sexta-feira, 5 de junho de 2015

Quais são as causas das infecções vaginais

Quais são as causas das infecções vaginais
As infecções vaginais são uma das causas mais frequentes de consulta ginecológica, tratando-se de um problema comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Esta doença caracteriza-se por sintomas incômodos que alertam da presença de alguma bactéria ou fungo, e determinadas condições podem levar à sua proliferação. Se sofre desta condição com frequência,explicamos a você quais são as causas das infecções vaginais e como evitá-las.

As infecções vaginais são uma das causas mais frequentes de consulta ginecológica, tratando-se de um problema comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Esta doença caracteriza-se por sintomas incômodos que alertam da presença de alguma bactéria ou fungo, e determinadas condições podem levar à sua proliferação. Se sofre desta condição com frequência, explicamos a você quais são as causas das infecções vaginais e como evitá-las.

Instruções
A região vaginal é uma área delicada que merece certos cuidados para se manter saudável, mas às vezes nossos hábitos e algumas condições particulares podem fazer com que o pH desta área se altere, causando infecções.

Uma causa muito comum das infecções vaginais é usar diariamente roupa interior de materiais sintéticos, que não permitem que a pele desta área respire de forma adequada. A recomendação é que escolha sempre calcinhas de algodão, que favoreçam a transpiração da área; além disso, convém que a roupa interior e as calças não fiquem muito justas.
Lavar de forma excessiva a vagina usando sabonetes perfumados também pode causar infecções vaginais. Esta área conta com bactérias boas que ajudam a mantê-la protegida de organismos externos, se exagerar na limpeza poderia acabar com elas.

Da mesma forma, os produtos perfumados podem causar alergias, é melhor usar sabonetes especiais para a higiene íntima.
Os lubrificantes à base de óleo, espermicidas, desodorantes íntimos e absorventes perfumados também podem causar irritações e infecções vaginais. Lembre-se que tudo o que entra em contato direto com sua vagina deve ser sem perfume e com pH neutro.
Outra das causas de infecções vaginais é a umidade excessiva na área. Se pratica com frequência esportes aquáticos ou não seca bem a área depois do banho poderia estar ajudando a proliferar fungos no local (como a candidíase) que podem levar a uma infecção vaginal.
As infecções vaginais também são comuns quando ocorrem mudanças hormonais, como durante a gravidez ou a menopausa. Nesses casos, o mais conveniente é consultar o ginecologista para encontrar uma possível solução a este problema tão incômodo.
Se for sexualmente ativa e sofrer de infecções vaginais com frequência, as possíveis causas são:
Falta de higiene ao praticar sexo, é importante que a área íntima dos dois esteja limpa para reduzir a transmissão de bactérias.
Ausência do uso de camisinha, o que implica infecções causadas por doenças de transmissão sexual como a tricomoníase.
Combinação de práticas anais com vaginais sem tomar as medidas necessárias. Se tiver sexo anal não é conveniente passar depois à penetração vaginal, pois corre o risco do material fecal chegar até à vagina, produzindo infecções.
Uso de lubrificantes perfumados ou pouca higiene ao limpar e guardar os brinquedos sexuais.
Se apresentar sintomas de uma infecção vaginal é importante ir ao ginecologista para uma revisão completa e para receber o tratamento médico adequado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são as causas das infecções vaginais , recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.






                Blog de Deusa / um como 






Nenhum comentário: