quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Vinho em conservação

                  


Conservação

A conservação dos vinhos de maneira adequada é condição fundamental para manter sua qualidade, pois as substâncias que o compõem podem se degradar naturalmente com o tempo ou mesmo em condições inadequadas de conservação.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA ADEGA
Temperatura: A temperatura de conservação dos vinhos deve ser entre 14ºC e 16ºC. Nessa faixa, o vinho esta estabilizado e a passagem do oxigênio pela rolha é correta. Além disso, a evolução do vinho acontece de maneira lenta e gradual. Acima dessa temperatura o vinho evolui mais rápido, porem não com a mesma eficiência, podendo ter aromas e sabores de frutas cozidas. Abaixo desta temperatura o vinho praticamente não evolui, podendo ter seus aromas e sabores modificados de maneira negativa.
Umidade: Para que a rolha esteja sempre em boas condições de conservação a umidade da adega deve estar entre 70% e 80%. Abaixo disso, a rolha pode ressecar, fazendo com que o oxigênio passe com maior facilidade oxidando o vinho. Já uma umidade muito elevada permite o surgimento de bolor, além de danificar os rótulos das garrafas, tornando-os ilegíveis.
Luminosidade: Os vinhos sentem negativamente a exposição prolongada a luz, principalmente a fluorescente. Por conta disso a maioria dos vinhos comercializados hoje são envasados em garrafas escuras protegendo parcialmente o vinho dos efeitos nocivos da luz. Por isso, as adegas devem ter o mínimo de luz possível e somente deve ser usada quando necessário, sendo apagada quando a adega estiver fechada.
Odores: Em condições normais a rolha não permite que o liquido vaze, mas existe uma micro passagem de gás ou de oxigênio e se o ar estiver contaminado com odores fortes, estes serão passados para o vinho dentro da garrafa. Sendo assim, o ambiente onde estão às garrafas deve ser livre de quaisquer odores, tais como, de detergente, sabão, perfumes, alimentos, gases e outros.
Somado a isso, o ambiente deve ser calmo e moderadamente arejado.
CUIDADOS COM AS GARRAFAS
Posição: As garrafas devem estar sempre na posição horizontal ou levemente inclinadas para baixo, para que a rolha esteja sempre irrigada pelo vinho mantendo – se dilatada e ajudando em sua conservação.
Disposição:  Vinhos brancos e jovens são guardados em baixo, à uma temperatura inferior. Já os vinhos tintos são armazenados em cima.  Vinhos generosos e licorosos devem ser guardadas em pé.
Vale destacar a importância da manutenção do rótulo, cápsula e  da rolha. Além disso, para manter sua adega organizada, recomenda – se a criação de registros contendo nome do vinho, origem, safra, características visuais, olfatórias e gustativas, data, local de compra e preço, local de degustação e companhia(s).
 ADEGAS CLIMATIZADAS
Para a correta conservação do ambiente propício à guarda de vinhos, existem à venda armários especiais, sob forma de móveis para a decoração ou para embutir em vãos de casas ou apartamentos. Estas adegas são armários climatizados especialmente desenhadas para esta finalidade, permitindo a conservação correta de um grande número de garrafas em pequenos espaços, distribuídas em gavetas ou prateleiras de fácil manuseio. A maioria delas é importada, podendo chegar a preços elevados conforme o tipo, tamanho e recursos oferecidos. No Brasil várias empresas comercializam adegas climatizadas para vinhos. A maioria vende móveis (tipo geladeira / armário para 60 a 300 garrafas) ideais para apartamentos. Outras vendem aparelhos de refrigeração (tipo ar condicionado para ser instalado em um cômodo da casa) com potência suficiente para climatizar espaços de 700 a 10 mil garrafas. Projetos especiais são recomendados para se criar uma adega em sua residência, e o ideal é planejar antes de construir, para adequar os equipamentos e a isolação térmica à obra.
O TEMPO MÁXIMO DE GUARDA
Vale frisar que a famosa máxima: “quanto mais velho o vinho, melhor” é um erro. Como um organismo vivo, o vinho tem um ciclo de existência. O chamado “vinho de guarda” é aquele que evolui com o tempo atingindo a maturidade. Em seguida, entra em um período de decadência até chegar à morte. Esse período varia de vinho par vinho, de garrafa para garrafa. Os tempos aqui mencionados são valores médios aproximados e podem variar dependendo das condições climáticas e do solo da safra, bem como das condições de guarda do vinho.


      Blog de Deusa / blog do vinho




    Nenhum comentário: