Hoje em dia muitas pessoas que estão acima do peso ou que sofrem com a obesidade, sentem muita dificuldade para emagrecer. Isso é muito comum, pois não é nada fácil mudar os hábitos do dia a dia, sair do sedentarismo e seguir uma dieta equilibrada, sem acompanhamento. No entanto, é preciso fazer um esforço para mudar os hábitos, mas a alimentação merece atenção especial, já que apenas um especialista sabe qual é a melhor dieta para cada pessoa.
Para obter melhores resultados no emagrecimento, diversas pessoas estão procurando a ajuda de um médicoendocrinologista. Afinal, essa é uma das especialidades médicas mais requisitadas, já que é de suma importância para manter a saúde em dia e controlar o excesso de peso. Para entender melhor a importância de um endocrinologista no seu processo de emagrecimento, confira a seguir mais informações sobre essa especialidade.
O que faz o endocrinologista?
Essa especialidade médica é responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo, além de diagnosticar a tratar distúrbios hormonais. Portanto, a função desse médico é devolver o equilíbrio hormonal dos pacientes, com o foco no seu bem estar e saúde.
A importância do endocrinologista no emagrecimento
O médico endocrinologista é muito importante, pois ele trata distúrbios das glândulas endócrinas, que são responsáveis pela secreção de vários tipos de hormônios que têm a função de regular o metabolismo em todo o organismo. E a quando esses hormônios faltam ou estão em excesso no nosso organismo, causam uma série de doenças, como: hipotireoidismo, hipertiroidismo, nódulos de tireóide, câncer de tireóide, distúrbios do crescimento, distúrbios do metabolismo, diabetes e até mesmo obesidade.endocrinologista importancia no processo de emagrecimento Entenda a importância de um endocrinologista no seu processo de emagrecimento
As pessoas que têm a maioria dessas doenças, podem ter muita dificuldade para perder peso. E é nesse exato momento que o endocrinologista entra em cena, já que ele indica o melhor tratamento para cada doença que prejudica o processo de emagrecimento. Além disso, pode criar uma dieta para emagrecer de acordo com as necessidades de cada pessoa. Dessa forma, é possível perder peso com mais facilidade e sem prejudicar a saúde.
Para diagnosticar essas doenças que atrapalham a perda de peso, o médico pede diversos exames, como de sangue e urina, e também mede o peso de cada pessoa para investigar a sua alimentação atual. Por isso, se você suspeita que tem algumas das doenças citadas anteriormente, além de outros problemas como colesterol alto, osteoporose, excesso de peso, ou se suspeita ter alguma alteração metabólica, procure um endocrinologista para verificar a sua saúde. Mulheres com mais de 40 anos também devem procurar esse profissional.
É importante saber que controlar essas doenças é tão importante como prevenir, já que elas podem apresentar outros riscos graves a saúde. Afinal, todas as doenças tratadas pelo médico endocrinologista são extremamente delicadas, e por isso, se não forem tratadas corretamente podem causar complicações graves. A diabetes, por exemplo, que é uma doença crônica que provoca altas taxas de açúcar no sangue, se não for controlada pode causar cegueira, insuficiência renal e doença cardiovascular.endocrinologista trata doenças Entenda a importância de um endocrinologista no seu processo de emagrecimento

Agora que você sabe a importância do endocrinologistano seu processo de emagrecimento, não perca mais tempo e procure um médico especialista na área. Dessa forma, você poderá descobrir o que está dificultando a sua perda de peso, além de receber o tratamento adequado no caso de alguma doença. Além disso, o médico poderá te indicar uma dieta adequada para o seu tipo físico, peso e altura, para acelerar o seu emagrecimento. Vale lembrar que em alguns casos, esse especialista também pode prescrever remédios para emagrecer e outros tipos de tratamentos.


     Blog de Deusa / foco emagrecer