ela não está tentando fazer com que você se sinta desconfortável, e provavelmente está se sentindo pior do que você; não importa se vocês são os amigos mais próximos, a outra pessoa está mais abalada emocionalmente do que você.
                        
2
Pense se você não está tentando bloquear o amor dela. Algumas vezes nos sentimos desmerecedores ou desconfiados por causa de nossas experiências passadas. Mas, se rejeitar amor só porque não pode confiar em alguém, você está se subestimando.
              
3
Se você tem certeza de que não ama essa pessoa, seja firme. Não deixe a pessoa acreditar que você está em cima do muro, que se ela fizer isso ou aquilo pode ser que seja possível convencê-lo a amá-la. Quanto mais tempo você esperar para dizer a ela que você não a ama, mais difícil será. Uma coisa que você pode dizer é “Eu não sinto o mesmo que você. Eu não sei porque, mas tenho certeza de que é assim que me sinto e eu não acredito que isso vá mudar.” Pode ser que a pessoa se sinta com raiva, amargurada, triste, mas ela vai recuperar-se mais rápido se você deixar claro que isso não é negociável.
      
4
Reduza o contato ou termine a amizade se os limites não puderem ser mantidos ou esclarecidos. Se a pessoa sente-se atraída por você mais do que como amiga e não parece conseguir deixar aquela atração de lado, provavelmente é melhor cortar o laço de amizade. Mantenha contato casualmente, conversando pouco, e reúna-se com ela de maneira breve. Se o amigo(a) continuar a pressionar querendo demais uma relação amorosa quando você já tiver deixado claro que não quer; se ele(a) ficar falando mal da pessoa com quem você está constantemente (sem ter uma boa razão pra isso); ou se ele(a) deixar que a pessoa com quem ele(a) está lhe aborreça; então pode ser que não valha a pena manter essa amizade. Essa pessoa deveria passar a ser apenas uma conhecida sua.
         Blog de Deusa / wiki how

Método 1 de 2: Se Você é a Vítima do Amor Não Correspondido

Nenhum comentário: