segunda-feira, 27 de outubro de 2014

COMO RECUPERAR DO STRESS PÓS-PARTO

            
O nascimento de um filho é uma etapa indescritível na nossa vida. Descobrimos um amor maior que não sabíamos existir. Todas as horas e minutos são dedicados àquele novo ser que passou a habitar na nossa casa. E por mais que seja enorme a nossa alegria, é normal sentirmo-nos cansados e muitas vezes esgotados com esta nova fase da nossa vida.

Então, que fazer?

Primeiro que tudo é importante entender que não é única que se sente dessa forma. Aproximadamente 80% das mulheres que dão à luz sofrem com a denominada fase “baby blues”, que normalmente se esbate a partir do 10º dia pós-parto.
Ao longo desta altura, as parturientes podem viver momentos de grande stress, ansiedade, tristeza, irritabilidade e insegurança perante a sua capacidade de cuidar do seu bebé.

É importante ainda que se a puérpera, ou seja, a mulher que deu à luz recentemente, fale destes seus sentimentos com o marido e familiares mais chegados, bem como com o seu médico.
Apesar de existir na sociedade a ideia pré-concebida de que as mulheres são inundadas por uma alegria extrema aquando do nascimento de um filho, o certo é que esse não é o único sentimento.
Tudo o que a mulher viveu: o final da gravidez; o parto – que pode ter sido mais ou menos traumático; o aumento de peso; as dores do pós-parto; as noites mal dormidas; formam um cocktail emocional de grande intensidade que só se esbaterá com o apoio dos mais chegados.

5 Dicas para se sentir melhor consigo mesma


Primeira Dica – Peça ajuda

Uma mãe não tem de conseguir fazer tudo sozinha. Peça ajuda ao seu companheiro e às constantes visitas dos avós para fazerem algumas refeições, que poderão ser conservadas no frigorífico ou congelador para utilizações futuras.
A rotina da mudança de fraldas ou do banho do bebé pode também ser dividida com os mais chegados que ficam, desta forma, contentes com o facto de poder ajudar e de contactar mais de perto com a sua nova alegria.

Segunda Dica – Pense em si

É certo que a prioridade nesta fase é o bebé, mas não pode deixar de pensar em si. Principalmente se passou por uma cirurgia ou episiotomia que exigem cuidados. Aproveite a visita dos avós para tomar um banho mais demorado, colocar creme para as estrias – no caso de terem surgido com a gravidez – e para conseguir tomar uma refeição de forma mais calma.

Terceira Dica – Não seja tão exigente consigo mesma

É normal que nesta fase veja a sua casa muito desarrumada e isso a enerve, mas pense que essa agora não é a prioridade. O importante agora é que os objectos mais importantes estejam à mão. Com o passar do tempo, vai retomando a limpeza e a arrumação da sua casa. As visitas compreendem perfeitamente.

Quarta Dica – Procure passear e distrair-se

Mesmo que, no início, seja apenas para ir à padaria comprar pão, procure por passear, apanhar a luz do dia e distrair-se um pouco. Passados alguns dias, procure sair um pouco para caminhar ou visitar uma amiga.
No caso de estar a amamentar, quando esta estiver bem estabelecida, opte por usar uma bomba de extração de leite para poder sair e ir ao cabeleireiro, por exemplo. E se estiver bom tempo, leve o seu bebé para um pequeno passeio ao ar livre.

Quinta Dica – Procure estar acompanhada


Se estiver acompanhada, o dia irá passar de forma mais leve. Para além de poder conversar com o seu bebé, é ótimo ter mais alguém com quem conversar e repartir algumas atividades.


Blog de Deusa / dicas caseiras



Nenhum comentário: