segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dicas de Deusa - Como branquear os dentes com casca de banana

Como branquear os dentes com casca de banana

Todos querem ter um sorriso bonito, digno de capa de revista, com dentes brancos e saudáveis. No entanto, a realidade costuma ser um pouco diferente, já que muitas pessoas têm que lidar com manchas e dentes amarelados no dia-a-dia.

Existem alguns hábitos e alimentos específicos considerados como os responsáveis do processo de amarelamento dos dentes, e evitá-los certamente é importante para manter um sorriso branco.

Além disso, existem algumas formas naturais de tratar esses problemas e branquear os dentes de uma maneira simples, barata e saudável, usando alimentos básicos e que podemos encontrar até em casa, como a casca de banana.

Por que os dentes ficam amarelados?
O esmalte dos dentes é naturalmente branco e grosso, mas com o tempo, conforme vai desgastando, pode se tornar translúcido e revelar a próxima camada dos dentes, chamada dentina.

A dentina é naturalmente mais amarelada do que o esmalte dos dentes, portanto quanto mais fina se tornar a camada de esmalte, mais amarelos parecerão os dentes.

Existem vários fatores que podem contribuir para o enfraquecimento desta camada e, consequentemente, para o aparecimento de manchas e o amarelamento dos dentes. Alguns alimentos e substâncias são considerados os principais responsáveis neste processo.

Bebidas de coloração escura como o café, chá preto, refrigerante e vinho tinto possuem substâncias cromógenas, que são produtoras de pigmentos e podem manchar os dentes.
Alimentos e bebidas ácidas podem piorar o processo, pois corroem o esmalte dos dentes, fazendo com que as substâncias cromógenas se adiram a eles com maior facilidade. O tanino, presente no vinho tinto, também tem este poder de corrosão.
Alimentos e bebidas que contém muito açúcar, como balas e refrigerantes, também interferem para manter os dentes brancos.
Substâncias presentes em alguns enxaguatórios bucais e diversos antibióticos podem descolorir os dentes e provocar manchas amareladas
Fumar e mascar tabaco são velhos conhecidos por causarem prejuízos para a saúde e para a coloração dos dentes. O cigarro pode causar câncer bucal, gengivite e halitose, além de manchas amareladas nos dentes, língua e mucosas, conseguindo até deixar manchas mais escuras na boca, conhecidas como melanose do fumante.
mulher-fumando

Fatores genéticos também devem ser levados em consideração. Algumas pessoas simplesmente nascem com uma camada de esmalte mais fina e fraca, fazendo com que a segunda camada, que é naturalmente amarelada, apareça mais facilmente.
A idade também é um fator relevante, já que com o passar dos anos o esmalte dos dentes vai se tornando mais fino e gasto.
Por último, a má higiene bucal faz com que a placa bacteriana se acumule nos dentes, contribuindo com o aspecto amarelado e com a aparição de manchas.
Como branquear os dentes com casca de banana?
Somos constantemente bombardeados por propagandas de produtos capazes de branquear os dentes. No entanto, algumas pessoas podem preferir uma abordagem mais natural, sem componentes químicos e artificiais, usando apenas um alimento barato e já presente na dieta normal da maioria das pessoas: a banana.

Parece difícil de acreditar, mas a casca da banana possui uma combinação ideal dos minerais: potássio, magnésio e manganês, que permite remover manchar e branquear os dentes sem nenhuma substância abrasiva ou prejudicial à saúde bucal.

Ela ainda contém cálcio e vitamina D, que ajudam a fortalecer os dentes e ajudá-los a absorver os outros minerais da melhor forma possível.
casca-banana


Siga o passo a passo deste método simples para testar o que ele pode fazer pelo seu sorriso:

Escolha uma banana madura, já que ela irá conter uma maior quantidade de minerais capazes de branquear os dentes.
Descasque a banana de baixo para cima, pois esta direção permite que mais fibras fiquem na casca.
Pegue um pedaço da casca e esfregue suavemente nos dentes até ficarem cobertos por uma camada de “pasta” de banana.
Deixe agir por cerca de 5 minutos, evitando que os lábios encostem nos dentes para permitir uma maior absorção de minerais.
Após este tempo, enxágue e escove os dentes normalmente para retirar a banana dos dentes.
Os resultados não são imediatos. O ideal é aplicar uma vez ao dia durante duas semanas para notar a diferença.
Pode ser difícil perceber se os dentes realmente clarearam, por isso tire uma foto do antes e depois para verificar a eficácia do método.
Existem outros métodos caseiros que podem ajudar no clareamento dos dentes. Escová-los com bicarbonato de sódio é uma opção simples que também costuma oferecer bons resultados. Outra alternativa é combinar bicarbonato de sódio com morangos, fazendo uma pasta que pode ser aplicada nos dentes por alguns minutos e promover o branqueamento.




                     Blog de Deusa / Tua saúde





Nenhum comentário: