terça-feira, 16 de junho de 2015

Qual a importância do ovo inteiro na dieta


Importância do ovo inteiro na dieta do praticante de musculação
Conheça a importância de ingerir a gema do ovo em sua dieta e quais os benefícios dela para a saúde e para os praticantes de musculação.
Durante anos e anos se popularizou a grande ideia de que a gema do ovo poderia ser algo maléfico para a saúde, principalmente se consumida “determinadas vezes por semana”. Normalmente, isso era dito frente aos teores elevados de colesterol que a mesma possui e frente a sua porcentagem de lipídios, em especial, os de origem saturada.
Entretanto, pouco a pouco, diante de novas pesquisas empíricas e científicas, começou-se a perceber que a gema do ovo apresenta muito mais benefícios do que quaisquer prejuízos, seja para a saúde ou para a performance física. Desta forma, pouco a pouco a que era tida como uma grande “vilã”, passou a novamente fazer parte dos cardápios de diversos indivíduos. Mas, afinal, se sabemos que ela apresenta benefícios, cabe-nos saber quais são eles, a fim de utilizá-los da melhor forma possível, não é mesmo?

Primeiramente, durante anos, popularizou-se que a gema do ovo só poderia ser consumida até 2 ou 3 vezes na semana, o que NÃO é verdade, definitivamente. No que se diz respeito ao colesterol, inúmeros são os estudos hoje que mostram que o colesterol sérico não tende a ser elevado quando a gema de ovo é consumida. Aliás, os níveis de HDL (Lipoproteína transportadora reversa de colesterol) foi observada com aumento, mostrando efeitos preventivos, por exemplo, ao sistema cardiovascular. Apesar desse fator, deve-se observar cuidadosamente que indivíduos que JÁ TENHAM níveis de colesterol elevado, seja por conta genética ou por conta de hábitos não saudáveis, podem apresentar-se diante de um problema frente ao consumo da gema do ovo ou de quaisquer outras fonte de colesterol. Portanto, isso deve ser cuidadosamente observado.

A gema de ovo é uma das fontes mais ricas em colina, uma substância derivada do aminoácido serina. A colina é uma importante substância associada ao bem-estar e a felicidade, entretanto, ainda apresenta níveis influentes no sistema nervoso central, em especial no cérebro, aumentando os níveis de concentração, raciocínio e em crianças tem apresentado-se eficaz na melhora ao aprendizado.

Ainda sobre as substâncias secundárias das gemas de ovo, elas são ricas em carotenoides, importantes no auxílio à visão, na redução de inflamações.

O enxofre, bastante conhecido por seu odor, presente em boa quantidade, mais especificamente na gema do ovo, contribui para melhor absorção de vitaminas do complexo B e também nas funções hepáticas diversas. Ele ainda pode melhorar a produção de colágeno, resultando em pele, cabelos e unhas melhores.

Para o praticante de musculação, a gema do ovo não possui apenas lipídios e colesterol, importantes nutrientes fontes energéticas, importantes matérias para sínteses hormonais, entre outros tantos: Ela ainda é fonte de importantes aminoácidos, dentre eles os BCAAs, fundamentais na síntese proteica e fundamentais para serem utilizados como energia durante as atividades físicas pelo músculo esquelético.



Assim como as claras, as gemas e consequentemente o ovo inteiro apresentam-se muito interessantes também na digestibilidade: Apesar de muitos indivíduos reclamarem de desconfortos gastrointestinais, gases ou outros fatores, isso normalmente não está associado unicamente ao consumo do ovo inteiro em si, mas ao consumo proteico e lipídico da dieta como um todo.

Portanto consumir o ovo inteiro em determinados pontos de sua dieta e de acordo com as suas necessidades é sim uma boa diretriz e um bom protocolo, seja para quem busca melhor qualidade em saúde ou melhores resultados na musculação. Não deixe de ingerir o ovo inteiro em sua dieta, ele pode ser seu aliado na conquista por objetivos melhores.

Valores nutricionais do ovo:
Ovo cru
Quantidade 1 ovo
Água (%) 75
Calorias 80
Proteína (g) 6
Gordura (g) 6
Ácido Graxo Saturado (g) 1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,7
Colesterol (mg) 274
Carboidrato (g) 1
Cálcio (mg) 28
Fósforo (mg) 90
Ferro (mg) 1
Potássio (mg) 65
Sódio (mg) 69
Vitamina A (UI) 260
Vitamina A (Retinol Equivalente) 78
Tiamina (mg) 0,04
Riboflavina (mg) 0,15
Niacina (mg) Traços

Ácido Ascórbico (mg) 0









                 Blog de Deusa / Globo.com




Nenhum comentário: