quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O olhar revela os sentimentos mais que as palavras Você fica mais seguro do amor de uma pessoa quando ela lhe diz “Eu te amo” ou quando ela olha nos seus olhos daquela maneira tipicamente apaixonada?

Você fica mais seguro do amor de uma pessoa quando ela lhe diz “Eu te amo” ou quando ela olha nos seus olhos daquela maneira tipicamente apaixonada? A grande maioria das pessoas diria que este último tipo de demonstração é a mais confiável. Neste artigo vamos apresentar o grande papel que o olhar desempenha no desencadeamento, nas demonstrações e na manutenção dos relacionamentos amorosos.
Muitas coisas podem ser ditas através de um simples olhar ou de um desvio de olhos. Quais são os elementos que fazem que o olhar seja tão expressivo? É interessante notar que o olho em si é uma estrutura relativamente rígida. A única parte do olho que sofre alterações que podem ser conscientemente perceptíveis pelo interlocutor é o diâmetro da pupila. A expressividade do olho, portanto, não acontece porque ele muda notavelmente de formato, de tamanho ou de cor. Boa parte da expressividade do olhar pode ser atribuída aos seguintes fatores:
- Contexto onde ocorre o olhar. Por exemplo, olhar para uma pessoa que está falando tem um significado bem diferente de olhar para uma pessoa que está calada; olhar para uma pessoa que está nos encarando é bem diferente de olhar para um conferencista; fazer contato de olho com uma pessoa cujo olhar está percorrendo todo o ambiente tem um significado bem diferente de fazer contato de olho com uma pessoa que está olhando diretamente na nossa direção.
- Tipo de expressão facial que acompanha o olhar. Por exemplo, fixar o olhar durante uma expressão de alegria é bem diferente do que fixar o olhar durante uma expressão de raiva. O olhar geralmente intensifica a percepção da emoção que está sendo expressa na face de quem olha. Por exemplo, a alegria ou raiva que estão sendo expressas na face são percebidas como mais intensas quando o expressor olha para a face do receptor dessas expressões do que quando ele não olha.
Duração do olhar. Por exemplo, durante um flerte um olhar que dura mais que três segundos (“fixação do olhar”) tem um significado bem diferente do que um olhar que dura menos que isso. Acima de três segundo significa: “Estou olhando para você por um tempo suficiente para que você perceba o meu interesse amoroso em você”.
Quem interrompe o contato de olhos. Em geral, interromper o contato de olhos é uma espécie de recusa para encarar um assunto, para aumentar a intimidade, para corresponder a um flerte ou um sinal de submissão (quem abaixa os olhos se deixou dominar) ou um sinal de mentira. (Só o corte de contato de olhos geralmente não é uma prova segura de nenhum desses fenômenos).
 O contexto ajuda a determinar o significado olhar
Por contexto do olhar deve-se entender tudo aquilo que aconteceu antes, que está acontecendo no momento e que acontece em seguida ao olhar. Estes acontecimentos tanto podem ser eventos sociais (por exemplo, olhar demorado após a receber um toque na mão) como não sociais (por exemplo, um carro que passa).
Olhar durante uma conversa.
É normal olhemos para o rosto de outra pessoa  durante a conversa. Estas olhadas acontecem de acordo com um padrão predefinido que especifica quem olha quem, olha onde e olha quando. Os estudos sobre o olhar duramente uma conversa de natureza não amorosa (amistosa, profissional, etc.) mostraram que o ouvinte geralmente olha mais tempo para o rosto do falante do que vice-versa. Dois destes estudos encontraram resultados similares: o ouvinte olha, aproximadamente, durante 70% do tempo para o rosto do falante e este olha, aproximadamente, durante 40% do tempo enquanto fala (Knapp e Hall 1999). Este tempo que uma pessoa olha na face da outra não é contínuo, mas sim constituído por pequenas fixações que geralmente duram menos que três segundos. Provavelmente essas pequenas durações do olhar seguidas de breves interrupções que fazem com que a pessoa olhada não se sinta encarada.
O falante olha para o rosto do ouvinte com a finalidade de captar as suas reações ao que ele está dizendo, expressar emoções, enfatizar certas informações, etc. Ouvir de acordo com esse padrão é percebido como atenção e interesse no que está sendo dito e não como interesse amoroso.
Quando há interesse amoroso, a pessoa interessada aumenta a percentagem de tempo que fica olhando para o rosto de seu interlocutor, principalmente quando ela está no papel de falante e aumenta a duração de cada olhada (olha por mais que três segundos cada vez), o que faz o seu interlocutor sentir que ela o está encarando. Quando há interesse amoroso, as pessoas também podem captar o olhar da outra (olhar para os olhos do interlocutor por um tempo que é suficiente para que este perceba que a pessoa está fixando os seus olhos).
O olhar aprofunda os relacionamentos
O olhar serve para você manifestar o seu interesse em iniciar novas relações, para esquentar relações que já existem, para manifestar emoções e afetividade e para responder as iniciativas de contato das outras pessoas.
Olhar um pouco mais frequentemente ou um pouco mais demoradamente, do que você costuma fazer, para a outra pessoa durante a conversa contribui para que o relacionamento entre vocês se torne mais calorosos.
A importância do olhar nos relacionamentos amorosos
O olhar é tão poderoso que ele é um dos poucos sinais que indicam interesse amoroso dos quais somos conscientes.
O olhar é importante em todos os estágios de um relacionamento amoroso. Ele é importante para: (1) chamar a atenção de um possível parceiro amoroso, (2) mostrar os primeiros sinais de interesse amoroso, (3) confirmar esse tipo de interesse, (4) negociar a passagem de um relacionamento extra-amoroso para um para um relacionamento amoroso, (5) manifestar e despertar afetos no parceiro durante o namoro e (7) dizer para o parceiro que ele, ou o que ele está dizendo, é muito interessante.
O olhar comunica à distância o interesse amoroso entre desconhecidos
Uma forma muito eficaz de desencadear um relacionamento amoroso é olhar demoradamente para a região dos olhos de uma pessoa, ou seja, encarar tal pessoa. Quando encaramos uma pessoa olhamos para a região dos seus olhos e deixamos que ela perceba isso. Neste caso, a pessoa olhada geralmente olha de volta, pelo menos para certificar-se se está sendo encarada. Quando ela lança este olhar certificador, quem está flertando continua a olhar para os seus olhos.  Este tipo de olhar faz com que a outra pessoa perceba que há algum tipo de interesse por parte de quem está encarando, possivelmente um interesse amoroso. Quando uma pessoa é encarada ela pode corresponder e também encarar a pessoa que a está encarando.
Seguir uma pessoa com os olhos é sinal de interesse amoroso
“Traga mais uma, por favor”, pede o enamorado, apontando para a garrafa vazia de cerveja, com os olhos fixos na companheira, sem sequer olhar para o garçom.
A seguinte história mostra a importância do olhar na manifestação do interesse amoroso.
André programou uma festa na sua casa onde Maria era a convidada especial. André era muito tímido. Na festa todos sabiam do seu interesse por Maria. Ele não queria dançar com ninguém e ninguém tirava Maria para dançar. No entanto, toda vez que Maria se aproximava, ele ficava praticamente mudo ou falava coisas irrelevantes. A única pista que denuncia claramente o seu interesse por Maria era o seu olhar: a qualquer instante que ela olhava na sua direção, lá estava ele estava olhando para ela. Onde quer que ela estivesse, a face dele sempre estava voltada na direção dela. Ele só tinha olhos para ela. (História real. Certos detalhes foram alterados para não permitir a identificação dos personagens).
"Só ter olhos para o interlocutor" é um sinal de interesse amoroso
A importância do olhar para indicar o interesse amoroso foi corroborada através de uma pesquisa realizada por Charlene L. Muehlenhard (Universidade do Texas) e colaboradores (1986). Estes autores fizeram uma pesquisa que indicou que as pessoas levam em conta o quanto um parceiro está prestando atenção no outro para julgar se há interesse amoroso. Estes autores filmaram duas cenas nas apareciam uma moça conversando com um rapaz. A cena filmada mostrava também que, durante esta conversa, próximo deles passava um homem ou uma mulher caminhando. O que diferia entre estas cenas era o fato da moça que estava conversando com o rapaz olhar ou não olhar na direção do homem que passava. Cada uma destas duas cenas foi mostrada para um grupo de estudantes universitários. Cada um destes grupos recebeu a incumbência de avaliar as chances da moça que participava da conversa aceitar um convite para um encontro que seria apresentado pelo o rapaz, seu interlocutor. Apenas os  estudantes que viram a cena onde a moça deixava de olhar para o homem que passava avaliaram que tal convite teria grandes chances de ser aceito.
O interesse amoroso demonstrado através do olhar é mais convincente
Um relacionamento amoroso pode se iniciar de muitas formas (convites, declarações de interesse, um beijo durante uma dança, etc.). No entanto, um namoro que é iniciado através de trocas de olhares dá segurança de que há uma atração romântica genuína entre o par e que não se trata apenas de um relacionamento motivado pela conveniência (carência, oportunidade, etc.). Este maior grau de segurança aparece porque é difícil simular um bom flerte através do olhar com alguém que não nos atraia. É muito mais difícil simular um flerte através do olhar do que dizer “Te amo” ou “Quero namorar com você”. O olhar amoroso é um dos sinais mais claros e mais inequívocos de interesse amoroso.
Uma das melhores pistas que indicam o interesse amoroso de uma pessoa A por uma pessoa B é quando a pessoa A “só tem olhos para a pessoa” B.
 Blog de Deusa / Blog do Ailton Amélio/

Via Uol

Nenhum comentário: