terça-feira, 30 de junho de 2015

Como cuidar do umbigo do bebê



Os cuidados com o umbigo do bebê devem ser feitos pelo menos 3 vezes ao dia, sempre depois do banho e nas trocas de fralda, para que o umbigo do bebê cicatrize mais rapidamente e não infeccione.

O cordão umbilical do bebê geralmente cai em 7 a 15 dias e é normal ele ir ficando menor, preto e seco até cair. Para cuidar do umbigo do bebê deve-se:

Colocar o álcool 70 º na gaze ou no cotonete;
Abaixar a fralda para que o umbigo fique de fora;
Limpar o umbigo com a gaze ou o cotonete em movimentos circulares.
Depois de passar o cotonete uma vez, deve-se jogá-lo fora e utilizar um novo cotonete para o umbigo não infeccionar. É normal o bebê chorar durante a limpeza do umbigo, mas não é por causa da dor, mas sim porque o álcool é frio.

Não é recomendado colocar faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa em cima do umbigo do bebê porque isso aumenta o risco de infecção e além disso, a fralda deve ser dobrada e colocada por baixo do umbigo.

Como cuidar do umbigo do bebê depois dele cair

Depois do cordão umbilical cair, o umbigo do bebê deve continuar sendo limpo por pelo menos 10 dias. No entanto, deve-se usar soro fisiológico em vez de álcool a 70 º.

Quando ir ao pediatra

Os pais devem consultar o pediatra quando:

O umbigo do bebê está sangrando;
O umbigo do bebê está infeccionado, ou seja, a região ao redor do cordão umbilical está muito vermelha, com um cheiro muito forte ou saindo pus;
O umbigo do bebê está demorando mais que 21 dias para cair.

Nestas situações, o pediatra avalia o umbigo do bebê e orienta o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos, caso o umbigo esteja infeccionado, por exemplo.






                           Blog de Deusa





Postar um comentário