sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dicas de Deusa - DICAS PARA UM JANTAR ROMÂNTICO PARA O DIA DOS NAMORADOS, SEM EXAGERAR NOS GASTOS

Comidinha saborosa, decoração perfeita e um bom vinho. Fazer um jantar romântico em casa, com direito a tudo o que um casal apaixonado merece, nem sempre exige gastos exagerados. Confira 20 dicas simples para decorar e a sugestão de um menu diferente.

Sabe aquela toalha de crochê feita pela sua tia? E as velas e louças que você guarda para usar “um dia”? Tudo isso entra no jogo para criar a atmosfera perfeita para uma refeição a dois. Esqueça os grandes buquês de rosas vermelhas e os pratos ultra requintados. Aqui, designers, arquitetos e decoradores dão 20 dicas simples e criativas para uma decoração especial e criativa.
RECEITAS PARA O DIA DOS NAMORADOS

Não vai sair para comemorar em um restaurante? Separamos algumas receitas, doces e salgadas, de pratos para preparar em casa a quatro mãos e deixar o jantar ainda mais especial!

+  Uma seleção de receitas para fazer no Dia dos Namorados
“Nunca esqueça as velas”, Fábio Galleazo, designer de interiores
1 “A dica mais importante é nunca esquecer das velas. Além de deixar a decoração mais romântica, não há nada como manter o amor aquecido. Elas não precisam ser colocadas apenas no centro da mesa. Você pode distribuí-las pela sala;
2 Outra ideia é criar um piquenique urbano. Compre um tecido xadrez em uma loja de roupas masculinas ou infantis e escolher uma trama bem alegre, com cores românticas, como o rosa, o vermelho ou vinho. Nem precisa fazer a barra: basta cortar o pano no sentido da trama do tecido. Um certo desfiado dará um ar rebelde ao jantar;
3 Vale adotar a mesa de centro na sala e fazer um jantar bem descontraído entre almofadas;
4 Pratos e copos em tamanhos, formas e cores diferentes, mas que combinem entre si, dão um efeito diferente ao visual da mesa;

5 Faça dois pequenos arranjos. De acordo com o feng-shui, é sempre bom utilizar todos os objetos em pares. Gosto quando o arranjo fica em um canto da mesa, como se fosse coadjuvante, e nunca como peça principal.”
Guardanapo de tecido já mostra que a ocasião é especial. Se tiver bainha trabalhada, tanto melhor. Agora, se quiser ganhar o troféu de anfitrião caprichoso do ano, experimente passar uma fita colorida – escolhida de acordo coma louça – entre os pontos do  (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

“A luz do ambiente é fundamental”, Vítor Penha, arquiteto
6 “Sempre escolha uma toalha de mesa original. Pode ser uma colcha, um tecido diferente, algo que dê personalidade à criação;
7 Não tenha dó dos pratos, taças e talheres! Use aqueles especiais, que costumam ficar guardados. Caso tenha peças únicas, abuse da mistura de estilos;
8 A luz do ambiente é fundamental, então procure deixar uma luz baixa e explore o uso de velas, que sempre dão um toque especial. Se a vela ficar muito próxima e embaixo do rosto, compense com a luz do ambiente para evitar sombras indesejáveis;
9 Coloque na mesa algo exclusivo para o casal. Pode ser uma rosa em cada prato, por exemplo;
10 Um bom arranjo de flores sempre dá um toque de cuidado na mesa. Evite arranjos altos no centro da mesa, porque dificultam o clima de olhares românticos. Soluções simples: escolha um único tipo ou cor de flor e junte tudo num buquê maciço ou espalhe flores soltas pela mesa.”

Jazz ao fundo e taça na mão: a pedida aqui é dar um ar da década de 20 ao brinde. Taças antigas misturadas (que jogo de cristal atravessa mais de uma geração sem baixas?) e frescurinhas, como ramos de lavanda e alecrim, garantem o clima (Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)

“Taças são essenciais para um brinde simbólico”, Camila Valentini, arquiteta
11 “Flores em vasos ou até mesmo em taças sempre dão um tom especial para ocasião. Os arranjos não precisam ser de rosas vermelhas. Aposte em outras espécies para fugir do clichê e surpreender;
12 Taças são essenciais para o brinde simbólico. A mistura de taças vermelhas e transparentes também vale;
13 A iluminação indireta faz todo o clima da noite. Apagar as luzes e usar somente abajures, arandelas e velas é o ideal;
14 A aromatização é um ponto importante: incensos ou velas com cheirinho ficam na memória olfativa;
15 Atenção aos detalhes: almofadas decorativas vermelhas, com frases românticas e divertidas fazem a diferença na composição.”

”Os tecidos dão uma sensação de calor”, Sergio de Oliveira, arquiteto
16 “A mesa deve ser no tamanho ideal para dois, nunca muito grande, se não perde o clima de aconchego e romantismo;
17 Utilize bastante tecido, porque isso dá uma sensação de envolvimento e calor;
18 É preciso ter muita sutileza para arrumar a mesa. Coloque os objetos que serão a base do serviço numa posição precisa e igual para ambos;
19 Com qualquer tamanho e cor, a vela deve estar presente e acesa o tempo todo. Flores também deixam a mesa mais leve e alegre;
20 Se tiver peças de porcelana e cristal guardadas, utilize-as. Pratos e copos colocados de uma forma delicada são convidativos.”




RECEITAS PARA O DIA DOS NAMORADOS
FILÉ DE SALMÃO COM CUSCUZ MARROQUINO E FIGOS FRESCOS CARAMELIZADOS
Filé de salmão com cuscuz marroquino e figos frescos caramelizados (Foto: Divulgação)
Filé de salmão com cuscuz marroquino e figos frescos caramelizados

Rendimento 1 porção
Tempo de preparo 30 min

Ingredientes
Salmão
200 g de salmão;
sal a gosto;
1 pitada de pimenta;
azeite, para grelhar.

Cuscuz              
1 colher de sobremesa de manteiga;
200 g de cuscuz marroquino;
20 g de amêndoas;
20 g de damasco;
20 g de uva-passa;
1 pitada de sal;
1 colher (chá) de salsinha picada.

Figos
2 figos frescos;
100 g de açúcar;
2 colheres (sopa) de água;
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
1 galho de alecrim para decorar.

Modo de preparo
Cuscuz
1 Hidrate o cuscuz em água por aproximadamente 1 hora e escorra. Reserve.
2 Em uma frigideira, refogue na manteiga as amêndoas, o damasco e as passas.
3 Acrescente o cuscuz marroquino. Tempere com 1 pitada de sal e a salsinha picada.

Salmão
1 Tempere o salmão com sal e pimenta.
2 Grelhe com azeite numa frigideira antiaderente por 6 minutos de cada lado e reserve.

Figos
1 Caramelize o açúcar. Acrescente a água e o vinagre balsâmico.
2 Cozinhe os figos frescos no caramelo por cerca de 5 minutos, banhando-os com a colher.

Montagem do prato
Distribua o cuscuz no centro do prato. Coloque o salmão sobre o cuscuz. Coloque os figos frescos ao lado. Decore com um galho de alecrim e bom apetite!


FRANGO COM CREME DE BATATA RÖSTI

Frango com creme de cogumelos e batata rösti (Foto: Gallo Images Pty Ltd./StockFood)


Rendimento Serve de 4 a 6 pessoas
Tempo de preparo 50 min

Ingredientes
Batata rösti
750 g de batatas;
sal e azeite a gosto.

Frango
4 filés de peito de frango cortados em tiras finas;
100 g de fígado de frango, finamente fatiado (opcional);
1 cebola pequena bem picadinha;
100 ml de vinho branco seco;
200 ml de creme de leite fresco;
1/2 colher (sopa) de maisena;
150 ml de caldo de galinha;
5 ml de suco de limão-siciliano;
1 punhado de salsinha picadinha;
farinha, para polvilhar;
manteiga, para fritar;
sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer
Batata
1 Cozinhe as batatas, mas não muito. Elas devem ficar firmes. Descasque-as enquanto estão mornas. Deixe esfriar na geladeira até a hora de usar.
2 Rale as batatas e tempere com sal.
3 Aqueça um bom gole de azeite numa frigideira antiaderente, adicione as batatas, espalhe e pressione para que peguem o formato da frigideira.
4 Cozinhe em fogo baixo, até que se forme uma crosta dourada. Vire as batatas num prato, adicione mais azeite e escorregue as de volta para a frigideira. Cozinhe por mais 10 minutos, sem tampa.

Frango
1 Tempere o frango e os fígados (se for usar) com sal e pimenta-do-reino. Aqueça um pouco de manteiga numa frigideira. Refogue o frango. Adicione o fígado e polvilhe farinha. Cozinhe por 3 minutos e transfira o frango .
2 Na mesma frigideira, refogue a cebola comum pouco de manteiga. Adicione o vinho. Dilua a maisena no creme de leite e junte-os à frigideira, com o caldo de galinha. Cozinhe até engrossar ligeiramente. Volte o frango para a frigideira e adicione o suco de limão e a salsinha. Tempere e sirva com a batata rösti e legumes.








                            Blog de Deusa 




Nenhum comentário: